Questões de Vestibular Sobre solo em geografia

Foram encontradas 134 questões

Q2093133 Geografia
(URCA/2022.2) A degradação dos solos se apresenta como um dos maiores problemas para a manutenção da dinâmica saudável dos ecossistemas. Impacta diretamente, também, a produção agrícola, ocasionado sérios prejuízos às colheitas. Essa degradação está associada ao seu mau uso e conservação. Com base nessa informação, assinale a opção que NÃO causa degradação dos solos:
Alternativas
Q2092770 Geografia
A invasão da Ucrânia pela Rússia pode ser melhor entendida dentro de um cenário amplo, analisando-se aspectos sociais, econômicos e geopolíticos. Além desses aspectos, não se pode desprezar a configuração física do país europeu, desde a localização geoestratégica do território até os recursos naturais nele existentes. Solo e relevo atrelados às condições climáticas proporcionaram aos ucranianos posição de destaque na produção de trigo, de milho, de batata, de cevada, de beterraba.
No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.
Alternativas
Q2092767 Geografia
“O processo de arenização está localizado no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e a República Oriental do Uruguai, sendo constituída pelos municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda. Este processo ocupa larga faixa da região, sendo que a degradação do solo nesta área apresenta-se sob a forma de areais (Suertegaray, 2001).” 
Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070900 Geografia
No Ceará, as chamadas serras úmidas representam expressões dos principais maciços residuais cristalinos que consistem significativamente em brejos de altitude. Nesse contexto, estão as serras de Baturité e da Meruoca, por exemplo.
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070899 Geografia
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070898 Geografia
“O termo Campos Sulinos é utilizado para denominar as regiões campestres nos três estados da região Sul do Brasil, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catariana (SC) e Paraná (PR). Apesar de ocupar menos de 7% da superfície terrestre do Brasil, essa região é bastante heterogênea, tanto em suas condições climáticas e de solo, quanto em relação às suas fisionomias vegetais, e a contribuição da vegetação campestre em termos de área.”
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q1985232 Geografia
Às margens do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó, no sertão pernambucano, desenvolve-se um processo de desertificação. Na área, o arroz era cultivado há cerca de 20 anos através da técnica de irrigação por inundação.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
A técnica contribuiu para o desenvolvimento do problema porque causou o(a)
Alternativas
Q1857047 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1802298 Geografia

Leia atentamente o excerto a seguir:


“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.


Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.


Dentre os elementos naturais que compõem a paisagem, a descrição acima se refere a

Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2017 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1401108 Geografia
O conceito de erosão apresenta definições mais amplas ou mais restritas. A mais abrangente envolve os processos de denudação da superfície terrestre de forma geral, incluindo desde os processos de intemperismo de todos os tipos até os de transporte e deposição de material. Outro conceito, mais restrito, envolve apenas o deslocamento do material intemperizado, seja solo ou rocha, por agentes de transporte como a água corrente, o vento, o gelo ou a gravidade, produzindo formas erosivas características. R. Fairbridge. The Encyclopedia of Geomorphology, 1968. Adaptado.

Exemplo de processo ao qual se aplica o conceito mais restrito de erosão é
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2015 - IF-PR - Vestibular - Cursos Técnicos |
Q1398840 Geografia
As imagens abaixo permitem entender os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) em declarar 2015 como o Ano Internacional dos Solos.
Imagem associada para resolução da questão
Adaptado de <http://oglobo.globo.com/>. Acesso em: 19 out. 2015.
Imagem associada para resolução da questão
Adaptado de ROSS, J. L. S. et al (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 549 p.

A ONU declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos com o objetivo de:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: IF Farroupilha - RS Prova: INEP - 2019 - IF Farroupilha - RS - Vestibular |
Q1391118 Geografia
“A planura do chão, o tapete sem falha das gramas, a cor verde-paleácea (...) como que derrama o espírito de encontro ao horizonte desconhecido, no qual se apoia o firmamento. As nuvens de bom tempo (...) completam este painel de tintas pálidas, formando um panorama de conjunto tão extenso, tão suave nas transições (...) que sempre de novo ocorre a comparação com o oceano. A Campanha é um oceano, não de água, mas de grama.”
Fonte: Fundação Zoobotânica. RS biodiversidade. Revista Natureza em Revista. Edição Especial. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.p.38.

De forma poética, o texto revela
Alternativas
Ano: 2017 Banca: INEP Órgão: IF Sul Rio-Grandense Prova: INEP - 2017 - IF Sul Rio-Grandense - Vestibular - Integrado |
Q1378090 Geografia
“[...] faixa situada ao sul do Saara cujas características transitam entre as do deserto e as da savana. É ocupada predominantemente por populações que praticam atividades econômicas rudimentares”.
(CONTI, José Bueno. Clima e Meio Ambiente – São Paulo: Atual, 1998. p. 67)

A região geográfica descrita no texto recebe o nome de
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular - HISTÓRIA, GEOGRAFIA e MATEMÁTICA |
Q1375014 Geografia
A ação de desagregação das rochas, por intemperismo físico e químico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condições para que a ação bacteriana, além da decomposição de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfície da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos. (PIFFER, 2005. p. 206).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconômico dos solos, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular - HISTÓRIA, GEOGRAFIA e MATEMÁTICA |
Q1375008 Geografia
O meio, ou paisagem, natural de uma área é formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que são interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espaço, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geológica e relevo, solo, vegetação e fauna originais e hidrografia. (VESENTINI, 2004. p. 302).

A partir da informação e dos conhecimentos das inter-relações dos fatores bióticos e abióticos da paisagem, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2009 - UEFS - Vestibular - História, Geografia e Matemática |
Q1372267 Geografia
Tido como verdadeiro santuário ecológico, constitui um valioso banco genético, que não pode ser destruído. Forma um ecossistema complexo, mas frágil, pois as teias de relações ou interações entre seus elementos são bastante delicadas.

O texto refere-se ao ecossistema
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNIMONTES Órgão: Unimontes - MG Prova: UNIMONTES - 2019 - Unimontes - MG - Vestibular - PAES - Primeira Etapa |
Q1370080 Geografia
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://bhrecicla.com.br/blog/impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o-do-solo-entenda-esse-problema/>. Acesso em: 13 ago. 2019.
Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2008 - UFMT - Vestibular - UAB - Processo Seletivo Específico |
Q1369678 Geografia
Leia o texto.
Solo de Santa Catarina está desmanchando, diz pesquisador.
Parte do solo do Estado de Santa Catarina está desmanchando. A afirmação é do professor do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense, Júlio Cezar Wasserman.[...] Segundo ele, o desabamento de terra ocorrido nas encostas de cidades do estado devido às fortes chuvas é um processo chamado solifluxão e, na maior parte das vezes, o fenômeno acontece devido ao desmatamento das encostas. “Quando se tem ocupação de favelas ou residências com pouca estrutura nessas áreas, esse processo vai ocorrer”, disse.
(Adaptado. Disponível em: www.ambientabrasil.com.br. Acesso em 06/07/2009.)
Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364591 Geografia
Em relação ao intemperismo, aos solos e sua importância econômica, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. O intemperismo, também conhecido como meteorização, constitui um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração das rochas. II. A lateralização provoca o empobrecimento dos solos, devido à retirada de minerais hidrossolúveis. III. Os solos aluviais, juntamente com os solos de origem eólica, são autóctones. IV. O massapé é originário da decomposição de solos magmáticos, apresenta uma coloração avermelhada e é fundamental para a cultura do café.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
Alternativas
Q1362499 Geografia
Para o entendimento da gênese e da classificação dos solos, é necessário levar em consideração os demais elementos da paisagem: relevo, clima, vegetação, hidrografia e estrutura geológica. O conhecimento dos componentes do solo permite relacionar os nutrientes ao grau de fertilidade, assim como o conhecimento dos agentes de transporte e de deposição permitem o estudo dos processos erosivos no solo. Assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a distribuição dos solos no mundo, é nítida a relação dos mesmos com a latitude e, dessa forma, pode-se associá-los aos chamados solos azonais.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: A
6: D
7: C
8: C
9: B
10: C
11: B
12: C
13: B
14: E
15: A
16: B
17: C
18: B
19: A
20: E