Questões de Vestibular de Sociologia - Sociologia Jurídica

Foram encontradas 3 questões

Q2064874 Sociologia
Partindo da perspectiva teórica de Hannah Arendt, a autoridade exige obediência e, assim, pode ser confundida com alguma forma de poder autoritário. Contudo, para essa autora, a autoridade exclui a utilização de violências e meios externos de coerção sobre aqueles que estão submetidos a ela. A autoridade, apesar de demandar obediência às suas diretivas, só consegue ter êxito quando é reconhecida como autoridade legítima. Nesse sentido, o poder da autoridade se torna legítimo. Também, nessa mesma concepção, a autoridade não opera pela persuasão, mas mediante um processo de argumentação, de diálogo, pois, onde se utilizam argumentos, não há espaço para coerção ou violência. Assim, para Arendt, a autoridade tanto se contrapõe à coerção pelo uso da violência como se opõe à persuasão através da argumentação.
Considerando o conceito de autoridade expresso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Direito |
Q1269378 Sociologia
Entre as teses da sociologia jurídica, está a de que o direito positivo surge na modernidade, como resultado de aprendizagem de um processo social, podendo ser tomado como meio adequado para estabilização de expectativas de comportamento dos indivíduos, caracterizando-se, nesse sentido, como processo de legitimação do direito.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST
Q1268013 Sociologia
No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo”.
E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.
A “ordem social” e as “ideias e credos” a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como  
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E