Questões de Vestibular
Sobre população em geografia
Foram encontradas 493 questões
(United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2022). Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects 2022. Disponível em: http://population.un.org/wpp/. Acesso em 25/08/2023.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.
(Adaptado de: Populações Tradicionais – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais. Acesso em 12/06/2023.)
Assinale a alternativa que faz a correspondência correta dos povos e comunidades tradicionais com a sua região de atuação e com as suas práticas específicas de organização socioterritorial.
De acordo com o mapa, um continente teve o maior acréscimo de megacidades no século XXI. Esse acréscimo é explicado, principalmente, pelo seguinte processo social ocorrido nos últimos cinquenta anos:
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
As pessoas estão em constante movimento pelo território, essencialmente em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida. A mobilidade populacional pelo espaço geográfico é chamada migração. [...] Movimentos migratórios ocorreram praticamente em todas as épocas da história da humanidade e não é diferente no mundo atual. [...] Os motivos das migrações são os mais variados e, embora haja razões naturais para alguns movimentos migratórios (secas, terremotos, enchentes e desastres ambientais), além de motivações políticas e guerras, na maioria das vezes, eles são impulsionados por fatores socioeconômicos. [...] Nas últimas décadas, por exemplo, intensificou-se a chamada “migração de cérebros”: trabalhadores e pesquisadores altamente qualificados que emigram para regiões desenvolvidas ou que estão em um processo ascendente de desenvolvimento. O termo, também, é denominado como “fuga de cérebros”, pois são doutores, pesquisadores, trabalhadores técnicos que deixam de contribuir com seus conhecimentos no país natal. O Brasil é um país que faz parte dessa realidade, pois não são poucos os pesquisadores e os trabalhadores qualificados que saíram daqui nos últimos tempos, especialmente os envolvidos em ciência e tecnologia.
Boulos Júnior, Alfredo Multiversos: ciências humanas: populações, territórios e fronteiras: ensino médio / Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2020. Adaptado.
Analise as assertivas a seguir sobre o referido tipo de migração
I) Diversas causas podem estar associadas a esse fenômeno, sendo uma delas a questão da baixa empregabilidade, isto é, dificuldade que essas pessoas têm de encontrar uma oportunidade de trabalho nas suas respectivas áreas, o que as obriga a migrar para outras áreas do conhecimento. II) A debandada de profissionais de alto nível acontece, também, quando há baixos investimentos destinados à ciência e à tecnologia, o que resulta, entre outros, na redução de verbas disponíveis aos cursos de pós-graduação e em um menor número de bolsas de pesquisa destinadas aos programas de pesquisa nas universidades e Institutos de Ensino Superior, levando, muitas vezes, alunos e professores a buscarem alternativas, no exterior, para continuarem seus trabalhos. III) As consequências dessa emigração é, dentre outras, a escassez de profissionais qualificados no país de origem e, no médio e no longo prazo, a falta desse capital humano impacta o desenvolvimento científico e tecnológico, podendo causar prejuízos à economia e ao desenvolvimento interno. IV) A conjuntura política de um país influencia na saída de profissionais qualificados, pois esses são dependentes politicamente dos governos locais. Por isso, migram para países com tendências para gestões autoritárias.
Estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na última segunda-feira (1º) a coleta do censo demográfico de 2022. Serão recenseadas todas as pessoas residentes no território nacional e no Distrito Federal, ao longo dos próximos três meses. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.
Texto II
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.
https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/coleta-do-censo-demografico-2022-do-ibge-junto-aos-ministerios https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4.html?=&t=o-que-e
Qual das opções apresenta realização específica do censo demográfico brasileiro, em 2022?
Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
A teoria malthusiana pregava uma série de normas que, estabelecidas com base no controle moral, eram dirigidas a todas as camadas da população e atingiam todas as classes sociais.
Segundo a teoria reformista, o número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e o seu padrão de vida se eleva.
A teoria neomalthusiana foi criada como uma tentativa de explicar a ocorrência de fome nos países subdesenvolvidos de modo a minimizar o impacto das questões econômicas sobre a desigualdade social no planeta.
A partir da análise dos dados dos gráficos, assinale a alternativa INCORRETA.
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/os-erros-que-fizeram-a-venezuela-mergulhar-em-uma-crise-sem-fim-1wvp4zcyfz9p93diq8c45uyic. Acesso em 19/06/2018
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) O fluxo migratório dos venezuelanos dirige-se para o Brasil e para outros países da América Latina, como Colômbia, Equador e Panamá. ( ) O número de venezuelanos que migram para o território brasileiro é impreciso, pois o fluxo de parte dos migrantes é pendular, isto é, eles entram no Brasil e retornam à Venezuela, levando bens de consumo para seus familiares. ( ) Roraima é o estado brasileiro com o maior fluxo de migrantes, funcionando como principal porta de entrada para os venezuelanos. ( ) As constantes migrações de venezuelanos para o Brasil representam um significativo impacto no mercado de trabalho e na renda da população brasileira, pois o País é considerado populoso e densamente povoado.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Os movimentos de deslocamento de populações é um tema central na pauta de discussões dos governos nacionais e das organizações internacionais como a ONU e a Comunidade Europeia. Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado. No mapa acima, alguns dos movimentos migratórios são representados por setas, indicando as principais áreas e os países de saída e de destino. O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, entre os quais pode-se citar: desastres ambientais; guerras; perseguições políticas, étnicas ou culturais; oportunidades de estudo e trabalho; melhores condições de vida.
A partir da observação do mapa e do texto acima, é possível afirmar:
I. Nas áreas do mapa onde o contraste de desenvolvimento econômico e social entre países vizinhos é acentuado, observam-se fluxos migratórios.
II. No mapa, constata-se que os fluxos migratórios regionais são mais frequentes que os intercontinentais.
III. Os fluxos sul-norte são predominantes e estão relacionados à dependência cultural, econômica e histórica dos países chamados subdesenvolvidos em relação aos países ditos desenvolvidos.
IV. A Europa Ocidental é o principal destino dos movimentos migratórios mundiais, seguido pelos fluxos para os EUA.
Estão corretas apenas as afirmativas
A partir do gráfico, afirma-se:
I. O Brasil apresenta crescimento populacional constante, sendo o pós-Segunda Guerra Mundial (1946-1964) o período de maior aceleração, motivada pela política de atração de imigrantes promovida pelo Estado brasileiro. II. Em 2010, atingimos a marca de 190,7 milhões de habitantes, indicando o risco que o País corre com a possibilidade de se tornar superpopuloso no médio prazo. III. A desaceleração do crescimento populacional identificada na última década é resultado da diminuição da taxa de fecundidade, sem que haja, no País, uma política nacional de controle de natalidade. IV. A desaceleração do crescimento demográfico, associada a fatores como o aumento da longevidade, tem levado ao envelhecimento da população brasileira pela queda do percentual de jovens no total de habitantes do País.
Estão corretas apenas as afirmativas
A Europa Ocidental e os Estados Unidos, a partir da década de 1960, foram palcos de uma revolução nos comportamentos e costumes que mudaria a vida social e cultural no Ocidente. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse movimento, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A expansão do capitalismo, na década de 1950, não possui qualquer relação com os movimentos da década de 1960, visto que estes movimentos fizeram da crítica ao capitalismo sua maior bandeira.
( ) O surgimento da juventude como ator político foi uma das características marcantes da época.
( ) A crítica às igrejas tradicionais levou a uma maior expansão do ateísmo e as questões de espiritualidade deixaram de ser consideradas importantes.
( ) A revolução sexual ocorrida na década de 1960 foi uma herdeira direta da descoberta da pílula anticoncepcional e dos antibióticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A concentração de imigrantes pobres nas cidades confunde aqueles que contavam utilizar a imigração branca para “civilizar” o país. Torna-se evidente uma realidade social cujos termos eram até então antinômicos: a existência de europeus pobres, nivelados ao estatuto dos escravos de ganho e do eito, exercendo atividades insalubres e personificando formas de decadência social que pareciam estar reservadas aos negros.
(ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In. NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.310.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a imigração europeia para o Brasil, entre os séculos XIX e XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As condições precárias de vida dos proletários e camponeses europeus foram determinantes para a sua vinda para o Brasil. ( ) O incentivo à imigração europeia para o Brasil tinha duas funções principais: prover de mão de obra as lavouras e “civilizar” o Brasil. ( ) A decadência social dos imigrantes europeus contribuiu para a manutenção da precária eficácia da administração pública do Brasil. ( ) A tentativa de atração de imigrantes europeus para o Brasil tinha por objetivo suprir o vazio deixado pelo fim do tráfico de escravos negros vindos da África. ( ) A imigração de europeus para o Brasil se revelou um total fracasso devido às limitações impostas pela classe social da qual eram oriundos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
A Prefeitura de Florianópolis se prepara para acolher centenas de imigrantes – principalmente haitianos – até o fim de agosto de 2015. Isso porque ao menos 20 ônibus fretados devem deixar o Norte do país com destino às capitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A informação já havia sido anunciada pelo Ministério da Justiça no meio do mês, mas foi confirmada pela Secretaria de Assistência Social de Florianópolis na noite deste domingo. É a segunda grande leva de imigrantes que saem do Norte em direção a outras regiões do Brasil em 2015. No fim de semana, Florianópolis já recebeu 34 haitianos vindos do Acre, que foram conduzidos em um abrigo montado no bairro Capoeiras. Desta vez, um convênio de R$ 2 milhões entre o Acre e o Governo Federal permitirá o custeio de 43 ônibus fretados especialmente para o transporte dos estrangeiros, sendo que 23 irão para o Sudeste e 20 para o Sul. O prazo para uso da verba é de 60 dias.
(Serviço Pastoral dos Migrantes, 2015. Disponível em: <https://spmigrantes.wordpress.com/>. Acesso em: 19 ago. 2015.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da saída dos haitianos de seu país.
A esperança de vida ao nascer é um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar. A esperança de vida do brasileiro passou a ser de 74,6 anos em 2012, 5 meses e 12 dias a mais em relação à estimada em 2011 (74,1). Em relação a sexo, a esperança de vida dos homens passou de 70,6 anos em 2011 para 71 anos em 2012, e para as mulheres, aumentou de 77,7 para 78,3 anos, considerando o mesmo período.
Sobre os vários argumentos que justificam o aumento da esperança de vida ao nascer, considere as afirmativas a seguir.
I. O aumento da esperança de vida assim como a redução da mortalidade infantil refletem avanços na melhoria da qualidade de vida no País na última década. II. Maior esperança de vida significa o aumento da população idosa no País, o que exige políticas públicas e privadas para atender às necessidades diversificadas dessa parcela da população. III. A redução da mortalidade infantil tem relação direta com a participação crescente da mulher nos diferentes setores da economia e no acesso às novas tecnologias no setor de saúde da mulher. IV. Os resultados apresentados no gráfico permitem inferir que a esperança de vida de todos os brasileiros aumentou, independentemente das desigualdades entre as diferentes regiões do país.
Assinale a alternativa correta.