A finasterida é um inibidor competitivo e específico da 5-Dr...
Os gráficos a seguir indicam as concentrações de testosterona e DHT no soro (painel A) e na próstata (painel B), comparando o tratamento com finasterida (100 mg/dia) e o tratamento com placebo (substância sem a propriedade da finasterida)
Considerando os resultados apresentados, assinale a alternativa correta sobre as possíveis alterações esperadas no tratamento com finasterida.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Da química: inibidor, ou catalisador negativo, é aquele que possui ação inversa à do catalisador: desacelera reações químicas.
No contexto da questão, a finasterida atua como inibidor da enzima que catalisa a reação de conversão da testosterona ao androgênio. Logo, o tratamento com finasterida implica a redução de androgênio no corpo. Ora, como o referido hormônio age na função secretora da próstata (dado do enunciado), é razoável supor que a finasterida pode reduzir o volume do líquido seminal produzido pela próstata.
Lembrando: os espermatozoides não são produzidos pela próstata; o líquido seminal tem função de proteção e nutrição dos gametas.
Gabarito : (A)
Nível de dificuldade : Fácil
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo