Questões de Vestibular de Economia - Macroeconomia

Foram encontradas 34 questões

Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Administração Pública |
Q2513198 Economia
Nos manuais de economia, argumenta-se que a inflação provoca uma redução do poder aquisitivo dos segmentos da população que dependem de rendimentos fixos, com prazo legal de reajuste, mas é correto afirmar que a inflação também é um problema:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Administração Pública |
Q2513197 Economia
Em um país, o “índice de desemprego está intimamente ligado à situação da economia” (O’SULLIVAN, 2004, p. 281), assim é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182634 Economia
A curva de Phillips, em sua forma moderna, enuncia que a taxa de inflação depende de três forças: inflação esperada; desvio do desemprego em relação à taxa natural, também chamada de desemprego cíclico; e choques de oferta. Essas três forças estão expressas na equação π = πe – β (uun ) + v, em que π é a inflação, πe a inflação esperada, (uun) corresponde ao desemprego cíclico, β mede a relação entre inflação e desemprego, e v mede o choque de oferta.
MANKIW, N. G. Macroeconomia. São Paulo: Editora Atlas, 2021 (adaptado).
Quanto à curva de Phillips, avalie as afirmações a seguir.
I. A relação entre inflação e desemprego é negativa e expressa pelo valor de β.
II. A curva de Phillips é usada para as seguintes finalidades: descrever o lado da demanda da economia em modelos macroeconômicos; medir o impacto do desvio do produto em relação ao seu nível potencial na taxa de inflação; medir a inércia inflacionária; e realizar previsões.
III. Os modelos de curva de Phillips têm como objetivo medir a expectativa de inflação, a partir das variáveis da equação relacionadas à inflação e ao desemprego.
IV. As expectativas das famílias e empresas, no Regime de Metas de Inflação, repercutem nas decisões de política monetária.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182633 Economia
A publicação da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, em 1936, por John Maynard Keynes, foi fundamental para que os economistas se deparassem com duas das principais abordagens acerca da relação entre investimento e poupança. A visão mais convencional se alicerçava na hipótese de que a poupança prévia seria condição necessária para a realização do investimento; por outro lado, para Keynes, a poupança era resultado do investimento.
As correntes do pensamento econômico apresentam visões distintas sobre as relações entre o investimento (I) e a poupança (S). Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O comportamento dos poupadores não condiciona a realização de investimentos, de acordo com a abordagem neoclássica.
II. O investimento determina a poupança, pois, ao estimular a demanda agregada, ele induz um aumento na renda e na poupança, segundo o princípio da demanda efetiva de Keynes.
III. O investimento, no mercado de fundos emprestáveis, é determinado pela poupança, e a taxa de juros é responsável pela igualdade entre poupança e investimento (S = I), no modelo clássico, de acordo com a Lei de Say.
IV. A taxa de juros, para o modelo clássico, é determinada pela produtividade marginal do capital e pela preferência intertemporal dos indivíduos; tal análise difere da perspectiva de Keynes, que analisa a taxa de juros como resultante da preferência por liquidez, dada a oferta de moeda.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182626 Economia
O chamado "Consenso de Washington" predominou como receituário de política econômica durante a década de 1990. Entre suas propostas, incluía-se a liberalização comercial e financeira. Nesse mesmo período, observou-se uma predominância, para um conjunto grande de países, de medidas de maior flexibilidade para o fluxo de capitais estrangeiros.
Considerando as implicações da adoção do aumento do grau de mobilidade de capitais em determinado país e o referencial teórico do modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta, avalie as afirmações a seguir.
I. O aumento do grau de mobilidade de capitais, preconizado pelo Consenso de Washington, sob o regime de taxas de câmbio flutuantes, aumenta o poder da política fiscal de amortizar choques exógenos sobre a demanda agregada.
II. A adoção de perfeita mobilidade de capitais resultará em uma política fiscal sem efeito sobre o produto no novo equilíbrio, se o regime cambial for o de taxa de câmbio fixa.
III. A política monetária expansionista, supondo-se o regime de taxa de câmbio flutuante e a adoção de perfeita mobilidade de capitais, é capaz de aumentar o produto no novo equilíbrio.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182625 Economia

Considere o gráfico seguinte, em que Y* é o produto de equilíbrio e i* consiste na taxa de juros de equilíbrio.


