Questões de Vestibular
Comentadas sobre globalização em geografia
Foram encontradas 37 questões
Associe as etapas de integração econômica internacional à sua respectiva característica.
Etapas de integração econômica internacional:
1. Zona de Preferência Tarifária 2. Zona de Livre Comércio (ZLC) 3. União Aduaneira 4. Mercado Comum 5. União Econômica Monetária
Características das etapas de integração econômica:
( ) adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo, qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero. ( ) requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas, além da livre circulação de mercadorias. ( ) estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo sejam inferiores às tarifas cobradas de países não membros. ( ) ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário. ( ) consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a zona.
Adaptado de ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DO MERCOSUL. Disponível em https:// www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/ comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/ mercosulpolitico
A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é
http://laps.ensp.fiocruz.br/linha-do-tempo/84
Sobre o Fórum Social Mundial, afirma-se que
I. é crítico ao consumismo, à desregulamentação da economia pelo Estado e às medidas de austeridade impostas dentro da lógica neoliberal. II. propõe o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das minorias e a construção de uma sociedade mais equitativa na distribuição dos recursos disponíveis. III. nasce em oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, propondo um modelo econômico que associe políticas neoliberais a políticas de proteção social. IV. propõe o modelo de gestão através do Estado-mínimo, apresentando-se como um evento de partidos e governos de esquerda que defendem o controle político do Estado pelos partidos de esquerda tanto na Europa quanto na América Latina.
Estão corretas apenas as afirmativas
Tendo como referência a imagem e os fragmentos de textos anteriores, julgue o próximo item.
A queda do Muro de Berlim, em 1989, que dividia em duas a
antiga capital alemã, e a fragmentação territorial da União
Soviética em 1991, quando suas repúblicas se tornaram
independentes, estão entre as causas do enfraquecimento do
fenômeno da globalização no mundo.
Tendo como referência a imagem e os fragmentos de textos anteriores, julgue o próximo item.
Há um componente mais visível e mais antigo da
globalização: a presença de mercadorias estrangeiras em
quase todos os países. Com a intensificação dos fluxos
comerciais, diferentes produtos circulam por uma moderna e
intrincada rede de transportes, cobrindo grandes extensões da
superfície terrestre.
Tendo como referência a imagem e os fragmentos de textos anteriores, julgue o próximo item.
Antes de 1800, o turismo era circunscrito a poucos lugares
da Europa ocidental e do nordeste da América do Norte e,
apenas na segunda década do século XXI, ele se tornou um
fenômeno global, com a multiplicação de lugares turísticos
pelo planeta.
Tendo como referência a imagem e os fragmentos de textos anteriores, julgue o próximo item.
A estruturação de um mundo cada vez mais integrado
por meio de transporte e telecomunicações justifica a
denominação da época atual como momento informacional-global.
Observe a tira a seguir.
A tira do personagem Katteca, do cartunista Britvs, apresenta de modo irônico
Nesta hierarquia urbana da era da globalização, as funções e centralidades das redes estão
relacionadas aos graus mais altos de integração dos fluxos de
A partir dos fragmentos da letra da música, é possível perceber as transformações que o meio técnico-científico-informacional introduz na sociedade contemporânea, tais como:
I - A necessidade do domínio de um vocabulário específico e universal para se ter acesso ao sistema informacional e dele poder participar.
II - A permanente necessidade de atualização a partir da rapidez das transformações e da constante obsolescência dos objetos que são lançados no mercado.
III - O surgimento dos crimes virtuais e de novas formas de arbitrariedades só possíveis com o advento dessas novas tecnologias.
IV - O conhecimento do mundo ocorrendo em tempo real e simultâneo, o que permite não só a globalização econômica mais também cultural.
Estão corretas as proposições
Examine a imagem.
(Vinicius Araújo. https://medium.com, 03.11.2017.)
A imagem é uma crítica à
ROTAS DE AVIÕES RECRIAM MAPA DO MUNDO
vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013
Adaptado de vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013
Nessa representação das rotas do transporte aéreo comercial, o mapa ilustra a seguinte mudança na geopolítica internacional contemporânea:
O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países. A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:
Observe a charge a seguir:
Fonte: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=2116
Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço” em que a visibilidade e a comunicação instantânea e o uso de suportes e suplementos, como computadores, Internet, softwares, celulares, cartões de crédito/débito, se tornaram “objetos” de desejo de uma parte considerável da população. Nesses tempos da globalização, visões otimistas afirmam que há uma ordem mundial colaborativa, apesar das diferenças nacionais. (MACHADO, Lia Osório in: Geousp – Espaço e Tempo, 2017)
As opções a seguir referem-se corretamente à globalização, à exceção de uma. Assinale-a.
A primeira imagem acima ilustra a Teoria dos Lugares Centrais, elaborada com base em estudos sobre a rede de cidades do sul da Alemanha, na década de 1930. Já a segunda imagem foi feita a partir de estudos e mapeamentos das cidades globais do final do século XX.
A comparação entre os dois estudos permite identificar a seguinte mudança vinculada às redes
urbanas, ao longo do século XX:
OS ARREPENDIDOS DO BREXIT
O britânico Will Dry, estudante de política e economia, tinha 18 anos quando votou pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no plebiscito de 2016. Dry faz parte de um grupo de arrependidos, identificados pela hashtag “Bregret” (combinação de “Brexit” e regret, arrependimento). São eleitores que se dizem enganados pelas promessas da campanha em defesa da retirada britânica da UE, principalmente a ideia de que o Reino Unido poderia manter o status de inserção e influência no plano europeu e mundial sem ter de se submeter à burocracia de uma entidade supranacional.
Painel do artista Banksy na cidade britânica de Dover, onde chegam os navios que cruzam o Canal da Mancha, provenientes da França.
Adaptado de epoca.globo.com, 02/05/2018
No âmbito das novas relações com o bloco europeu, parte da população britânica que votou a favor do Brexit não dimensionou adequadamente a seguinte consequência dessa decisão:
A metropolização de São Paulo foi induzida pela industrialização no século XX. Nas últimas décadas, o deslocamento de parte da indústria da metrópole e o crescimento do setor terciário avançado revelam a primazia do capital financeiro, que se articula com o setor imobiliário e produz, por exemplo, os edifícios corporativos, sede deste terciário.
Carlos, A.F.A. São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro. In: Carlos, A.F.A. e Oliveira. A.U. Geografias de São Paulo: a metrópole do século XXI. São Paulo. Adaptado.
Conjuntos comerciais verticais lançados no município de São Paulo de 1992 a 2015
Com base no texto e no mapa, é correto afirmar que
(Adaptado de Boaventura de Sousa Santos, Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 47.)
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, a coexistência entre fascismo e democracia é