Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de carac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2017 - UNICAMP - Vestibular |
Q880112 Biologia

Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras. 

Imagem associada para resolução da questão

Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com as informações passadas pelo enunciado, podemos observar que o padrão de herança é o seguinte:

Fêmeas AA ou Aa - concha dextrógira
Fêmeas aa - concha levógira

Quando efetuamos o cruzamento, temos:

óvulos (Aa) x espermatozoides (aa)

Aa dextrógiros: 1/2
Aa levógiros: 0
aa dextrógiro: 1/2
aa levógiro: 0

Alternativa correta: Letra C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: C

O enunciado diz que a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras. Ou seja, não importa o espermatozoide, é o óvulo que manda.

Não entendi nada

Pura Maldade:

Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.

Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,

Ou seja, o fenótipo levogiro é consequência da fertilização de óvulos aa e não de espermatozoides!

Olhe com atenção o enunciado da questão e aí você vai ver que lá está falando que a *geração parental aa dará origem à conchas levógiras*.

Logo aa + aa = aa (concha levógira)

.

.

.

Logo após, a questão fala que vai ter cruzamento de Aa com aa, logo a geração parental não é que citei anteriormente (aa+aa= aa (concha levógira)). Com isso, não pode haver de jeito algum essa CARACTERÍSTICA "Levógira".

Dado isso, todos os descendentes, por não terem a geração parental exclusivamente "aa" vai ter a concha dextrógira, mesmo tendo o seus alelos "aa".

*O IMPORTANTE AQUI NÃO É ALELO DO DESCENDENTE, MAS SIM DOS PAIS (COLOCADO NO FINAL PRIMEIRO TEXTO DA QUESTÃO)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo