Questões de Vestibular
Sobre solo em geografia
Foram encontradas 130 questões
No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.
Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
A técnica contribuiu para o desenvolvimento do problema porque causou o(a)
Leia atentamente o excerto a seguir:
“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.
Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.
Dentre os elementos naturais que compõem a
paisagem, a descrição acima se refere a
O território brasileiro se caracteriza por uma grande diversidade de tipos de solos, correspondendo, diretamente, à intensidade de interação das diferentes formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos associados, os quais, por sua vez, condicionam diferentes processos formadores dos solos. A essa diversidade, deve-se a natureza de nosso país, suas potencialidades e limitações de uso e, em grande parte, às diferenças regionais no que se refere às diversas formas de ocupação, uso e desenvolvimento do território. (O TERRITÓRIO, 2019).
Sobre o uso do solo com atividade agrícola, marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.
( ) A Região Nordeste, embora bastante antropizada, apresenta uma intensidade de uso intermediária, face às limitações climáticas que oferece às atividades agropecuárias.
( ) A calagem elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas, estimulando o crescimento das raízes, favorecendo as culturas.
( ) Em regiões onde há baixa densidade demográfica, em geral, a produção agrícola é extensiva, ou seja, de baixa produtividade.
( ) as atividades agropecuárias são mais intensivas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Fonte: Fundação Zoobotânica. RS biodiversidade. Revista Natureza em Revista. Edição Especial. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.p.38.
De forma poética, o texto revela

Disponível em: <https://bhrecicla.com.br/blog/impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o-do-solo-entenda-esse-problema/>. Acesso em: 13 ago. 2019.
Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o geógrafo José Carlos Ugeda, além dos claros riscos de incêndios florestais, as queimadas podem — a longo prazo — destruir a “vida” do solo.
(Fabio Manzano. www.g1.globo.com, 23.08.2019. Adaptado.)
A destruição da “vida” do solo está relacionada, neste caso,
com
Atente para o seguinte excerto: “Dessa forma, é possível reconhecer que degradação ambiental tem causas e consequências sociais, ou seja, o problema não é apenas físico”.
Cunha, S. B. da e Guerra, A. J. T. degradação ambiental. In. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1996. p.334
Considerando as causas da degradação ambiental nas áreas rurais e urbanas, atente para as seguintes afirmações:
I.As ocupações irregulares provocam a desestabilização de áreas de encosta; contudo, essas ocupações não representam um problema ambiental.
II.A combinação entre grandes volumes de chuva, presença de sedimentos finos no solo e desmatamento estão entre as causas da degradação do meio ambiente.
III.Dentre as causas da erosão laminar estão a mecanização da agricultura, a monocultura e o mal uso da terra.
É correto o que se afirma em
Leia o texto abaixo.
Pesquisas evidenciam que a linha de praia do delta do Rio Nilo está retrocedendo da costa a uma taxa alarmante. A água marinha ameaça solos agricultáveis e afeta milhões de pessoas.
Assinale a alternativa correta sobre fatores que podem estar relacionados à retração da linha de praia do delta do Rio Nilo.

(Fillipe T. P. Torres. Introdução à Geomorfologia, 2012. Adaptado.)
O domínio morfoclimático descrito no excerto corresponde, no mapa, ao número
Considere que uma das paisagens apresentadas nas imagens tem a seguinte descrição:
• Clima com elevada precipitação anual – de 1500 a 4000 mm –, distribuída em todos os meses do ano; temperatura média de 25°C a 28°C.
• Solos com grandes profundidades, pobres em húmus, mas com contínua e rápida reciclagem de nutrientes.
• Alta riqueza de vertebrados, como anfíbios, répteis e mamíferos.
A imagem que corresponde a essas características é a
Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) Dentre os principais consequências desse processo, estão as perdas de nutrientes por lixiviação, a redução na capacidade de infiltração e de retenção de umidade do solo, a sedimentação e a deposição do material erodido nas zonas baixas do relevo. 2) A cobertura vegetal é importante para fornecer matéria orgânica e sombreamento ao solo, proporcionando, portanto, benefícios não apenas por evitar a erosão, como também por aumentar os organismos benéficos ao solo. 3) As vertentes em que a declividade é mais acentuada apresentam um predomínio da pedogênese sobre a morfogênese. Esse fato é marcante nas vertentes íngremes dos tabuleiros alagoanos. 4) A diminuição dos rendimentos nos cultivos é cada vez maior com a degradação do solo, devido à sobre-exploração, os altos índices de desmatamento, a eliminação da cobertura vegetal e o excesso de lavoura do solo. 5) Os solos submetidos a intenso voçorocamento são exatamente aqueles pouco desenvolvidos em que foi preservada a cobertura vegetal primitiva e densa.
Estão corretas: