Questões de Vestibular Sobre impactos e soluções nos meios natural e rural em geografia

Foram encontradas 276 questões

Q2093138 Geografia
(URCA/2022.2) "No dia 5 de junho, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Philips, foram mortos na região amazônica do Vale do Javari, segunda maior terra indígena do país".   (Site de notícias G1. Disponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/07/05/um-mes-das-mortes-de-bruno-e-dom-veja-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-esclarecer.ghtml).
O Brasil tem um longo histórico de violência e mortes de ativistas que lutam pela proteção dos recursos naturais, pela regularização fundiária e pelo respeito às terras indígenas no território amazônico. Com relação a esse tema é possível afirmar:

Alternativas
Q2093137 Geografia
(URCA/2022.2) "O maior cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro, sediou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento [...]. Foi a largada para que a conscientização ambiental e ecológica entrasse definitivamente na agenda dos cinco continentes"   (IPEA, 2009. Disponível em https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2303:catid=28&Itemid).
Esse evento contou com a presença de delegações de 175 países e um dos principais temas discutidos foi o combate à emissão de gases de efeito estufa. Desse evento saiu a Agenda 21, documento que definiu os caminhos a serem trilhados para um maior compromisso dos países com relação à sustentabilidade ambiental. Tendo como referência essas informações, é possível afirmar que trata-se: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076570 Geografia

Leia o texto para responder à questão.


A fragmentação do habitat e seu impacto duradouro nos ecossistemas da Terra


Conduzimos uma análise da cobertura florestal global para revelar que 70% das florestas remanescentes estão dentro de 1 km da borda da floresta, sujeita aos efeitos degradantes da fragmentação. Uma síntese de experimentos de fragmentação, abrangendo vários biomas e escalas, cinco continentes e 35 anos, demonstra que a fragmentação do habitat reduz a biodiversidade em 13 a 75% e prejudica as principais funções do ecossistema ao diminuir a biomassa e alterar os ciclos de nutrientes. Os efeitos são maiores nos fragmentos menores e mais isolados e aumentam com o passar do tempo. Essas descobertas indicam uma necessidade urgente de medidas de conservação e da restauração para melhorar a conectividade da paisagem, o que reduzirá as taxas de extinção e ajudará a manter os serviços ecossistêmicos. (HADDDA, N. M.; et al., 2015).


HADDDA, N. M. et al. A fragmentação do habitat e seu impacto duradouro nos ecossistemas da Terra. Sci. Adv, 2015. http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm


Agora, analise a distribuição florestal na imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


As interferências humanas em regiões de florestas têm como consequência a(o)


Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073498 Geografia
O problema da superposição entre as Terras Indígenas (TI) e as Unidades de Conservação (UC) no país revela a inexistência de uma política articulada, da parte do Estado brasileiro, em relação aos espaços ambientais protegidos no território nacional. É o caso, por exemplo, da situação do Parque Nacional do Araguaia, que está superposto, dentre outros, à Terra Indígena Inãwebohoná, de ocupação tradicional dos povos indígenas Javaé e Karajá. 
(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.) 
A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070902 Geografia
“Lixo oceânico de diferentes países lançados ao longo dos anos em milhares de cursos d'água deságuam no mar e vão parar na região que fica entre a costa do estado norte-americano da Califórnia e o Havaí. A incidência de correntes marítimas do Oceano Pacífico favorece o acúmulo do lixo nessa região do planeta, cuja mancha de 80 mil toneladas de lixo resulta do acúmulo de detritos, principalmente de plásticos, a qual se concentra em uma área de 1,6 milhão de km2 , equivalente a cerca de mais de duas vezes o território da França. Estudo divulgado em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos afirmou que até 2050 os oceanos terão mais pedaços de microplásticos do que de peixes.”
Ilha de lixo no Oceano Pacífico é 16 vezes maior do que se imaginava. Galileu, 28 mar. 2018.
Com base na descrição geográfica do exemplo do grave problema ambiental citado no texto, assinale a assertiva que contém a perspectiva geográfica e política adequada ao enfrentamento dessa problemática. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070899 Geografia
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas  
Alternativas
Q2058759 Geografia
Atente para descrição contida no seguinte excerto: “[...] uma feição morfológica, desenvolvida durante períodos em que as condições climáticas favoreceram a operação de processos hidrodinâmicos e de meteorização específicos, que propiciaram a elaboração de uma superfície de erosão, ligeiramente inclinada, contando todas as estruturas e rochas, independentemente de sua natureza”.

Passos, E.; Bigarella J. J. Superfícies de erosão. In: Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A, J, T. (org.)3° ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.


O trecho acima refere-se a uma feição morfológica ou superfície de erosão conhecida como
Alternativas
Q2058758 Geografia
Erosão é um processo que possui causas multifatoriais, tornando-se um problema verificado em diversos tipos de solo em todo Brasil. Com a erosão, ocorrem impactos diversos que se refletem em perdas agrícolas, deterioração de áreas urbanas, comprometimento de alguns setores em bacias hidrográficas, entre outros. Com o avanço e a consolidação de pesquisas que investigam esse problema, surgiram estratégias, técnicas e práticas de manejo e conservação do solo tais como 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2022 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1994382 Geografia

Ideias para adiar o fim do mundo



Imagem associada para resolução da questão

“O problema é que faz muito tempo que nós começamos a achar que todos os lugares são lugares para serem ocupados pelos humanos. Pelos humanos e pelas suas tralhas. Pelos humanos e as suas tralhas tecnológicas, seu aparato, seu maquinário, suas cidades estúpidas.”
Adaptado de canalcurta.tv.br.


No trecho citado do documentário, Ailton Krenak faz uma crítica às “tralhas tecnológicas” da humanidade. 
Essa crítica está associada à defesa da:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853915 Geografia
A erosão costeira no estado do Ceará é um fenômeno preocupante que tem afetado algumas áreas ao longo do tempo, como se observa nos municípios de Caucaia e Fortaleza. Este processo tem provocando diversos prejuízos ambientais e socioeconômicos. Dentre as causas desse fenômeno encontram-se
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 1ª Etapa |
Q1798872 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


O desenvolvimento econômico mundial veio acompanhado de sérios problemas ambientais, como o uso inadequado do solo e o desmatamento das regiões tropicais, que levou ao desaparecimento de suas florestas, associado,

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798238 Geografia
O vinhoto também é conhecido pelos nomes vinhaça, tiborna ou restilo. Trata-se de um resíduo produzido após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol. É um resíduo poluidor, cuja geração tem sido aumentada na esteira do avanço do uso do etanol como combustível. Todavia, é possível seu reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais.
(www.novacana.com. Adaptado.)
No Brasil, como principal forma de reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais do vinhoto, esse resíduo tem sido usado em maior escala como
Alternativas
Q1797655 Geografia
Analise a figura.
Imagem associada para resolução da questão
(www.ecoeficientes.com.br)
Considerando conhecimentos sobre a questão ambiental, a utilização da técnica representada permite
Alternativas
Q1797654 Geografia
Uma pesquisadora francesa foi detida pela Polícia Federal ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 39 sapos mortos na bagagem, sem autorização do Ibama. Os animais estavam acondicionados em recipientes plásticos, alguns em formol, outros em lâminas de resina para estudos de estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos. Laudo concluído pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo identificou 11 espécies de anfíbios em meio ao material encontrado.
(www.ibama.gov.br, 26.09.2016. Adaptado.)
A ação praticada pela pesquisadora caracteriza a
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794461 Geografia
De acordo com a Resolução Conama 001, qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por matéria ou energia resultante das atividades humanas, dependerá da elaboração de um estudo a ser submetido à aprovação do órgão estadual competente e do Ibama.
De acordo com o excerto, a Resolução Conama 001 condiciona a intervenção humana no meio ambiente à elaboração e aprovação de um
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794458 Geografia
Analise as imagens de satélite de uma mesma área do estado de Rondônia.

Imagem associada para resolução da questão
(Elian A. Lucci et al. Território e sociedade no mundo globalizado, 2014.)
A comparação dessas imagens indica
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNIVESP Prova: VUNESP - 2018 - UNIVESP - Vestibular |
Q1686617 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br)


O processo ilustrado nas figuras provoca, entre outras consequências, a

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia |
Q1680868 Geografia
Queimadas no Pantanal passam dos 1.600 focos em julho e já são as maiores desde 1998. Imagem associada para resolução da questão Disponível em: https://www.oeco.org.br/noticias/queimadas-no-pantanal-passam-dos-1-600-focos-em-julhoe-ja-sao-as-maiores-desde-1998/

Os principais efeitos, no meio ambiente, de um fato triste para o planeta, como esse noticiado, ocorreram no país, em julho e agosto de 2020, são os seguintes, EXCETO:
Alternativas
Q1672529 Geografia
Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são:
Alternativas
Q1672527 Geografia

Examine o infográfico.


Imagem associada para resolução da questão

(Claudio Jacinto. https://ipoema.org.br. Adaptado.)


O infográfico apresenta orientações para a concepção de

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: D
6: A
7: D
8: D
9: D
10: D
11: D
12: D
13: E
14: A
15: C
16: E
17: D
18: A
19: D
20: C