Equilíbrio dos mercados de Bens e Serviços e Monetários

Imagem associada para resolução da questão



Com base no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.


I. Uma diminuição da carga tributária deslocaria a curva IS para cima (direita) e provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e da renda.


II. Uma compra de títulos, por parte da autoridade monetária, deslocaria a curva LM para cima (esquerda), o que provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e uma redução da renda da economia.


III. Um aumento dos gastos autônomos deslocaria a curva de equilíbrio de bens e serviços para cima, o que, consequentemente, aumentaria a taxa de juros e a renda de equilíbrio.


IV. Uma política monetária restritiva provocaria, no equilíbrio IS-LM, um deslocamento da curva LM para baixo (direita) e uma redução das taxas de juros, o que, por sua vez, incentivaria um aumento dos investimentos e da renda.



É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182623 Economia
Em um país com alta mobilidade de capitais e câmbio administrado pelo Banco Central em certo intervalo de variação (bandas cambiais), os agentes econômicos, quando pressentem a iminência de uma crise cambial, buscam converter seu capital em moeda estrangeira e(ou) manter sua riqueza fora do país. Diante de uma fuga de capitais, o Banco Central tem alguns mecanismos de defesa para conter a especulação cambial e evitar perda nas reservas internacionais.
Nesse contexto, a melhor aplicação dessas medidas em uma suposta crise cambial consiste em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182621 Economia
A tabela a seguir apresenta o Produto Interno Bruto (PIB) e componentes da demanda agregada a preços de mercado (em milhões de reais) entre o primeiro trimestre de 2020 e o quarto trimestre de 2021 no Brasil. Imagem associada para resolução da questão
IBGE. Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. Valores Correntes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).


Considerando os dados da tabela e os conceitos de contabilidade social, avalie as afirmações a seguir.
I. O PIB a preços de mercado corresponde ao PIB medido em termos reais, o que significa que os valores apresentados na tabela eliminam o efeito da inflação e são comparáveis entre si ao longo do tempo.
II. A despesa de consumo da Administração Pública, apresentada na Tabela, não é incluída no cálculo do PIB a preços de mercado, a fim de se evitar a chamada “dupla contagem”.
III. O saldo externo de bens e serviços deve ser somado aos demais componentes da demanda agregada, incluindo a variação de estoques, para obtenção do valor do PIB a preços de mercado.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182612 Economia
Imagem associada para resolução da questão

DE CARVALHO, F. J. C. et al. Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. 3. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2015 (adaptado).


Considerando as relações entre as variáveis financeiras expressas nessa equação, avalie as afirmações a seguir.
I. O Banco Central, ao alterar as taxas de juros das operações de redesconto e empréstimos aos bancos comerciais, está interferindo diretamente na razão d.
II. O multiplicador monetário, ao ser ajustado por meio do aumento das reservas dos bancos, constitui estratégia dos bancos centrais para enfrentar as crises de liquidez.
III. O aumento da aversão ao risco dos bancos comerciais contrai os meios de pagamento, em momentos de crises financeiras, como no caso do estouro da bolha do subprime.
IV. A razão e representa o percentual fixado legalmente dos depósitos à vista — que devem ser recolhidos ao Banco Central —, além de refletir a aversão dos bancos comerciais a recorrer a auxílios do Banco Central.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182611 Economia
Texto 1
A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Essa utilidade condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, pois ela não existe sem esse corpo. O seu caráter não depende do fato de a apropriação de suas qualidades úteis custar muito ou pouco trabalho aos homens. O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço. Na própria relação de troca das mercadorias, seu valor de troca apareceu-nos como algo completamente independente de seus valores de uso. No entanto, abstraindo-se agora o valor de uso dos produtos do trabalho, obteremos seu valor.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1, cap. 1. São Paulo: Boitempo, 2011 (adaptado).
Texto 2
Portanto, o único elemento que era comum a todas as mercadorias e diretamente comparável em termos quantitativos era o tempo de trabalho necessário para sua produção. Quando Marx considerou, abstratamente, as mercadorias, ignorando todas assuas diferenças e peculiaridades, elasforam reduzidas às incorporações materiais do trabalho em sua produção. As mercadorias, assim consideradas por Marx, eram definidas como valores.
HUNT, E. K. História do pensamento econômico: uma perspectiva crítica. Rio de Janeiro: Campus, 1982 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, de acordo com a perspectiva marxista, avalie as afirmações a seguir.
I. O elemento comum às mercadorias que se apresenta na relação de troca ou no valor de troca das mercadorias é o seu valor.
II. O conceito de valor presente na obra de Marx decorre de bases teóricas utilitaristas.
III. A quantidade de trabalho socialmente necessária ou o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria determinam a grandeza de seu valor.
IV. O valor da força de trabalho, assim como ocorre com as demais mercadorias, é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessária para sua (re)produção.

É correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173977 Economia
A pandemia de Covid-19 provocou um choque de grandes proporções não só pela sua intensidade como pela sua abrangência geral e as pessoas foram impactadas em diferentes estratos sociais, localidades e aspectos de suas vidas, mostra a pesquisa Desigualdade de Impactos Trabalhistas na Pandemia, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social).
De acordo com a pesquisa, a renda individual média do brasileiro, entre informais, desempregados e inativos está atualmente 9,4% abaixo do nível registrado no final de 2019. Na metade mais pobre da população, a perda de renda atingiu -21,5%, o que conforme o estudo configura o aumento da desigualdade entre a base e a totalidade da distribuição. Ao longo da pandemia, a queda de renda entre os 10% mais ricos ficou em -7,16%, e representa menos de 1/3 da queda de renda da metade mais pobre. Já na faixa que se compara com a classe média no sentido estatístico, a queda de renda ficou em 8,96%, cerca de 2,8 pontos percentuais de perda acima do extremo superior.
Disponível em: www.agenciabrasil.gov.br Acesso e: 20 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173975 Economia
A inflação provoca vários efeitos negativos na economia. Entre eles está a queda no poder de compra e a redução no consumo, que por sua vez reduz a expectativa de vendas. Além disso, tende a gerar diminuição nos investimentos.
A queda no consumo e na taxa de investimento também geram impactos negativos no Produto Interno Bruto (PIB). Com o consumo e o investimento sofrendo queda, provavelmente haverá redução no crescimento econômico.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As camadas mais pobres da população são as mais prejudicadas pela inflação, visto que sua renda está envolvida na maioria dos produtos inelásticos.
II. Os índices de preços são números que agregam e representam os preços de determinada cesta de bens e serviços específicos.
III. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC) serve de base para o reajuste do salário-mínimo.
IV. A inflação de custos é causada pelo aumento da oferta agregada.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173964 Economia
Um país tenta controlar a valorização e a desvalorização de sua moeda frente a dos demais países por meio da política cambial. Desde 1999, o Brasil adotou o regime de câmbio flutuante. Na chamada “política cambial flutuante suja”, a política flutua livremente, mas o Banco Central pode aumentar ou reduzir o preço da moeda sempre que for necessário intervir.
Com relação a esse assunto, analise o gráfico a seguir.

