Questões de Vestibular Sobre globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho em sociologia

Foram encontradas 31 questões

Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 2º Dia |
Q2081796 Sociologia
Analise o ciclo do trabalho escravo contemporâneo.
26_.png (670×324) 
http://trabalhoescravocontemporaneo.blogspot.com/2017/09/trabalho-escravo-contemporaneo.html
Avalie as assertivas abaixo.
I) A escravidão chamada de contemporânea é, apenas, uma forma de burlar a legislação trabalhista, não causando danos nem para o empregador nem para o empregado. II) A manutenção do trabalho forçado e das jornadas exaustivas é necessária para o cumprimento das metas de produção estabelecidas pelos compradores dos produtos. III) Os trabalhadores em situação análoga à escravidão são vítimas do desemprego e da falta de condições de vida em seus municípios, o que os faz aceitar ofertas de trabalho em outras regiões. IV) o trabalho escravo contemporâneo tem maior incidência no setor primário, em região de expansão agrícola, sobretudo nas atividades da pecuária, da produção de carvão e do cultivo de cana-de-açúcar.
As assertivas corretas sobre trabalho análogo à escravidão, retratado na imagem, são, apenas,
Alternativas
Q2064889 Sociologia
Segundo Ricardo Antunes, o empreendedorismo é um mito que cresce pelo desemprego, o enfraquecimento das políticas sociais e pela inserção das tecnologias digitais, que têm contribuído para novas formas de trabalho autônomo e precarizado. O discurso do empreendedorismo, hoje, ocorre em uma sociedade como a brasileira, em que as taxas de desemprego são elevadas, e a recente reforma trabalhista fez com que o Estado e as empresas flexibilizassem direitos dos trabalhadores. Antunes aponta, ainda, que esse discurso incentiva a informalização e transfere a responsabilidade do Estado para o cidadão pela sua situação de desempregado.
Partindo do exposto, é correto afirmar que
Alternativas
Q2064875 Sociologia
A globalização e o advento dos novos meios de comunicação e informação nas últimas décadas remodelaram as relações sociais das sociedades contemporâneas por todo o planeta e causaram diversas consequências. Uma das consequências é o afastamento ou o isolamento das pessoas que vivem e convivem nos mesmos territórios e a aproximação entre pessoas que vivem em territórios ou lugares distantes e diferentes. Há certamente, assim, um processo de desterritorialização de culturas pelo mundo interconectado atualmente. Isso significa dizer que muitas pessoas nas sociedades de hoje, graças a esses novos tempos globais e de conexões em rede, podem se sentir mais distanciadas de vizinhos ou da comunidade em que nasceram e vivem suas vidas e, muitas vezes, mais irmanados e próximos com pessoas que nunca sequer conheceram fisicamente ou presencialmente.
Partindo do exposto, avalie as seguintes proposições: 
I. As relações sociais em rede podem fazer com que as pessoas percam referências socioculturais dos territórios em que vivem e, assim, provocarem um processo de desterritorialização cultural dos lugares. II. O mundo globalizado e a Internet têm promovido esse fenômeno de as pessoas estranharem os espaços das culturas locais e de se aproximarem e, mesmo, se sentirem íntimas de culturas estranhas e distantes. III. As novas relações sociais nascidas com esse mundo interconectado em redes não se assentam em condições físicas e geográficas, mas fomentam mais ainda a aproximação sociocultural nos territórios locais. IV. Comunhão comunitária, coletivismo, união, solidariedade são as principais características, como se pode deduzir, produzidas por tempos de globalização e de avanço das novas tecnologias de comunicação.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q1860459 Sociologia

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de desempregados no ano de 2015 era de 8,5 milhões. Em 2017 foi sancionada a lei 13.467, lei da Reforma Trabalhista, no governo Michel Temer (2016-2018) e defendida, à época, pelo então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, como uma das medidas para estimular e promover empregos e dar segurança jurídica aos empregadores. No entanto, no ano de 2020, o desemprego atingiu a marca de 13,4 milhões de pessoas no país (PNAD Contínua). Na prática, a Reforma Trabalhista modificou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no Brasil e trouxe uma série de mudanças para os direitos dos trabalhadores e para as obrigações das empresas. Dentre as modificações estão a não obrigatoriedade do imposto sindical para os trabalhadores, contratos de trabalho intermitentes e regulação do contrato de trabalhadores autônomos sem a necessidade de vínculo empregatício e, com isto, sem quaisquer contribuições obrigatórias e deveres legais por parte das empresas contratantes.


Considerando os impactos dessa Reforma Trabalhista, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853959 Sociologia

A globalização é um fenômeno impulsionado e intensificado pela expansão da economia capitalista pelo mundo nas últimas décadas do século XX. Este fenômeno teve e tem muitas consequências, como a abertura das fronteiras nacionais para a economia mundial, e coloca em pauta o papel da rede de proteção social dos Estados para as suas populações. O Fundo Monetário Internacional (FMI), nos anos 1990, por exemplo, recomendou, como medidas para que um país fosse atrativo para a economia mundial, que fossem adotadas políticas de austeridade fiscal no balanço das contas públicas e isto fez com que ocorressem muitas privatizações de setores econômicos estratégicos, como os de fornecimento de água e esgoto, energia elétrica e telecomunicações. Mas, sabe-se que existem outras consequências promovidas pelo fenômeno da globalização econômica.


Considerando outras consequências da globalização econômica, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Q1802473 Sociologia

Partido Comunista, 1848, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels:


“[...] A necessidade de mercados sempre crescentes para seus produtos impele a burguesia a conquistar todo o globo terrestre. A burguesia precisa estabelecer-se, explorar e criar vínculos em todos os lugares.”;


“Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [...]. Ao invés das necessidades antigas, satisfeitas por produtos do próprio país, temos novas demandas supridas por produtos dos países mais distantes, de climas mais diversos. No lugar da tradicional autossuficiência e do isolamento das nações surge uma circulação universal, uma interdependência geral entre os países. E isso tanto na produção material quanto na intelectual.”;


“[...] Sob a ameaça da ruína, a burguesia obriga todas as nações a adotarem o modo capitalista de produção; força-os a introduzir a assim chamada civilização, quer dizer, a se tornar burgueses. Em suma, ela cria um mundo a sua imagem e semelhança”.


MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista, 1848.


Ao tratar da expansão da classe burguesa pelo mundo, Marx e Engels, em 1848, lançaram luz sobre um fenômeno que apenas iria ser bastante estudado e debatido pelo mundo a partir do fim do século XX – quase 150 anos depois. Partindo dos trechos acima, é correto afirmar que Marx e Engels já haviam analisado o recente debate teórico a respeito da(s)

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 3º Fase - 2º Dia |
Q1679944 Sociologia
Leia o texto a seguir:
Analisar uma sociedade a partir de um modelo de estratificação social permite averiguar “fotograficamente” como os recursos sociais disputados estão distribuídos. Esse modo de captar uma dada realidade favorece o conhecimento das desigualdades estruturadas num determinado momento histórico. Complementarmente, os estudos sobre mobilidade social favorecem uma análise “cinematográfica” da distribuição e apropriação dos recursos sociais, ou seja, favorecem a análise dos deslocamentos de indivíduos e grupos sociais ao longo do tempo.
GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização Social e Movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 26.

No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no/a
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Dia |
Q1403714 Sociologia

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.


( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia |
Q1400225 Sociologia
O desemprego provocado pelo surgimento de novos processos produtivos e tecnologias é denominado
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase |
Q1399682 Sociologia

Leiao seguinte excerto: “A globalização econômica e o advento da chamada 3ª Revolução Industrial proporcionaram aumentos expressivos da produtividade mecanizada, com consequentes transformações na forma e na disponibilidade de postos de trabalho em todo o mundo”.



Fonte: OLIVEIRA, L. J. de. MASSARO, M. L. SCIENTIA IURIS, Londrina, v.18, n.2, p.189-209, dez.2014 | DOI: 10.5433/2178-8189.2014v18n2p189.



Tendo como referência as transformações atuais do mundo do trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase |
Q1399677 Sociologia

Leia atentamente o excerto a seguir:


“São diversas, diferentes e insistentes as pressões externas e internas destinadas a provocar a reestruturação do Estado. Trata-se de promover a desestatização e desregulação da economia nacional; simultaneamente, promover a privatização de empresas produtivas estatais e dos sistemas de saúde, educação e previdência. Além disso, abrem-se os mercados, facilitando-se as negociações em associações de corporações transnacionais com empresas nacionais. Muitas conquistas sociais já foram ou estão sendo redefinidas, reduzidas ou mesmo eliminadas, sempre a partir de palavras de ordem como ‘mercado’, ‘produtividade’, ‘competitividade’; com graves prejuízos para os que  são obrigados a vender a sua força de trabalho para viver ou sobreviver”.

Fonte: IANNI, O. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/ article/download/753/618 p.110



De acordo com a análise de Otávio Ianni acerca da globalização e seus efeitos sobre os Estados nacionais, é correto afirmar que

Alternativas
Q1351223 Sociologia
“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto
As transformações no mundo do trabalho, nesses últimos vinte anos, exigiram maior qualificação e formação profissional para os operários.
Alternativas
Q1351222 Sociologia
“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto
A introdução de esteiras rolantes no processo de produção facilitou a comunicação entre os trabalhadores. Eles passaram, então, a participar dos processos produtivos.
Alternativas
Q1351220 Sociologia
“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto
De acordo com o texto, as transformações recentes no mundo do trabalho passaram a exigir um indivíduo que elabore e execute projetos.
Alternativas
Q1351219 Sociologia
“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto
A partir do momento em que o operário passou a executar seus serviços seguindo as ordens de alguém, ele perdeu a capacidade de planejar suas ações.
Alternativas
Q1346607 Sociologia
No mundo globalizado em que vivemos, temos a constante sensação de invasão de informações e situações originadas dos mais diversos lugares, o que nos dá a ideia da existência de um hibridismo cultural, ou seja, uma ampla mistura de culturas ou de elementos culturais fragmentados que constroem uma “identidade global”. Neste sentido, podemos afirmar que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2019 - UFU-MG - Vestibular - 1º Dia |
Q1300164 Sociologia

<http://www.rogeriorocha.ecn.br/search?q=ao+mesmo+tempo%2C+as+oportunidades+para+profissionais+t%C3%A9cnicos+e+>.Acesso em 09.mar.2019.


        Segundo alguns teóricos, há múltiplas possibilidades de orientação para a vida em que o uso de tecnologias age sobre as ações dos indivíduos. Para Sales (2014), a juventude, particularmente, “estabelece um vínculo com a tecnologia da ordem da impregnação e da composição. Símbolos compartilhados no ciberespaço geram significados e referenciam atitudes e posturas das pessoas tanto quanto sinais e gestos do encontro físico.”

SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez, CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 234.
Com base na charge e na teorização apresentadas, é correto afirmar que os jovens do século XXI
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular -Filosofia e Sociologia |
Q1282331 Sociologia
As novas técnicas de controle organizacional sobre os trabalhadores – chamados atualmente de “colaboradores” – são, na fase contemporânea das empresas capitalistas, menos diretas e mais sutis (ALVES e OLIVEIRA, 2011). Tais técnicas possibilitam uma sensação de maior liberdade e autonomia aos trabalhadores dentro e, mesmo, fora do ambiente laboral, mas não deixam de ser formas de manutenção do controle das empresas sobre sua mão de obra.
ALVES, D. e OLIVEIRA, S. R. de. “Controle organizacional no processo capitalista de produção” In: PICCININI, Valmíria Carolina et ali (org.). Sociologia e Administração – Relações sociais nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Considerando essas sutis formas contemporâneas de controle organizacional, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular -Filosofia e Sociologia |
Q1282329 Sociologia

Atente para o seguinte trecho extraído de uma reportagem do Jornal Estadão: 


“Bikeboys rodam 12 horas por dia e 7 dias por semana para ganhar R$ 936 


Renato Jakitas e Tiago Queiroz 


São Paulo - 15/09/201908h28 

“[...] Existem cerca de 30 mil entregadores ciclistas cadastrados nos aplicativos de entrega de comida na capital paulista. O número dá a dimensão de uma atividade que, há um ano, passava desapercebida em São Paulo. Hoje, os ciclistas com caixa nas costas tomam as paisagens dos centros comerciais nas horas de pico da fome – das 12h às 15h e das 19h às 22h –, além de serem presença constante em calçadas próximas a shopping centers, restaurantes ou supermercados nos fins de semana.

Um perfil desse trabalhador foi traçado em junho pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), coordenado pelo instituto Multiplicidade e apoiado pelo Laboratório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após entrevistas com 270 ciclistas em São Paulo, o levantamento concluiu que 75% desses profissionais têm idade entre 18 e 27 anos e, como Samuel Marques, pedalam cerca de 12 horas por um salário médio mensal de R$ 936. Realizam diariamente dez entregas, a R$ 5 cada. Seis em cada dez ciclistas trabalham todos os dias da semana, sem folgas”.


Trecho de matéria disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadaoconteudo/2019/09/15/bikeboys-rodam-12-horas.htm Acesso em: 10/11/2019.


Partindo de uma perspectiva sociológica crítica sobre essas novas condições de exploração do trabalho de prestação de serviços na era digital, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular -Filosofia e Sociologia |
Q1282320 Sociologia
Atente para o seguinte excerto a respeito das crises econômicas globalizadas dos últimos anos: “Nessa segunda década do século XXI, [...], praticamente não se fala em globalização. Apesar da constatação de que, de fato, vivemos em um mundo globalizado, principalmente em função da rede mundial de comunicações comandada pela Internet, esse termo não aparece com frequência nos noticiários. Pelo contrário, desde 2008 a economia mundial entrou em mais uma crise, de grandes proporções – e, desde então, somente se fala sobre isso, ou seja, sobre a crise e seus efeitos, como por exemplo, a queda na produção industrial e o aumento do desemprego, principalmente nos países mais pobres. De acordo com dados apurados pela instituição financeira Credit Suisse, em seu Informe sobre a Riqueza Global, 1% da população mundial (ou seja, os habitantes que têm bens patrimoniais avaliados em cerca de 760,000 dólares), possuem tanto dinheiro quanto os demais 99% do planeta. Essa diferença enorme só faz aumentar desde 2008, a ponto de a Credit Suisse concluir que, se a crise for interrompida, os ricos sairão dela mais ricos, ‘tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres’”.
OLIVEIRA, L. F. de e COSTA, R. C. R. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4ª ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. Adaptado.
Partindo desse entendimento de Oliveira e Costa, no que diz respeito às crises econômicas globalizadas dos últimos anos, é correto dizer que
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: A
6: A
7: D
8: B
9: B
10: A
11: B
12: C
13: E
14: C
15: C
16: D
17: A
18: C
19: C
20: B