Questões de Vestibular
Sobre embalagem em design gráfico
Foram encontradas 3 questões
A principal característica das embalagensinteligentes é a presença de tecnologias capazes de comunicar as reais condições de um produto ou do ambiente em que ele se encontra. Muitas embalagens inteligentes utilizam sensores simples – como monitores químicos e de pH – que interagem com a atmosfera interna ou externa ao produto e detectam a presença de gases, umidade e outros marcadores de qualidade. Um bom exemplo disso vem da marca australiana de protetor solar Blue Lizard: o frasco que é originalmente branco, fica azul quando exposto aos raios UV, funcionando como um lembrete visual de quando o produto deve ser usado, conforme imagem a seguir.
Texto 2
Síntese visual dos métodos recorrentes nas metodologias de design industrial, gráfico e de informação.
Considerando as informações apresentadas nos textos e nas imagens, avalie as afirmações a seguir.
I. A marca australiana de protetor solar utilizou tecnologias associadas à produção digital no rótulo de sua embalagem inteligente, já que ele muda de cor quando a embalagem é exposta aos raios UV, solução decorrente das etapas metodológicas do design industrial.
II. A embalagem inteligente da marca australiana de protetor solar apresenta uma série de características e requisitos, de modo que foi necessário utilizar, no projeto, diversas etapas metodológicas do infográfico, como as do design industrial para a estrutura tridimensional e do design gráfico para o rótulo.
III. A solução para a embalagem inteligente proposta pela marca australiana de protetor solar foi decorrente das metodologias do design de informação, visto que a necessidade de uso do produto pela presença de raios UV precisa ser facilmente compreendida pelo usuário com a mudança de cor da embalagem.
É correto o que se afirma em
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.
Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha. Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.
Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.
É correto o que se afirma em
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.
É correto o que se afirma em