Questões de Vestibular Sobre web design em design gráfico

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172092 Design Gráfico
As tecnologias de informação e comunicação têm alterado substancialmente o modo como a informação é organizada e acessada, assim como a quantidade de informação disponível. Nesse contexto, surge a Arquitetura de Informação (AI) como importante metadisciplina, preocupada com o projeto, a implementação e a manutenção de espaços informacionais digitais para acesso, navegação e uso.
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2006 (adaptado).


A seguir está representada a estrutura da arquitetura de informação a partir das ideias de Louis Rosenfeld e Peter Morville.

Imagem associada para resolução da questão





Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na composição da AI, o contexto identifica o modelo do projeto, suas estratégias e, principalmente, seu objetivo.
II. Na composição da AI, o conteúdo é responsável pela estrutura organizacional e conduz o comportamento do usuário.
III. Na composição da AI, as necessidades e experiências dos usuários envolvem toda a sua estrutura de atuação.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172089 Design Gráfico
Em programas de construção de páginas web, as cores são representadas visualmente pelo código hexadecimal e são necessários conhecimentos de sintaxe e valores comuns a qualquer nível de CSS. Uma cor é também uma palavra-chave ou uma especificação RGB numérica na área do design digital.
Imagem associada para resolução da questão


Considerando a correta utilização de códigos em protótipos de alta fidelidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A codificação das cores na linguagem HTML apresenta combinação de até cinco dígitos, começando pelo símbolo “#”.
II. O sistema de numeração utiliza-se de números de 0 a 9.
III. A codificação das cores na linguagem HTML utiliza-se apenas das letras A, B, C, D, E e F.
IV. Os protótipos são formados por três pares de caracteres, que representam as intensidades relativas ao ciano, ao magenta e ao amarelo.


É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172082 Design Gráfico
Com a popularização dos dispositivos móveis — computadores portáteis, telefones celulares inteligentes (smartphones), leitores tipo tablets, entre outros —, os projetos gráficos editoriais estão “migrando” cada vez mais da página impressa para o ambiente digital, ora simulando as características tradicionais do objeto físico, como a ação de virar páginas, ora propondo novas funcionalidades já plenamente adaptadas às novas mídias digitais, como conteúdos dinâmicos e customizáveis de forma quase individualizada.
Nesse contexto, ao realizar um projeto gráfico editorial híbrido, isto é, que funcione tanto em mídia impressa como em mídias digitais, o designer deve priorizar
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172068 Design Gráfico
Em 2001, os Estados Unidos jogaram explosivos de fragmentação em território afegão, na guerra contra o Talibã. Uma a cada dez unidades não explodiu, tornando-se uma ameaça às pessoas que viviam na região. Ao mesmo tempo, eles também jogaram alimento, ração humanitária diária (HDR), com embalagens da mesma cor e com a mesma tipografia usada nas bombas. Percebendo o equívoco, em novembro do mesmo ano, o governo estadunidense mudou a cor das refeições para rosa. Para explicar a diferença, foram utilizados panfletos, mas, antes disso, mais de um milhão de HDR já haviam sido jogadas.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C