Questões de Vestibular
Sobre linguagem, suporte e tecnologia em design gráfico
Foram encontradas 16 questões
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2006 (adaptado).
A seguir está representada a estrutura da arquitetura de informação a partir das ideias de Louis Rosenfeld e Peter Morville.
Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na composição da AI, o contexto identifica o modelo do projeto, suas estratégias e, principalmente, seu objetivo.
II. Na composição da AI, o conteúdo é responsável pela estrutura organizacional e conduz o comportamento do usuário.
III. Na composição da AI, as necessidades e experiências dos usuários envolvem toda a sua estrutura de atuação.
É correto o que se afirma em
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.
III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.
É correto o que se afirma em
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando a correta utilização de códigos em protótipos de alta fidelidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A codificação das cores na linguagem HTML apresenta combinação de até cinco dígitos, começando pelo símbolo “#”.
II. O sistema de numeração utiliza-se de números de 0 a 9.
III. A codificação das cores na linguagem HTML utiliza-se apenas das letras A, B, C, D, E e F.
IV. Os protótipos são formados por três pares de caracteres, que representam as intensidades relativas ao ciano, ao magenta e ao amarelo.
É correto apenas o que se afirma em
Uma imagem digital salva no espaço de cores RGB (red, green e blue) e manipulada em programa de edição de imagens pode conter 256 tons (ou mais) para cada canal de cor, que, se multiplicados, geram, aproximadamente, 16,7 milhões de tonalidades na tela do computador.
Considerando as informações apresentadas e que essa imagem colorida será impressa no sistema offset de impressão, avalie as afirmações a seguir.
I. As cores em quadricromia são impressas por meio de uma grade de pontos de diversos diâmetros chamada retícula convencional, criando o padrão roseta.
II. Se o objetivo é impressão, o espaço de cores RGB deve ser modificado para CMYK, o qual possui quatro canais de cores, sendo possível converter novamente a imagem para RGB sem perda de informação.
III. A ampliação da gama de cores em uma impressão em policromia é possível quando se opta por um sistema de impressão com seis ou sete cores.
É correto o que se afirma em
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo e aos pontos de atenção por parte do designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha da tipografia no desenvolvimento do aplicativo deve considerar aspectos relativos à legibilidade em mídias digitais. II. As figuras da lupa e do carrinho de compras são exemplos de modelos convencionados de ícones para interfaces digitais. III. As soluções gráficas desenvolvidas devem estabelecer relações com a identidade visual da empresa.
É correto o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A campanha da marca Honda é um exemplo de crossmídia, pois se utiliza de diferentes mídias, como um anúncio impresso em revistas especializadas e um vídeo no YouTube, que também foi transmitido em canais abertos de TV.
PORQUE
II. Os conteúdos gráfico, discursivo e da mensagem publicitária da marca Honda são os mesmos, no entanto, as linguagens adotadas são diferentes, pois respeitam as características próprias de cada mídia. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O design inspirado no popular reflete tudo aquilo que é produto das classes populares, bem como expressões da cultura amplamente difundidas pelo povo e para o povo.
O termo vernacular é empregado para definir aqueles artefatos autênticos da cultura de determinado local. Corresponde às soluções ligadas aos costumes locais, produzidos nas “margens”, fora do discurso oficial.
Por fim, o regional configura, especificamente, uma tradição vinculada a um território que possui forte identidade cultural. O regional pode, muitas vezes, se confundir com o vernacular, pois ambos estão ligados a uma localidade específica. Porém, o regional engloba hábitos incorporados em determinada região, mas nem sempre produzidos fora do discurso oficial.
FINIZOLA, F. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blücher, 2010 (adaptado).
A seguir são apresentadas figuras com projetos de design gráfico.
Considerando as informações apresentadas, analise as famílias tipográficas (fontes) apresentadas nas figuras e avalie as afirmações a seguir.
I. A fonte “Pixo Reto” (figura 1) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design regional, entretanto, a família tipográfica não apresenta características vernaculares em seu design.
II. A fonte “Brasilêro” (figura 2) apresenta características de um design inspirado em expressões vernaculares, que também apresenta características associadas ao design popular, além disso, a família tipográfica é caracterizada por referências regionais.
III. A fonte “Ghentileza Original” (figura 3) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design vernacular, entretanto, a família tipográfica não apresenta características de design regional.
É correto o que se afirma em
Nesse contexto, ao realizar um projeto gráfico editorial híbrido, isto é, que funcione tanto em mídia impressa como em mídias digitais, o designer deve priorizar
A principal característica das embalagensinteligentes é a presença de tecnologias capazes de comunicar as reais condições de um produto ou do ambiente em que ele se encontra. Muitas embalagens inteligentes utilizam sensores simples – como monitores químicos e de pH – que interagem com a atmosfera interna ou externa ao produto e detectam a presença de gases, umidade e outros marcadores de qualidade. Um bom exemplo disso vem da marca australiana de protetor solar Blue Lizard: o frasco que é originalmente branco, fica azul quando exposto aos raios UV, funcionando como um lembrete visual de quando o produto deve ser usado, conforme imagem a seguir.
Texto 2
Síntese visual dos métodos recorrentes nas metodologias de design industrial, gráfico e de informação.
Considerando as informações apresentadas nos textos e nas imagens, avalie as afirmações a seguir.
I. A marca australiana de protetor solar utilizou tecnologias associadas à produção digital no rótulo de sua embalagem inteligente, já que ele muda de cor quando a embalagem é exposta aos raios UV, solução decorrente das etapas metodológicas do design industrial.
