No período da globalização, os pedaços do território sã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798234 Geografia
No período da globalização, os pedaços do território são valorizados e desvalorizados com grande velocidade. Assim, muitos lugares entram em uma competição para oferecer os melhores dados técnicos e políticos, visando atrair novas empresas ou manter as já existentes. Busca-se edificar neles uma densidade técnica. Todavia, para progredir nessa disputa, é preciso também construir uma densidade normativa que conceda e combine satisfatoriamente proteções e vantagens. O que ocorre com o setor automobilístico é emblemático de tal situação.
(Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001. Adaptado.)
No Brasil, um exemplo de medida tomada por estados e municípios, com vistas à participação no contexto citado, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema a relação entre a industrialização e a globalização que ocorre em todo o Planeta.

Nela, temos um excerto que fala um pouco da dinâmica socioespacial que se altera com a globalização, uma vez que é citado que muitos territórios são valorizados e desvalorizados em um curto período de tempo. Com essa fluidez, muitos lugares entram em competição para oferecer as melhores condições técnicas e políticas para atrair novas empresas e manter as já existentes.

Nesse sentido, é solicitado para o candidato indicar a alternativa que melhor indica as medidas que estados e municípios brasileiros promovem diante do contexto apresentado no enunciado da questão.

Feita a análise prévia do que é pedido na questão, vamos à avaliação das alternativas abaixo:

Letra A - Correta, pois essas práticas ocorrem em meados da década de 1970 e 1980, graças ao processo saturação socioespacial que ocorreu nas primeiras metrópoles industriais brasileiras, como são os casos de São Paulo e Rio de Janeiro.  Problemas como congestionamentos, rigidez das leis ambientais, maior influência de sindicatos e aumento do custo de instalação e manutenção das fábricas fez com que empresas e indústrias automobilísticas migrarem para outras regiões brasileiras. Nesse contexto, cidades pequenas e médias passaram a competirem entre si para atraírem essas grandes multinacionais. Sendo assim, vantagens financeiras e fiscais como isenção de impostos, créditos a taxas reduzidas de juro e até mesmo oferta de terras foram alguns dos benefícios concedidos para trazerem essas grandes montadoras.

Letra B - Incorreta, pois com a chegada de indústrias automobilísticas, houve um intenso esforço governamental na construção de rodovias e pavimentação de estradas para oferecem melhores condições para a chegada de automóveis no Brasil. Tais medidas abandonaram o projeto de integração ferroviária e intensificou o processo de precarização das ferrovias já existentes no país.

Letra C - Incorreta, pois a implementação de barreiras tarifárias aumentaria o custo de produção das montadoras, e portanto, as afastariam de qualquer possibilidade de instalarem suas filiais nas cidades que adotassem essa prática de aumento de impostos.

Letra D - Incorreta, pois a ampliação de ruas e avenidas, embora sejam importantes para a circulação de automóveis, não necessariamente é o requisito principal que atraem montadoras para o país, que preferem incentivos como isenção tributárias, oferta de crédito a juros reduzidos, mão-de-obra barata e ausência de sindicatos em uma região.

Letra E - Incorreta, pois a determinação de vistoria para controlar o índice de emissões de automóveis, aumenta a fiscalização das montadoras, que deveriam aumentar os seus custos para produzirem carros mais eficientes e ecológicos, do ponto de vista da sustentabilidade, e conforme já explanado acima, grandes montadoras procuram facilidades, incentivos e comodidades para reduzirem seus custos de produção e consequentemente o aumento de seus lucros.

Gabarito da questão: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na época em que o presidente quis trazer empresas desse setor para o Brasil o foco era em as cidades fornecerem as melhores condições fiscais. Foi até conhecido como ''a guerra fiscal''

GAB A

APMBB

"Assim, muitos lugares entram em uma competição para oferecer os melhores dados técnicos e políticos, visando atrair novas empresas ou manter as já existentes. "

a fama guerra fiscal

A guerra fiscal é uma disputa entre estados e municípios no Brasil, onde eles oferecem incentivos fiscais (como redução de impostos) para atrair empresas para suas regiões. O objetivo é incentivar o desenvolvimento local e gerar empregos. Porém, isso pode prejudicar a arrecadação de outros estados, gerar desigualdade e tornar o sistema tributário mais desorganizado. Em resumo, cada região tenta "oferecer mais vantagens" para atrair negócios, mas isso pode causar problemas econômicos no país como um todo.

GAB A

Gabarito A

A Guerra Fiscal no Brasil é considerada como um dos principais problemas relativos aos exageros cometidos pelo poder público em suas esferas municipal e estadual. Ou seja, o Governo isenta algumas empresas para depois cobrar mais caro da população.

CFOPMBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo