Questões de Vestibular
Sobre população em geografia
Foram encontradas 490 questões
O mapa a seguir mostra a distribuição da população pelo território brasileiro.
(Atlas Geográfico Escolar − IBGE. Disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3050-caracteristicas-demograficas/distribuicao-da-populacao.html. Acesso em 02/12/2024.)
A partir da leitura do mapa e de seus conhecimentos sobre a distribuição da população pelo território brasileiro, assinale a alternativa correta.
Rosling, H. Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2019. p. 102.
Sobre os fatores que afetam as mudanças expressas nos indicadores de qualidade de vida, assinale a alternativa correta.
Texto I
Salve a lua de Bennin
Viva o povo de Benguela
Essa luz que brilha em mim
E habita a Portela
Tal a história de Mahin
Liberdade se rebela
Nasci quilombo e cresci favela!
[...]
O sangue que corre na veia é Malê!
Em cada prece, em cada sonho, nega
Eu te sinto, nega
Seja onde for
Em cada canto, em cada sonho, nego
Eu te cuido, nego
Cá de onde estou.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/portela-rj/samba-enredo-2024-um-defeito-de-cor/. Acesso em: 04 set. 2024 (fragmento).
Texto II
A população quilombola do Brasil é de 1.327.802 pessoas, ou 0,65% do total de habitantes. Os dados são do Censo 2022, que investigou pela primeira vez esse grupo, que é integrante dos povos e das comunidades tradicionais reconhecidos pela Constituição de 1988. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros. O Nordeste concentra 68,19% (ou 905.415 pessoas) do total de quilombolas do país.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37464-brasil- tem-1-3- milhao-de-quilombolas-em-1-696-municipios. Acesso em: 9 jul. 2024.
A partir do trecho do samba-enredo indicado e das informações dadas, considerando a história dos povos afro-brasileiros e africanos, assinale a alternativa correta.
Observe o gráfico e o mapa a seguir e veja os dados sobre as pessoas autodeclaradas indígenas no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, no Brasil.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf. Acesso em: 19 de set. de 2024.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf. Acesso em: 19 de set. de 2024.
Considerando as informações constantes do gráfico e do mapa e a história dos povos indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2021, apontou que nas macrorregiões brasileiras a insegurança das mulheres em andarem à noite na cidade onde vivem variou entre 31% e 59%, sendo mais alta do que a dos homens em todas as macrorregiões. Isso evidencia diferenças regionais em uma das faces da desigualdade de gênero no país.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enanpege/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV154_MD1_SA162_ ID287717112021111158.pdf. Acesso em: 04 set. 2024 (adaptado)
Observe os mapas e assinale a alternativa correta sobre as diferenças regionais nas taxas de feminicídios e homicídios de mulheres nas macrorregiões brasileiras.
Em 2023, o mundo atingiu o número de 114 milhões de pessoas deslocadas à força de seus países. Desse total, 710 mil vivem no Brasil. Dos refugiados instalados no Brasil, 560 mil são venezuelanos.
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados-no-brasil/. Acesso em: 03 de set. 2024 (adaptado).
A cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, recebeu oficialmente, até o ano de 2022, 3.591 imigrantes venezuelanos. Esse número coloca Dourados como a quarta cidade no Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes, que acolhe imigrantes da Venezuela. Sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil, é correto afirmar que
“Dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (21/03), mostram que 111,28 milhões de pessoas vivem próximo ao litoral brasileiro, em uma faixa de território que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa. Isso representa 54,8% do total da população em 2022 (203,08 milhões), de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2010, houve aumento de quase 5 milhões de pessoas, em números absolutos (eram 106,37 milhões). No entanto, a parcela da população vivendo no litoral em relação ao total da população recuou, já que eram 55,8% na ocasião”.
Fonte: Vitor Abdala. Mais da metade da população brasileira vive no litoral. Agência Brasil, EBC. 21/03/2024.
Considerando a passagem acima apresentada, assinale a afirmação FALSA.
“A população da cidade de Petrolina (PE) chegou a 386.786 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 31,58% e de mais 92.824 habitantes em relação ao censo realizado em 2010. O aumento foi suficiente para que Petrolina superasse Caruaru (378.052) e Olinda (349.976) no ranking de maior população de Pernambuco, ficando atrás do Recife (1.488.920) e de Jaboatão dos Guararapes (643.759). Apesar de ambas serem as cidades mais populosas do estado, os dois municípios pernambucanos observaram encolhimento nos números populacionais com queda em comparação ao Censo de 2010”.
Fonte: Censo 2022: com 386.786 habitantes, Petrolina supera Caruaru e Olinda e é a terceira maior cidade de Pernambuco. G1 Petrolina, 28/06/2023. Disponível em https://g1.globo.com
Considerando o excerto acima, é correto dizer que


(United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2022). Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects 2022. Disponível em: http://population.un.org/wpp/. Acesso em 25/08/2023.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.
(Adaptado de: Populações Tradicionais – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais. Acesso em 12/06/2023.)
Assinale a alternativa que faz a correspondência correta dos povos e comunidades tradicionais com a sua região de atuação e com as suas práticas específicas de organização socioterritorial.

De acordo com o mapa, um continente teve o maior acréscimo de megacidades no século XXI. Esse acréscimo é explicado, principalmente, pelo seguinte processo social ocorrido nos últimos cinquenta anos:
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
As pessoas estão em constante movimento pelo território, essencialmente em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida. A mobilidade populacional pelo espaço geográfico é chamada migração. [...] Movimentos migratórios ocorreram praticamente em todas as épocas da história da humanidade e não é diferente no mundo atual. [...] Os motivos das migrações são os mais variados e, embora haja razões naturais para alguns movimentos migratórios (secas, terremotos, enchentes e desastres ambientais), além de motivações políticas e guerras, na maioria das vezes, eles são impulsionados por fatores socioeconômicos. [...] Nas últimas décadas, por exemplo, intensificou-se a chamada “migração de cérebros”: trabalhadores e pesquisadores altamente qualificados que emigram para regiões desenvolvidas ou que estão em um processo ascendente de desenvolvimento. O termo, também, é denominado como “fuga de cérebros”, pois são doutores, pesquisadores, trabalhadores técnicos que deixam de contribuir com seus conhecimentos no país natal. O Brasil é um país que faz parte dessa realidade, pois não são poucos os pesquisadores e os trabalhadores qualificados que saíram daqui nos últimos tempos, especialmente os envolvidos em ciência e tecnologia.
Boulos Júnior, Alfredo Multiversos: ciências humanas: populações, territórios e fronteiras: ensino médio / Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2020. Adaptado.
Analise as assertivas a seguir sobre o referido tipo de migração
I) Diversas causas podem estar associadas a esse fenômeno, sendo uma delas a questão da baixa empregabilidade, isto é, dificuldade que essas pessoas têm de encontrar uma oportunidade de trabalho nas suas respectivas áreas, o que as obriga a migrar para outras áreas do conhecimento. II) A debandada de profissionais de alto nível acontece, também, quando há baixos investimentos destinados à ciência e à tecnologia, o que resulta, entre outros, na redução de verbas disponíveis aos cursos de pós-graduação e em um menor número de bolsas de pesquisa destinadas aos programas de pesquisa nas universidades e Institutos de Ensino Superior, levando, muitas vezes, alunos e professores a buscarem alternativas, no exterior, para continuarem seus trabalhos. III) As consequências dessa emigração é, dentre outras, a escassez de profissionais qualificados no país de origem e, no médio e no longo prazo, a falta desse capital humano impacta o desenvolvimento científico e tecnológico, podendo causar prejuízos à economia e ao desenvolvimento interno. IV) A conjuntura política de um país influencia na saída de profissionais qualificados, pois esses são dependentes politicamente dos governos locais. Por isso, migram para países com tendências para gestões autoritárias.
Estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na última segunda-feira (1º) a coleta do censo demográfico de 2022. Serão recenseadas todas as pessoas residentes no território nacional e no Distrito Federal, ao longo dos próximos três meses. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.
Texto II
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.
https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/coleta-do-censo-demografico-2022-do-ibge-junto-aos-ministerios https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4.html?=&t=o-que-e
Qual das opções apresenta realização específica do censo demográfico brasileiro, em 2022?

Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:

ONU
A partir disso, assinale a pirâmide etária que melhor representa as informações projetadas para o ano de 2050:
A teoria malthusiana pregava uma série de normas que, estabelecidas com base no controle moral, eram dirigidas a todas as camadas da população e atingiam todas as classes sociais.
Segundo a teoria reformista, o número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e o seu padrão de vida se eleva.
A teoria neomalthusiana foi criada como uma tentativa de explicar a ocorrência de fome nos países subdesenvolvidos de modo a minimizar o impacto das questões econômicas sobre a desigualdade social no planeta.