Questões de Vestibular Sobre microeconomia em economia

Foram encontradas 31 questões

Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Administração Pública |
Q2513199 Economia
“Com a presença de externalidades, o mercado livre pode não produzir as quantidades socialmente ideais de bens. As externalidades levam ao fracasso do mercado do ponto de vista social, o mercado produz ou muito pouco ou demais do bem” (WESSELS, 1998, p. 420). Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182630 Economia
É bom observar que um produto acabado oferece sempre, a partir desse instante, um mercado para outros produtos, equivalente a todo o montante de seu valor. Com efeito, quando o último produtor acaba seu produto, seu maior desejo é vendê-lo para que o valor desse produto não fique ocioso em suas mãos. Por outro lado, porém, ele tem igual pressa de desfazer-se do dinheiro que sua venda propicia, para que o valor do dinheiro não fique ocioso. Ora, não é possível desfazer-se do dinheiro senão procurando comprar um produto qualquer. Vê-se, portanto, que o fato da criação de um produto abre, a partir desse mesmo instante, um mercado para outros produtos.
SAY, J. B. Tratado de Economia. In: Os Economistas. São Paulo. Abril Cultural, 1983 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Lei de Say afirma que haverá sempre demanda suficiente para absorver a produção corrente independente do seu nível.
PORQUE
II. As condições para a existência de demanda pelas mercadorias, entendidas como vontade e capacidade de comprar, estão determinadas em seu próprio ato de produção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182620 Economia
No curto prazo, uma empresa depara-se com, pelo menos, um de seus fatores fixos. A análise da capacidade de oferta da empresa considera o seu produto médio (PMe) e o produto marginal (PMg). A tabela apresentada a seguir mostra um problema de produção de determinada empresa pesqueira, a qual possui quatro barcos e duas regiões para pesca — leste e oeste. Os valores da tabela mostram o volume de pesca (em quilos de peixe por dia) e as possibilidades de acordo com a alocação dos barcos.
Regiões de pesca - produtos médio, marginal e total
Imagem associada para resolução da questão
FRANK, R. H. Microeconomia e Comportamento. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Editora/McGraw-Hill, 2013 (adaptado).

Nessa situação, haja vista a necessidade de alocar os quatro barcos de pesca no dia, essa empresa pesqueira
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182617 Economia
TEXTO 1
Pela metade do século XIX, a força de trabalho da economia brasileira era, basicamente, constituída por uma massa de escravizados que talvez não alcançasse 2 milhões de indivíduos. Qualquer empreendimento que se pretendesse realizar teria de chocar-se com a inelasticidade da oferta de trabalho. O primeiro censo demográfico, realizado em 1872, indica que nesse ano havia no Brasil aproximadamente 1,5 milhão de indivíduos escravizados. Considera-se que, no começo do século, havia um pouco mais de 1 milhão de escravizados e que, nos primeiros cinquenta anos do século XIX, foram importados, muito provavelmente, mais de meio milhão de escravizados.
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 34. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2007 (adaptado).
TEXTO 2
No sistema de parceria, os colonos eram contratados na Europa, e sua viagem era paga, bem como o transporte até as fazendas. Todas as despesas relativas ao transporte e à manutenção eram adiantamentos que deveriam ser pagos a partir do momento em que os colonos pudessem se sustentar pelo próprio trabalho. Eram cobrados juros sobre os adiantamentos e, a cada família, era atribuída certa quantidade de pés de café para cultivar e colher.
VIGNOLI, F. A imigração e a formação do mercado de trabalho. In: MARQUES, R. M.; REGO, J. M (org.). Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2007 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A inelasticidade de oferta de trabalho a que se refere o Texto 1 está associada à taxa de mortalidade da população escravizada, sendo tal taxa superior à taxa de natalidade dessa população.
II. O sistema de parceria, inicialmente, foi subvencionado pelo Estado brasileiro, que financiou a imigração, responsabilizando-se pelo recrutamento, pelo transporte e pela distribuição dos trabalhadores.
III. O sistema de parceria, tratado no Texto 2, representou uma das experiências iniciais de imigração e, por ter sido bem sucedido, transformou-se na base da contratação de novos trabalhadores egressos do exterior.
IV. Os dois textos tratam de um mesmo episódio histórico: a transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil.

É correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182613 Economia
Dois países, Alpha e Beta, trabalham em regime de autarquia, isto é, são autossuficientes e não fazem comércio internacional entre seus produtos 1 e 2. A Tabela 1, apresenta a distribuição de horas de trabalho necessárias para a produção desses bens. A Tabela 2 apresenta o custo de oportunidade no caso de Alpha e Beta passarem a transacionar seus bens livremente.
Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se o modelo das vantagens comparativas de David Ricardo, se esses países passassem a comercializar entre si,
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906668 Economia

Um clube de futebol brasileiro está se preparando para a próxima temporada de competições e tem três possibilidades de contratação de jogadores, um argentino, um chileno ou um uruguaio. Procurando quantificar os riscos e os ganhos possíveis com a contratação de cada jogador, a direção do clube elaborou a seguinte matriz de análise de riscos. Com base na situação hipotética apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Imagem associada para resolução da questão I. A contratação do jogador chileno é recomendada com base na análise de risco.
PORQUE
II. A probabilidade de o jogador chileno se lesionar ou de ter um desempenho ruim é menor que a dos outros dois jogadores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906667 Economia

Levando as mãos adiante, às apalpadelas, passou para o corredor, depois voltou-se cautelosamente, orientando a cara na direcção em que calculava encontrar-se o outro. Como poderei agradecer-lhe, disse, não fiz mais que o meu dever, justificou o bom samaritano, não me agradeça, e acrescentou, Quer que o ajude a instalar-se, que lhe faça companhia enquanto a sua mulher não chega. O zelo pareceu de repente suspeito ao cego, evidentemente não iria deixar entrar em casa uma pessoa desconhecida que, no fim de contas, bem poderia estar a tramar, naquele preciso momento, como haveria de reduzir, atar e amordaçar o infeliz cego sem defesa, para depois deitar a mão ao que encontrasse de valor. Não é preciso, não se incomode, disse, eu fico bem, e repetiu enquanto ia fechando a porta lentamente, Não é preciso, não é preciso. SARAMAGO, J. Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 (adaptado).
O excerto acima foi extraído do livro Ensaio sobre a Cegueira, obra fictícia do escritor português José Saramago, que descreve os horrores de uma epidemia misteriosa de cegueira. A situação descrita no trecho acima pode ser analisada empregando-se recursos da Teoria dos Jogos. A figura a seguir, por exemplo, poderia ser utilizada para sintetizar as estratégias dos jogadores e as recompensas, as quais podem ser entendidas como o nível de utilidade de cada agente, obtidas para cada conjunto de estratégias dessa situação.

Imagem associada para resolução da questão
A partir da situação descrita no fragmento de texto e da figura, que retrata um jogo do tipo sequencial, avalie as afirmações a seguir.

I. Há um equilíbrio perfeito em subjogos que será dado pelo par de estratégias {Aceitar, Furtar}. II. Essa situação demonstra que, na ausência de mecanismos (extrínsecos ou intrínsecos à situação) que levem os agentes a assumirem compromissos, o resultado da interação estratégica será pareto-eficiente. III. Asolução pelo método da indução reversa será equivalente ao Equilíbrio de Nash perfeito em subjogos, o qual corresponderá a {Recusar, Não Furtar}. IV. Ao adicionar a frase "Não temas, prometo-lhe nada subtrair" ao final do fragmento de texto apresentado, o equilíbrio perfeito em subjogos seria dado pelo par de estratégias {Aceitar, Não Furtar}.
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906658 Economia
O foco da análise de investimento está no estudo dos métodos e técnicas usados para a avaliação econômico-financeira de investimentos, que devem ter embasamento científico e justificativas alicerçadas na matemática financeira. Compreende tanto a avaliação de alternativas entre dois ou mais investimentos, para a escolha do melhor, como também um único investimento, com a finalidade de julgar a sua viabilidade econômico-financeira, baseada em dados intrínsecos do projeto e do mercado (taxas de juros).
(CAMARGOS, Marcos Antônio de. Matemática Financeira: aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.)
Algumas informações são consideradas fundamentais para o processo de tomada de decisão por parte do investidor. Dentre elas, podemos destacar a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Para que um projeto seja aceito, a sua Taxa Interna de Retorno deverá ser superior à Taxa Mínima de Atratividade.
Porque
II A Taxa Mínima de Atratividade baseia-se no custo de oportunidade envolvido no projeto, ou seja, é a referência para análise do retornos máximo exigido pelo tomador de decisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906655 Economia
"Ao comparar a atual legislação, representada nas leis 9.478/97 e 11.909/2009, com a dos países desenvolvidos, depreende-se que há necessidade de ampliar a concorrência por meio da liberalização nos três segmentos da cadeia produtiva do gás natural: "upstream" (produção, escoamento e processamento), "midstream" (gasodutos de transporte) e "downstream" (gasodutos de distribuição nos Estados).
De fato, ainda hoje o mercado brasileiro se constitui em um monopsônio (único comprador) no "upstream", com a empresa monopsonista controlando a capacidade dos gasodutos de transporte, assim como apresenta estrutura regulatória sem incentivos à eficiência no "downstream". Esse desenho de mercado não incentiva a maior consumo industrial nem leva a preços competitivos."
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/por-que-e-urgente-aprovar-a-lei-do-gas.shtml. Acesso em 17/09/2020.
Sobre o monopsônio, avalie as assertivas abaixo e a relação entre elas.
I. No monopsônio, o custo marginal de empregar uma unidade extra de determinado fator excede seu preço, que será menor do que se a empresa se houvesse defrontado com um mercado de fatores competitivo. Muito pouco do fator será empregado em comparação com o mercado competitivo.
PORTANTO
II. Do mesmo modo que ocorre no monopólio, o monopsonista opera num ponto ineficiente no sentido de Pareto, todavia a ineficiência encontra-se agora no mercado de fatores, e não no de produto.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271461 Economia
Para uma definição do equilíbrio no mercado de trabalho, é preciso considerar quatro efeitos: a produção e a substituição de insumos, para os demandantes, que condicionam uma inclinação negativa para a curva de demanda por trabalho, e a substituição e a renda, para os ofertantes, que não permitem afirmar que a inclinação da curva de oferta de trabalho seja positiva, em toda sua extensão, pois um aumento de salário resulta em mais oferta de trabalho para algumas pessoas e menos para outras.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271460 Economia

Produção por mês                                    País A                País B

Pão em centos                                             600                       100

Camisa em unidades                                   200                       100

Custo de oportunidade do pão             1/3 de camisa           1 camisa

Custo de oportunidade da camisa       3 centos de pão     1 cento de pão 


Sabendo-se que o princípio dos custos de oportunidade permite explicar os benefícios da especialização produtiva e do comércio internacional, permitindo o estabelecimento de quanto um bem x vale em termos de um bem y, a análise do quadro permite concluir que é vantagem para o país A se especializar na produção de camisa e para o país B, na produção de pão. 

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271454 Economia
Considerando-se a curva de demanda agregada apenas em função do nível de preços, pode-se atribuir o seu deslocamento para cima ou para baixo a certos fatores, como mudança da oferta de moeda, alteração dos impostos e modificações do nível dos gastos públicos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271451 Economia
Considerando-se que a curva de demanda agregada mostra uma relação entre o PIB real e o nível de preços, ao se verificar uma inclinação negativa, pode-se afirmar, então, que quando o nível de preços se eleva, necessariamente o nível do produto interno bruto diminui e vice-versa.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271446 Economia
Os oligopólios são caracterizados por economias de escala na produção, barreiras à entrada que limitam o número de firmas nesse mercado e forte investimento em publicidade, de maneira que a ação de uma firma oligopólica tem implicação imediata sobre o lucro das demais, constituindo-se estratégia possível a diferenciação do produto – através de pequenas modificações – ou da publicidade, induzindo o consumidor a se manter fiel a uma marca.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271445 Economia
A fim de maximizar seu lucro, o monopolista utiliza o mesmo princípio competitivo para definir seu nível de produção, de maneira que esse nível fica estabelecido no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal, mas, diferentemente da condição competitiva, demanda e receita marginal são curvas distintas para o monopolista, que, por ser o único produtor, dispõe de total liberdade na fixação do preço.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271444 Economia
Para uma firma competitiva, o nível ótimo de produção fica estabelecido com duas regras básicas: a primeira é o estabelecimento de uma igualdade entre a produtividade marginal do fator variável e a relação do preço desse fator com o preço do produto, cujo aumento provoca uma diminuição do preço relativo fator/produto, justificando uma demanda mais elevada desse fator, incentivando uma elevação da produção; e a segunda é a igualdade entre a receita marginal e o custo marginal do produto em consideração, que, quando não se verifica, significa dizer que é preciso executar algum ajuste na produção, para mais ou para menos.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271443 Economia
Embora o conceito de custo marginal considere a variação do custo total – a soma dos custos variáveis com o custo fixo —, decorrente de uma unidade adicional do produto, o seu cálculo não sofre nenhuma influência do custo fixo, de maneira que estimar o custo marginal pelo custo total ou pelo custo variável chega exatamente no mesmo resultado.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271442 Economia
A ideia de custos econômicos considera os custos de oportunidade dos fatores envolvidos na produção, sendo preciso levar em conta tanto os explícitos, que são aqueles que consideram os custos dos recursos não contabilizados no processo produtivo, como os implícitos, que se confundem com os custos contábeis.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271441 Economia
O estágio II, considerado o que é economicamente válido para atuação das firmas, tem início quando a produtividade marginal do fator variável corta a produtividade média desse mesmo fator, e tem fim quando essa produtividade marginal é nula e a produtividade total do fator variável é máxima, sendo que, nesse intervalo — entre o início e o fim —, a produtividade marginal do fator variável é negativamente inclinada e representa a demanda por esse mesmo fator.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271440 Economia
Imagem associada para resolução da questão
Considerando-se que os gráficos apresentam curvas de demanda para sanduíches,representando os consumidores X e Y, é correto inferir: 
Em relação a Y, X apresenta uma elasticidade de demanda por sanduíche mais elevada e, por essa razão, pode-se afirmar que, quanto ao preço, sanduíche é para X um bem mais elástico e para Y, mais inelástico.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: B
5: D
6: C
7: B
8: C
9: A
10: C
11: E
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: C
18: E
19: C
20: E