"Ao comparar a atual legislação, representada nas leis 9.478...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906655 Economia
"Ao comparar a atual legislação, representada nas leis 9.478/97 e 11.909/2009, com a dos países desenvolvidos, depreende-se que há necessidade de ampliar a concorrência por meio da liberalização nos três segmentos da cadeia produtiva do gás natural: "upstream" (produção, escoamento e processamento), "midstream" (gasodutos de transporte) e "downstream" (gasodutos de distribuição nos Estados).
De fato, ainda hoje o mercado brasileiro se constitui em um monopsônio (único comprador) no "upstream", com a empresa monopsonista controlando a capacidade dos gasodutos de transporte, assim como apresenta estrutura regulatória sem incentivos à eficiência no "downstream". Esse desenho de mercado não incentiva a maior consumo industrial nem leva a preços competitivos."
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/por-que-e-urgente-aprovar-a-lei-do-gas.shtml. Acesso em 17/09/2020.
Sobre o monopsônio, avalie as assertivas abaixo e a relação entre elas.
I. No monopsônio, o custo marginal de empregar uma unidade extra de determinado fator excede seu preço, que será menor do que se a empresa se houvesse defrontado com um mercado de fatores competitivo. Muito pouco do fator será empregado em comparação com o mercado competitivo.
PORTANTO
II. Do mesmo modo que ocorre no monopólio, o monopsonista opera num ponto ineficiente no sentido de Pareto, todavia a ineficiência encontra-se agora no mercado de fatores, e não no de produto.
Alternativas