Questões de Vestibular
Sobre conceitos demográficos em geografia
Foram encontradas 110 questões
(United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2022). Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects 2022. Disponível em: http://population.un.org/wpp/. Acesso em 25/08/2023.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na última segunda-feira (1º) a coleta do censo demográfico de 2022. Serão recenseadas todas as pessoas residentes no território nacional e no Distrito Federal, ao longo dos próximos três meses. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.
Texto II
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.
https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/coleta-do-censo-demografico-2022-do-ibge-junto-aos-ministerios https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4.html?=&t=o-que-e
Qual das opções apresenta realização específica do censo demográfico brasileiro, em 2022?
Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
A teoria malthusiana pregava uma série de normas que, estabelecidas com base no controle moral, eram dirigidas a todas as camadas da população e atingiam todas as classes sociais.
Segundo a teoria reformista, o número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e o seu padrão de vida se eleva.
A teoria neomalthusiana foi criada como uma tentativa de explicar a ocorrência de fome nos países subdesenvolvidos de modo a minimizar o impacto das questões econômicas sobre a desigualdade social no planeta.
A esperança de vida ao nascer é um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar. A esperança de vida do brasileiro passou a ser de 74,6 anos em 2012, 5 meses e 12 dias a mais em relação à estimada em 2011 (74,1). Em relação a sexo, a esperança de vida dos homens passou de 70,6 anos em 2011 para 71 anos em 2012, e para as mulheres, aumentou de 77,7 para 78,3 anos, considerando o mesmo período.
Sobre os vários argumentos que justificam o aumento da esperança de vida ao nascer, considere as afirmativas a seguir.
I. O aumento da esperança de vida assim como a redução da mortalidade infantil refletem avanços na melhoria da qualidade de vida no País na última década. II. Maior esperança de vida significa o aumento da população idosa no País, o que exige políticas públicas e privadas para atender às necessidades diversificadas dessa parcela da população. III. A redução da mortalidade infantil tem relação direta com a participação crescente da mulher nos diferentes setores da economia e no acesso às novas tecnologias no setor de saúde da mulher. IV. Os resultados apresentados no gráfico permitem inferir que a esperança de vida de todos os brasileiros aumentou, independentemente das desigualdades entre as diferentes regiões do país.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, cada uma dessas formas.
(Adaptado de COELHO, Marcos de Amorim e TERRA, Lygia. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna)
A que grupo de demógrafos o texto está se referindo?
Ao longo da evolução da humanidade, várias teorias são criadas para explicar fenômenos naturais, e não têm sido diferente quando se estuda a dinâmica sociodemográfica, pois várias teorias têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Identifique abaixo a assertiva que se enquadra a Teoria Reformista:
O eixo horizontal mostra a soma do número de pessoas para cada grau de latitude; o eixo vertical, para cada grau de longitude. Adaptado de reddit.com.
De acordo com os mapas, as áreas do mundo com as maiores populações absolutas em 2000 são:
Número de crianças diminui à medida que educação, saúde e emprego aumentam, diz estudo
De acordo com o estudo, as experiências mostram que o número de crianças diminui se os Estados conseguem desenvolver uma concepção global e eficaz que conduza a progressos nas áreas da educação, saúde e criação de emprego. Mas o objetivo continua sendo a autonomia reprodutiva. "As pessoas devem ser capazes de decidir por si mesmas quantas crianças querem ter", enfatiza Alisa Kaps, do Instituto Berlim para População e Desenvolvimento.
(Adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/ 2019/07/14/africaenfrenta-dilema-demografico-com-crescimento-acelerado-da-populacao-massem-desenvolvimento-economico.ghtml. Acesso em 12/05/2020)
ATeoria Demográfica na qual se baseia o estudo é a:
(Texto adaptado de FONTANA, R.L.M et al. Teorias demográficas e o crescimento populacional no mundo. Ciências Humanas e Sociais Unit, Aracaju, v. 2, n.3, março, 2015)
A que os autores do texto se referem?
(Extraído de RIGOTTI, J.R R. Transição demográfica. Educ. Real. vol. 37. nº. 2 Porto Alegre: mai/ago., 2012).
Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
A charge, que aborda crescimento populacional, alinha-se à teoria demográfica
IBGE: TAXA DE FECUNDIDADE
DIMINUIU 20,1% NA ÚLTIMA DÉCADA
A taxa de fecundidade no Brasil caiu para menos de dois filhos por mulher em 2010, abaixo do nível natural de reposição da população, de acordo com o Censo Demográfico 2010, que confirmou também que as brasileiras esperam agora um pouco mais antes de serem mães.
Disponível em:
<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/ibge-taxa-de-fecundidade-diminuiu-201-na-ultima-decada.html>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
GRANDES REGIÕES
TAXA DE FECUNDIDADE TOTAL – 2000-2010
Disponível em: <https://www.google.com.br/>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
Com base no texto e na tabela, pode-se constatar que
A teoria Malthusianisma defendia a tese de que o crescimento demográfico era maior do que os meios de subsistência, pois enquanto a população cresce em progressão geométrica, a produção de alimentos se dá em progressão aritmética, ou seja, a população crescia em patamares superiores aos da produção de alimentos.
Para solucionar esse problema, Thomas Malthus propôs
Como consequência do aumento do número de idosos no país, ocorre: