Questões de Vestibular de Biologia - Sistema Reprodutor Humano
Foram encontradas 107 questões
A ooforectomia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover um ou ambos os ovários. Pode ser uma opção de tratamento do câncer ovariano, mas deve ser utilizada quando outros recursos terapêuticos não forem suficientes para tratar a doença.
O hormônio que deixará de ser produzido por uma mulher submetida a uma ooforectomia bilateral é:
(John E. Hall. Guyton and Hall textbook of medical physiology, 2006. Adaptado.)
Uma mulher grávida teve que retirar os dois ovários na vigésima oitava semana após a ovulação. A gestação da criança foi mantida naturalmente após o procedimento porque
A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:
I. O FSH, hormônio folículo estimulante, é adenoipofisário e estimula o crescimento folicular, um dos fenômenos que promovem a secreção de estrogênio e, mais tarde, dá condições para a ovulação.
II. O LH, hormônio luteinizante, transforma o folículo ovariano em corpo lúteo ou amarelo, além de promover diretamente a ovulação.
III. Altas taxas de estrogênio e de progesterona promovem o crescimento do endométrio, parede interna do útero, onde um embrião poderá se desenvolver.
IV. Manter altas as taxas de estrogênio e de progesterona desde a fase folicular são a base do funcionamento da pílula anticoncepcional.
V. Os hormônios FSH e LH estão presentes na pílula anticoncepcional.
Estão corretas
Os gráficos a seguir indicam as concentrações de testosterona e DHT no soro (painel A) e na próstata (painel B), comparando o tratamento com finasterida (100 mg/dia) e o tratamento com placebo (substância sem a propriedade da finasterida)
Considerando os resultados apresentados, assinale a alternativa correta sobre as possíveis alterações esperadas no tratamento com finasterida.
Observe o gráfico, relacionado ao ciclo menstrual humano, no qual estão indicados o período da menstruação, a variação da concentração de hormônios (curvas A, B, C e D) e uma das fases do referido ciclo (E).
Sabendo-se que o ciclo menstrual pode ser dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea, analise o gráfico abaixo.
Após a análise do gráfico, pode-se afirmar que
EXAMES APONTAM NÍVEIS DE TESTOSTERONA DE VITOR
BELFORT ACIMA DOS APRESENTADOS POR WEIDMAN
Valores, no entanto, estão dentro do
permitido pela Comissão Atlética de Nevada
Nessa quinta-feira, durante o Media Day do evento, uma notícia surpreendeu a todos os jornalistas presentes. Os níveis de testosterona de Vitor Belfort estão superiores aos do rival Chris Weidman. O normal seria o contrário. Belfort tem 38 anos, e seu rival tem 30.
Os exames pré-luta dos dois lutadores foram divulgados pelo “Combate.com” e mostram níveis mais altos de Vitor Belfort na taxa de testosterona. No entanto, o nível encontrado no corpo do brasileiro é permitido pela NSAC. Os testes não apresentaram substâncias proibidas no organismo dos atletas.
Na maioria dos exames solicitados pela comissão, o brasileiro aparece com níveis inferiores ao de Chris Weidman, sendo superado apenas em testosterona.
Disponível em: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/mma/ mma-noticias/2015/05/22/noticia_mma,310807/exames-apontam-niveis-de-testosterona-de-vitor-belfort-acima-dos-apresentados-por-weidman.shtml Acesso: 12 de setembro de 2015.
Sobre a substância citada no texto, pode-se inferir que
Com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, os médicos intensificam os alertas sobre a importância de se prevenirem em tempo as doenças que costumam se tornar freqüentes no período senil. Uma das mais comuns, é a perda de massa óssea. As mulheres são mais acometidas pela doença do que os homens, principalmente na menopausa.
(Revista Ecologia e desenvolvimento, ano11, nº 95, 2001. Adaptado).
O fator que está mais intimamente relacionado com a menopausa e que provoca a perda de massa óssea é
Diferentes métodos de controle de natalidade têm sido usados pela população. Um desses métodos está ilustrado nesta figura.
(Caderno vestibular UFMG.2001)
A utilização desse método provoca
Em relação à imagem destacada e com base nos conhecimentos a respeito do ciclo reprodutivo da mulher, é correto afirmar:
O pH vaginal varia de 3,8 a 4,5, e infecções podem ocorrer por causa da redução do nível de lactobacilos, e da consequente alteração do pH. Por isso, manter a higiene dessa região é muito importante. Entretanto, deve ser evitada a utilização do mesmo sabonete em barra por todos da mesma residência. Para evitar esse tipo de problema, foram desenvolvidos pela indústria cosmética os chamados sabonetes íntimos que, além de não alterar o pH vaginal, são usados de forma pontual.
No sabonete íntimo, que componente garante suas propriedades para a higiene pessoal?
Uma mulher com ciclo menstrual regular de 30 dias menstruou no dia 1 de janeiro. Ela está planejando engravidar.
Ela terá mais chances de conseguir engravidar no período de
Todas as trissomias autossômicas possíveis
podem ser encontradas entre os abortos precoces, mas apenas as trissomias 13, 18 e 21 sobrevivem, em geral, até o nascimento.
Nos EUA, uma mulher com dois úteros deu à luz dois bebês gêmeos gerados separadamente. Um caso como esse tem uma probabilidade de apenas um em cinco milhões de ocorrer. A mãe dos gêmeos apresenta útero didelfo, que afeta uma em cada duas mil mulheres em todo o mundo. O útero didelfo pode provocar, em muitos casos, infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro. Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com útero didelfo que ficaram grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo. Muitas mulheres com a condição passam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis.
Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes (adaptado). 20/9/2011; www.bbc.co.uk/ ....
Sobre tema é correto afirmar, exceto:
“Parabéns, você é um vencedor. Já nasceu com essa condição. Para ser o que é, ganhou a primeira e a mais importante competição de toda a sua existência, uma disputa mais concorrida do que qualquer vestibular. Você contrariou estatísticas, desafiou regras matemáticas de probabilidade e zombou da sorte. Derrotou outros 300 milhões de concorrentes. Todos sabem qual o caminho a tomar. Nadam freneticamente em direção ao útero, onde – durante apenas dois dias por mês – podem encontrar um óvulo à espera da união capaz de gerar um novo ser humano. Não é fácil. Somente um deles é bem-sucedido nessa corrida de obstáculos. Foi um espermatozoide específico, de seu pai, que levou a um óvulo de sua mãe as moléculas de DNA que, misturadas ao DNA dela, deram as instruções genéticas para fabricar você. Imagine se ele tivesse morrido na praia. Você não existiria.” Você, o espermatozoide vencedor. SUPER Interessante on-line, São Paulo, 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/voce-o-espermatozoidevencedor/. Acesso em 2 de ago. 2018.
De acordo com as informações apresentadas no texto e, com base em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmações:
I. O texto descrito acima se refere ao evento em que o espermatozoide se encontra com o ovócito secundário.
II. Em um processo normal de fecundação, dois espermatozoides não são capazes de fecundar o mesmo ovócito, uma vez que alterações promovidas na corona radiata impedem a passagem de mais de um espermatozoide.
III. Enzimas liberadas a partir do acrossomo, produzido pelo complexo de Golgi, facilitam a penetração do espermatozoide durante a fecundação.
IV. Para a formação do zigoto, o espermatozoide contribui com o núcleo e organelas, excetuando-se as mitocôndrias, as quais se desintegram durante o processo de fecundação.
V. A pílula do dia seguinte é capaz de impedir a fecundação e, consequentemente, a formação do zigoto.
É correto afirmar que