O chamado "Consenso de Washington" predominou como receituár...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182626 Economia
O chamado "Consenso de Washington" predominou como receituário de política econômica durante a década de 1990. Entre suas propostas, incluía-se a liberalização comercial e financeira. Nesse mesmo período, observou-se uma predominância, para um conjunto grande de países, de medidas de maior flexibilidade para o fluxo de capitais estrangeiros.
Considerando as implicações da adoção do aumento do grau de mobilidade de capitais em determinado país e o referencial teórico do modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta, avalie as afirmações a seguir.
I. O aumento do grau de mobilidade de capitais, preconizado pelo Consenso de Washington, sob o regime de taxas de câmbio flutuantes, aumenta o poder da política fiscal de amortizar choques exógenos sobre a demanda agregada.
II. A adoção de perfeita mobilidade de capitais resultará em uma política fiscal sem efeito sobre o produto no novo equilíbrio, se o regime cambial for o de taxa de câmbio fixa.
III. A política monetária expansionista, supondo-se o regime de taxa de câmbio flutuante e a adoção de perfeita mobilidade de capitais, é capaz de aumentar o produto no novo equilíbrio.

É correto o que se afirma em
Alternativas