Questões de Vestibular
Sobre industrialização em geografia
Foram encontradas 279 questões
W. Praxedes. Sociologia da inteligência artificial. In: Revista Espaço Acadêmico, v. 24, n.º 244, 2024, p. 181–191.
Tendo o texto precedente como referência, julgue o item a seguir, relativos ao contexto sociológico da realidade atual, marcada pelos avanços da tecnologia da informação.
A Revolução Industrial foi marcada pela extração de minérios, ao passo que a revolução da informação, atualmente vivenciada, é marcada pela mineração de metadados.
A segunda tendência da industrialização brasileira dsstacada no texto pode ser descrita como:
Nas últimas décadas, o processo de globalização ampliado com a liberalização comercial modificou sobremaneira a natureza e a extensão dos mercados, com firmas vendendo seus produtos finais, partes e componentes, por todo o mundo e para diferentes fases do processo produtivo. Além disso, reduziu os custos de comunicação, transporte e organização institucional entre fronteiras, o que, associado às inovações tecnológicas e à fragmentação do processo produtivo, promoveu o crescimento do volume de mercadorias transacionadas internacionalmente e impulsionou a integração comercial e produtiva entre os países. No entanto, os efeitos expansivos do comércio não se difundiram globalmente, estando concentrados em poucos países e regiões que operam como mercados integrados. Em 2009, apenas três regiões foram responsáveis por aproximadamente 80% do PIB mundial e dominaram 84% do comércio global: União Europeia (41,2%); Leste Asiático (29,45%) e Nafta (EUA, Canadá e México — 13,2%), enquanto a América Latina apresentou um resultado bastante incipiente (3,8%).
Revista de Economia Política. Vol. 35, n.º 3 (140), p. 622-44,
julho-setembro/2015 (com adaptações).
Tendo como referência a imagem e o texto apresentados, assinale a opção correta.
A contribuição da indústria para o Produto Interno Bruto
(PIB), considerada de forma isolada, é insuficiente para
mostrar a importância quantitativa e qualitativa das
atividades secundárias em um país. Por isso, a
Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Industrial – Unido coleta outros dados que revelam a
importância da indústria e seu grau de desenvolvimento
tecnológico em diversos países.
O campo deixou de ser exclusivamente um espaço de produção, tornando-se, também, um importante espaço de consumo de bens industrializados.
Devido ao franco desenvolvimento da atividade fabril, os interesses econômicos industriais foram desvinculados das atividades agropecuárias, passando a indústria a produzir mais bens de consumo.
Ainda que a divisão social do trabalho tenha se tornado mais complexa na manufatura, o trabalho artesanal permaneceu sendo a base do processo de produção.
A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.
Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”.
Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.
O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea:
a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre
esse assunto, indique a alternativa correta:
Patricia Knebel - O leitor é daqueles adeptos do café em cápsula? Se pudesse personalizar a sua caixa, que hoje é vendida com apenas um sabor, escolhendo a variedade da sua preferência, entre expresso, capuccino e chá verde, seria uma boa, não é mesmo? Pois isso já é possível. (...)
Bem-vindo ao maravilhoso mundo da Indústria 4.0, que traz a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Robótica e Internet das Coisas (IoT) para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Fonte:https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/es- peciais/dia_da_industria/2021/05/793610-industria-4-0-a-profunda- transformacao-que-impacta-o-chao-de-fabrica.html
A transição para uma quarta revolução industrial vem sendo marcada pela integração de sistemas ciberfísicos, com tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, criando não apenas produtos novos, mas uma nova forma de produzir.
Um possível impacto dessas transformações sobre o mundo do trabalho é
O Fordismo se caracteriza pela
Sobre o processo de industrialização no Brasil, analise o diagrama a seguir:
Os fatos representados no diagrama acima
apresentam características do seguinte período
industrial brasileiro:
Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.
(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)
O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências
Observe a figura a seguir.
Os três fuscas da imagem fazem parte do acervo do Museu de Inhotim. O Fusca, antes de se tornar objeto de
arte, foi símbolo da indústria automobilística mundial,
hoje marcada pelos métodos toyotistas de fabricação.
Com base nos conhecimentos sobre sistemas produtivos no transcurso do século XX, considere as afirmativas a seguir.
I. As práticas toyotistas na indústria automobilística buscaram superar os parâmetros básicos do fordismo ao operarem com o just in time e a produção diversificada em uma mesma base de fabricação.
II. O espírito da ideologia nazista de Estado forte se entrelaçou com a fabricação, na Alemanha, dos carros Volkswagen.
III. Automóveis expostos em museus permitem observar transformações nos campos social e cultural do século XX, tais como a preocupação com a questão ecológica.
IV. A produção em larga escala de automóveis pelas indústrias Ford marcou o nascimento da “linha de produção flexível”.
Assinale a alternativa correta.
Os fatores locacionais correspondem às vantagens competitivas que um determinado local oferece para a instalação de indústrias.
Sobre os fatores locacionais é incorreto afirmar:
Em Franca, emprego em alta nos calçados
Na contramão de outras cidades que têm no calçado o principal eixo da economia, Franca (SP) viu crescer o número de empregos em 2012. Os dados revelam que o Rio Grande do Sul teve um decréscimo de 4,8%, enquanto o Ceará apresentou declínio de 2% e a Bahia de 10,5%. Em Franca o crescimento do nível de emprego gira na ordem de 4%. Empresários do setor garantem que se não fossem as vendas internas seria impossível aumentar os empregos, já que as exportações caíram 15% em setembro de 2012. O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca diz que a alta do imposto de importação dos sapatos chineses ajudou um pouco a indústria nacional, mas que é preciso mais. A alegação é que os países asiáticos estariam enviando partes dos sapatos para montagem no Brasil, livrando-se da alíquota de importação para o sapato completo.
Para lidar com a concorrência das importações asiáticas, a indústria brasileira de calçados
tem empreendido ações com o objetivo de