Questões de Vestibular
Sobre sistema imunológico em biologia
Foram encontradas 91 questões
Considerando o texto precedente, julgue o item a seguir.
As vacinas convencionais são compostas por uma solução de anticorpos contra o vírus.
Considerando o texto precedente, julgue o item a seguir.
Os fragmentos da proteína S são reconhecidos como antígenos por células específicas do organismo humano, o que leva à produção de anticorpos antiproteína S.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A produção de novos medicamentos com o uso de IA que tivessem como base a estrutura quaternária das proteínas das bactérias resistentes seria inviável porque as bactérias são organismos simples, em constante mutação, e não têm uma estrutura quaternária fixa.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A reprodução sexuada de bactérias pode contribuir para a resistência a antimicrobianos, na medida em que a conjugação de material genético facilitaria a passagem de genes de resistência de uma bactéria a outra.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A IA não teria a capacidade de prever o melhor antibacteriano para um paciente que nunca tenha sido tratado antes ou a cujo prontuário médico pregresso ela não tenha acesso.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A utilização indiscriminada de antimicrobianos, inclusive em casos sem indicação (como no uso de antibacterianos no combate de doenças ocasionadas por vírus), exerce uma pressão seletiva sobre as comunidades de bactérias, fazendo com que as resistentes sobrevivam mais que as sensíveis.
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.
A resistência bacteriana a antibióticos sempre se deve à aquisição de genes de resistência de outras bactérias.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
Considerando os múltiplos aspectos relacionados ao texto precedente, julgue o item.
Os linfócitos são células do sistema imunitário que fagocitam substâncias estranhas ao organismo.
Essa função é denominada:
Com objetivo de obter uma nova vacina, quatro antígenos diferentes foram isolados de um mesmo vírus. Uma mesma quantidade dessas quatro amostras de antígenos foi inoculada, separadamente, em animais de laboratório. Dez dias após a inoculação dos antígenos, amostras de sangue dos animais foram retiradas e a concentração plasmática de antígenos e anticorpos específicos foi determinada.
A figura abaixo apresenta os resultados obtidos.
A amostra mais promissora para a produção de uma vacina é a número:
A doença Covid-19 é causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) e foi descrita em 2019. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacinação para proteção da população contra esse vírus. No Brasil, existem 4 tipos de vacinas, com suas eficácias comprovadas, autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para serem aplicadas na população. Essas vacinas são fabricadas utilizando 4 diferentes técnicas com vírus inativado, RNA mensageiro, adenovírus como vetor viral e proteína subunitária.
Dentre as técnicas citadas, aquela que apresenta na sua composição o ácido desoxirribonucleico é a vacina
A vacina estudada pela UFMG e outros centros de pesquisa, além de ser segura para a população, tem como objetivo
Nesse contexto, o sistema linfático, composto por vasos que passam por órgãos como baço, timo, amígdalas e linfonodos, exerce uma função importante, uma vez que a circulação linfática
Na busca de imunidade contra a Covid, anticorpos deixam de ser único foco e Ciência mira nas células T
"Um estudo do Instituto Karolinksa, na Suécia, mostra que pessoas que apresentam resultados negativos em testes de anticorpos contra o coronavírus podem, ainda assim, ter alguma imunidade ao vírus. E essa imunidade vem das células T.”
(Fonte: Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/ noticia/2020/07/06/na-busca-de-imunidade-contra-a-covid-anticor- pos-deixam-de-ser-foco-e-ciencia-mira-nas-celulas-t.ghtml)
As células citadas na reportagem pertencem a um grupo citológico denominado:
AMINOÁCIDOS E ESGOTAMENTO FÍSICO
Atletas ou praticantes de atividades físicas intensas que reforçam o treinamento diário com suplementação de aminoácidos conseguem diminuir em, pelo menos, 33% a fadiga e as chances de desenvolver infecções de trato respiratório superior em relação aos que não se submetem ao tratamento. A constatação faz parte de uma pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) elaborada pelo nutricionista e professor de Educação Física Reinaldo Abunasser Bassit. De acordo com o estudo, até mesmo as pessoas sedentárias são mais imunes a doenças como gripe, herpes e dores de garganta do que as que praticam esporte intenso com frequência prolongada. Isso ocorre porque, entre os atletas, o consumo de aminoácidos no próprio músculo contribui para uma diminuição da resistência imunológica.
Durante os momentos de maior esforço físico, o músculo oxida o composto BCAA (em inglês, Branched- -Chain Amino Acid) e esgota sua capacidade de produzir o aminoácido glutamina. Isso contribui diretamente para a diminuição da resistência.
Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Nutrologia, Fevereiro/2004.
Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos correlatos sobre proteínas, enzimas e anticorpos, pode-se inferir que
A ilustração abaixo mostra tipos de leucócitos.
(Fonte: LOPES, S. Bio. São Paulo: Saraiva, 1999.)
As células responsáveis pela defesa fagocitária e produção de anticorpos são,
respectivamente,
“Também conhecidos como glóbulos brancos, são as células responsáveis por defender o organismo contra infecções, doenças, alergias e resfriados, sendo parte da imunidade de cada indivíduo. São transportados no sangue para serem utilizados sempre que um vírus, uma bactéria, ou qualquer organismo estranho entra no corpo humano, eliminando-os e impedindo que provoquem problemas de saúde. O valor de referência no sangue situa-se entre 3.800 a 9.800/mm3.” Tal definição é aplicada aos:
I. Macrófagos são células fagocitárias que se movimentam entre os tecidos. II. Monócitos são células originadas da maturação de macrófagos. III. Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas do grupo das imunoglobulinas. IV. Linfócitos T citotóxicos reconhecem e matam células corporais alteradas.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/07/18/o-sarampo-voltou-tem-menos-de-50- -anos-e-melhor-se-vacinar.htm>. Acesso em: 17 ago. 2018. Adaptado.
Sobre a vacinação contra o sarampo, foram feitas as afirmações a seguir: I - A vacinação ajuda na diminuição da circulação do vírus entre a população. II - A vacinação ativa a produção de anticorpos de memória que protegerão o indivíduo em futuros contatos com o vírus. III - A vacinação está relacionada ao desenvolvimento de algumas síndromes, como o autismo.
Está correto o que se afirma em
Durante a primeira infância, período que vai até os 5 anos de idade, a criança está desenvolvendo seu sistema imunológico, e infecções virais são bastante comuns. Tratar essas infecções com antibióticos é um erro, porque esses medicamentos não são adequados para esses casos e podem ter efeitos colaterais nocivos.
Dentre esses efeitos, podemos destacar a