Imagem associada para resolução da questão



Considerando o momento de desvalorização contínua do real frente ao dólar e a política cambial adotada pelo Brasil, bem como o gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O Banco Central pode optar por operação que represente aumento da oferta de dólar para o mercado, como, por exemplo, leilão de dólares das reservas cambiais do país, o que ajudaria a segurar ou a reduzir a cotação da moeda americana.
II. O Brasil adotou uma política cambial flutuante suja, que implica em não poder atuar neste momento de desvalorização, uma vez que, no regime cambial, o preceito é deixar o mercado cambial sem intervenção do governo.
III. O governo deve mudar a política cambial para a situação não se agravar com o risco de uma maxidesvalorização da moeda nacional, adotando o regime cambial fixo para conseguir, dessa forma, estabelecer taxa de câmbio mais favorável para o país.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Marketing |
Q2173591 Economia
TEXTO 1
A Rússia é o principal exportador de trigo do mundo, enquanto a Ucrânia aparece na 4ª posição. Ambas são responsáveis por 30% da produção do mercado mundial. No entanto, com a guerra, houve uma queda na exportação de trigo dos dois países, em razão das sanções aplicadas à Rússia e da paralisação dos portos da Ucrânia. Diante desse cenário, países que compram trigo da Rússia e da Ucrânia, como nações africanas, parte do Oriente Médio e Ásia, passaram a demandar trigo de outros países, como os da América do Norte e América do Sul. Em relação ao Brasil, Estados Unidos e Argentina aparecem como os principais países exportadores de trigo para nosso país.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O modelo de ameaças ambientais é constituído por cinco forças competitivas, que impactam não somente na intensidade da concorrência, mas também na lucratividade de um setor. A concentração em poucos compradores e/ou fornecedores e a oferta de produtos substitutos a preços competitivos são fatores que podem afetar negativamente a lucratividade das empresas de um setor.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

Considerando os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no abastecimento mundial de trigo e o modelo de Porter, avalie as afirmações a seguir.
I. A lucratividade das empresas argentinas exportadoras de trigo tende a aumentar com a diminuição do número de países exportadores de trigo.
II. O poder de barganha das empresas brasileiras importadoras de trigo tende a aumentar em relação ao das empresas exportadoras de trigo da Argentina.
III. A lucratividade das empresas exportadoras de trigo tende a aumentar caso os países exportadores aumentem o número de opções de produtos substitutos ao trigo a preços competitivos.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906662 Economia
Em julho de 1944, representantes de 44 países reunidos em Bretton Woods, New Hampshire, redigiram e assinaram os estatutos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Lembrando os acontecimentos econômicos desastrosos do período entreguerras, estadistas dos países aliados esperavam projetar um sistema monetário internacional que fomentaria a estabilidade do pleno emprego e do preço, permitindo a cada um dos países alcançar o equilíbrio externo, sem restrições ao comércio internacional.
KRUGMAN, P. et al. Economia internacional. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).


Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema monetário internacional instituído requeria mecanismos de taxa de câmbio fixa, com pequeno intervalo de flutuação, entre as moedas nacionais e o dólar, além de um preço de dólar invariável em ouro e da manutenção, pelos países membros, de reservas internacionais em ouro ou ativos em dólar.
II. A manutenção da taxa de câmbio fixa para os países-membros do acordo exigia maior disciplina da gestão monetária relativamente ao padrão-ouro pré-Primeira Guerra Mundial, o que pressionaria os Bancos Centrais a acumularem maiores níveis de reservas internacionais.
III. Com o objetivo de manter a taxa de câmbio fixa e a discricionariedade da política monetária, os países-membros do acordo mantiveram o fechamento do balanço de pagamentos aos fluxos financeiros internacionais comparativamente aos fluxos de bens e serviços, com redução da mobilidade de capitais de 1945 a 1971.
IV. Para promover o comércio internacional multilateral eficaz, o FMI incentivou a restauração da convertibilidade monetária no período, o que permitiu maior integração dos mercados financeiros e maior interdependência da taxa de juros, mas reduziu a discricionariedade da política monetária dos países.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906657 Economia
"As duas partes do modelo IS-LM são, não supreendentemente, a curva IS e a curva LM. IS corresponde a investimento e poupança, e a curva IS representa aquilo que está acontecendo no mercado de bens e serviços. LM correspondente a iquidez e moeda, e a curva LM representa aquilo que está acontecendo com a oferta e a demanda por moeda."
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 7a Ed. Tradução e revisão técnica Tesesa Cristina Padilha. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).
Avalie os itens a seguir considerando o modelo IS-LM, em uma economia fechada e com governo, partindo de uma situação de equilíbrio entre os mercados de bens e serviços e de moeda.
I. A política monetária expansionista por meio da compra de títulos públicos pelo Banco Central tende a elevar a taxa de juros.
II. O aumento nos gastos do governo provoca deslocamento da curva IS para a direita, elevando os juros e o nível de renda.
III. Na situação conhecida como "Caso Clássico", a política fiscal é ineficaz para determinar o nível de renda, embora possa afetar a taxa de juros.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906653 Economia
Se a saída de dólares for superior ao ingresso de recursos no País por vários meses seguidos, a retirada consecutiva de divisas afetará o preço do dólar. Caso o Banco Central decida evitar a flutuação no preço da moeda estrangeira, poderia realizar operações de swap cambial, que funcionam como uma venda futura de dólares, ou mesmo operar no mercado à vista com leilões de moeda estrangeira.
Disponível em: http://www.g1.globo.com. Acesso em: 15 ago. 2018 (adaptado).
Considerando a tendência à equalização das taxas de juros, um regime de taxa de câmbio flutuante, com livre mobilidade de capitais e expectativas racionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Se o diferencial de juros e os riscos mantêm-se inalterados, um anúncio da autoridade monetária de não realizar o programa de oferta diária de swaps afeta a cotação do dólar no período presente, caracterizando uma relação positiva entre a cotação futura e a cotação presente da moeda norte-americana.
PORQUE
II. A expectativa de menor rentabilidade em dólares no futuro resulta em retirada de divisas da economia brasileira, com prejuízo para as exportações do País.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906651 Economia
"A riqueza das sociedades onde reina o modo de produção capitalista aparece como uma enorme coleção de mercadorias, e a mercadoria individual, por sua vez aparece como sua forma elementar. [...] A mercadoria é antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. [...] A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Mas essa utilidade não flutua no ar. Condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, ela não existe sem esse corpo. [...] O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. [...] O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço."
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017. pp. 117-118
Marx inicia sua obra clássica definindo o que é mercadoria, já que é tão importante para a compreensão do capitalismo, seu objeto de investigação. Para isso, dentro do método materialismo histórico e dialético, ele retoma a crítica à noção de valor, e aprimora a visão clássica de Smith e Ricardo, estabelecendo sua visão do que é valor de uso e de consumo. Como Marx compreende o que é valor?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906650 Economia
"O objetivo deste título é contrastar a natureza de meus argumentos e conclusões com os da teoria clássica, na qual me formei, que domina o pensamento econômico, tanto prático quanto teórico, dos meios acadêmicos e dirigentes desta geração, tal como vem acontecendo nos últimos 100 anos"
KEYNES, John. A teoria geral do emprego, do juro e na moeda. 2 ed. São Paulo: Nova cultural, 1985.
John Maynard Keynes começa seu livro com essa advertência. De fato, o economista mostra que dentro da busca pelo equilíbrio, que é um referencial neoclássico, a situação normal do capitalismo do laissez-faire em seu estágio atual de desenvolvimento é uma situação flutuante da atividade econômica. Com que termos Keynes refuta a tese neoclássica sobre o desemprego?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906648 Economia
"Em face à Grande Depressão, a maioria dos países resolveu escolher entre equilíbrio externo e interno, reduzindo suas ligações de comércio com o resto do mundo e eliminando, por decreto governamental, a possibilidade de um desequilíbrio externo significativo. Reduzindo os ganhos com o comércio, essa abordagem impôs custos altos à economia mundial e contribuiu para a lentarecuperação da depressão, que em muitos países ainda era incompleta em 1939. Todos os países teriam ficado em melhor situação em um mundo com o comércio internacional mais livre, desde que a cooperação internacional tivesse ajudado cada país a preservar seu equilíbrio externo e a estabilidade financeira sem sacrificar as metas de política interna. Foi essa compreensão que inspirou projeto para o sistema monetário internacional pós-guerra, o acordo de Bretton Woods".
Krugman, Paul R. Economia Internacional (p. 434-435). Edição do Kindle. (adaptado)
A globalização econômica, comercial e financeira mundial é objeto de estudo da economia internacional, que estuda as relações entre países nessas dimensões. Considerando os organismos financeiros internacionais, o contexto global de sua criação, e a teoria econômica internacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: B
6: A
7: E
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: A
14: A
15: D
16: D
17: C
18: C
19: A
20: C