II. A embalagem inteligente da marca australiana de protetor solar apresenta uma série de características e requisitos, de modo que foi necessário utilizar, no projeto, diversas etapas metodológicas do infográfico, como as do design industrial para a estrutura tridimensional e do design gráfico para o rótulo.
III. A solução para a embalagem inteligente proposta pela marca australiana de protetor solar foi decorrente das metodologias do design de informação, visto que a necessidade de uso do produto pela presença de raios UV precisa ser facilmente compreendida pelo usuário com a mudança de cor da embalagem.
É correto o que se afirma em
As famílias tipográficas “Times” e “Helvética”, por exemplo, apresentam-se formalmente distintas entre si, mas podem ser empregadas em diversas áreas projetuais do design gráfico: sistemas de identidade visual, embalagens, produtos editoriais impressos, sinalização gráfico-ambiental, interfaces digitais, entre outras.
No contexto das famílias tipográficas, avalie as afirmações a seguir.
I. As fontes sem serifa são mais adequadas para a configuração de grandes massas de texto, por facilitar o fluxo de leitura de textos longos impressos.
II. As fontes manuscritas foram desenvolvidas com o objetivo de provocar certa particularização, visto que são embasadas na escrita e na caligrafia do cotidiano.
III. O designer deve observar, nas tipografias institucionais, se as famílias tipográficas escolhidas possuem variações adequadas às diversas aplicações possíveis em um sistema de identidade visual.
É correto o que se afirma em
A área de branding, por meio da qual as empresas alcançam o mais alto nível de interação com os consumidores, surgiu como a parte mais influente da estratégia de marketing sustentável. Os consumidores fiéis são a força motriz das marcas e podem ser vistos como um dos seus maiores ativos, pois estão dispostos a adotar e defender a filosofia das marcas favoritas, podendo ser impulsionados para tornarem-se um grupo de consumidores ambientalmente conscientes e atrair outros consumidores com os mesmos interesses. Na essência dessa ideia, está a busca por um crescimento sustentável da marca (inclusive economicamente), isto é, o aumento do seu valor, fomentado por clientes leais que incentivam outros clientes a se tornarem usuários e, eventualmente, também leais a ela.
GRUBOR, A.; MILOVANOV, O. Brand Strategies in the Era of Sustainability. Interdisciplinary Description of Complex Systems, n.15, v.1, p. 78-88, 2017 (adaptado).
TEXTO 2
Para a Natura, a maior empresa de cosméticos do Brasil, ter os princípios que a norteiam representados em seu branding é tão importante quanto basear sua proposta de valor na sustentabilidade. Assim, a empresa mudou sua identidade visual no começo dos anos 2000, depois de realizar uma pesquisa com clientes e consultoras para saber o conceito que tinham da empresa. Os resultados apontaram que a marca, além de não refletir uma companhia inovadora, passava a imagem de uma instituição tradicional e estagnada.
Com os resultados iniciais em mãos, a diretoria da empresa decidiu fazer um reposicionamento da marca, com um redesign que transmitisse modernidade, leveza, criatividade e simplicidade. Assim, a flor apoiada no “T” da palavra Natura da identidade antiga cedeu lugar para uma folha de cores quentes, que parecia flutuar sobre o nome da empresa na nova logo, transmitindo uma sensação de movimento, bem-estar e harmonia, como pode ser visto na comparação das duas marcas a seguir.
O reposicionamento e redesign da marca foi acertado, visto que, em 2018, a Natura foi escolhida pelo 14º ano consecutivo para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa de valores de São Paulo.
Disponível em: https://casestudies.insightnet.com.br/natura-reposicionamento-da-marca-para-reforcar-valores-e-atributos/. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O exemplo da reformulação da assinatura visual da Natura, aliada ao branding, demonstra a aplicação da estratégia chamada de greenwashing (“lavagem verde” ou “maquiagem verde”, em tradução livre) que, resumidamente, pode ser definida como a promoção de uma imagem ecológica positiva sem que as atitudes ecologicamente corretas da marca ou empresa sejam reais.
PORQUE
II. Adoção de uma visão de design gráfico voltada para a sustentabilidade exige pensar estratégias de comunicação para, principalmente, transmitir mensagens que possam causar impactos positivos nas empresas e seus clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.
Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha. Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.
Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.
É correto o que se afirma em
Disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/o-impacto-dos-memes-no-direito-de-imagem/. Acesso em: 06 jul. 2022 (adaptado).
Para divulgar os seus serviços como designer em suas redes sociais, um profissional criou uma campanha de marketing composta por uma série de memes com fotos de pessoas famosas, inclusive o meme da “Nazaré Confusa”, feito com uma série de fotografias da atriz brasileira Renata Sorrah. Seu objetivo é demonstrar suas habilidades e sua criatividade como designer, elaborando um conteúdo humorístico leve, com muita qualidade gráfica, usando a maior parte das características dos memes que normalmente “viralizam” nas redes sociais, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecê-lo e se interessar em compartilhar o seu trabalho, gerando divulgação espontânea e novos contratos de trabalho.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre direito de uso de imagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser uma imagem de pessoa pública, poderá ser feito o uso do meme “Nazaré confusa” sem causar dano ao direito de uso de imagem da atriz brasileira Renata Sorrah, já que é possível a relativização da proteção ao direito de imagem quando ela é informativa, como é o caso da campanha de marketing proposta na questão.
PORQUE
II. O direito à liberdade de expressão, expresso na Constituição Federal, dispõe que são livres a manifestação do pensamento e a expressão da atividade de comunicação, portanto, usar imagens de pessoas públicas, já amplamente divulgadas em redes sociais, nos memes da sua campanha de marketing não ocasiona problema no que dizrespeito àsleis que regem o direito de uso de imagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.
É correto o que se afirma em