O problema de resistência a medicamentos antimicrobianos é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107707 Biologia
O problema de resistência a medicamentos antimicrobianos é algo que preocupa agências mundiais de saúde, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), e governos de vários países, tanto pela potencial ameaça à população quanto pelos gastos despendidos para a busca, o desenvolvimento e a produção de novos medicamentos. Nesse sentido, a IA poderia constituir importante ferramenta para a melhoria da saúde da população, podendo ser utilizada na predição de resposta de determinado paciente a um medicamento específico (evitando o uso indiscriminado e ineficaz de medicamentos) e na proposição de novas moléculas com capacidade antimicrobiana direcionada a microrganismos resistentes.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.

A utilização indiscriminada de antimicrobianos, inclusive em casos sem indicação (como no uso de antibacterianos no combate de doenças ocasionadas por vírus), exerce uma pressão seletiva sobre as comunidades de bactérias, fazendo com que as resistentes sobrevivam mais que as sensíveis.  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A utilização indiscriminada de antimicrobianos, especialmente em casos onde não há indicação (como o uso de antibióticos para tratar infecções virais), de fato exerce uma pressão seletiva sobre as populações bacterianas. Isso significa que, quando os antibióticos são usados de forma inadequada, as bactérias resistentes a esses medicamentos têm mais chance de sobreviver e se proliferar, enquanto as bactérias sensíveis são eliminadas. Isso contribui para o desenvolvimento da resistência bacteriana, tornando as infecções mais difíceis de tratar no futuro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo