Questões de Vestibular Sobre solo em geografia

Foram encontradas 130 questões

Q2092770 Geografia
A invasão da Ucrânia pela Rússia pode ser melhor entendida dentro de um cenário amplo, analisando-se aspectos sociais, econômicos e geopolíticos. Além desses aspectos, não se pode desprezar a configuração física do país europeu, desde a localização geoestratégica do território até os recursos naturais nele existentes. Solo e relevo atrelados às condições climáticas proporcionaram aos ucranianos posição de destaque na produção de trigo, de milho, de batata, de cevada, de beterraba.
No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.
Alternativas
Q2092767 Geografia
“O processo de arenização está localizado no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e a República Oriental do Uruguai, sendo constituída pelos municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda. Este processo ocupa larga faixa da região, sendo que a degradação do solo nesta área apresenta-se sob a forma de areais (Suertegaray, 2001).” 
Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
Alternativas
Q2093133 Geografia
(URCA/2022.2) A degradação dos solos se apresenta como um dos maiores problemas para a manutenção da dinâmica saudável dos ecossistemas. Impacta diretamente, também, a produção agrícola, ocasionado sérios prejuízos às colheitas. Essa degradação está associada ao seu mau uso e conservação. Com base nessa informação, assinale a opção que NÃO causa degradação dos solos:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070900 Geografia
No Ceará, as chamadas serras úmidas representam expressões dos principais maciços residuais cristalinos que consistem significativamente em brejos de altitude. Nesse contexto, estão as serras de Baturité e da Meruoca, por exemplo.
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070899 Geografia
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070898 Geografia
“O termo Campos Sulinos é utilizado para denominar as regiões campestres nos três estados da região Sul do Brasil, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catariana (SC) e Paraná (PR). Apesar de ocupar menos de 7% da superfície terrestre do Brasil, essa região é bastante heterogênea, tanto em suas condições climáticas e de solo, quanto em relação às suas fisionomias vegetais, e a contribuição da vegetação campestre em termos de área.”
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q1985232 Geografia
Às margens do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó, no sertão pernambucano, desenvolve-se um processo de desertificação. Na área, o arroz era cultivado há cerca de 20 anos através da técnica de irrigação por inundação.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
A técnica contribuiu para o desenvolvimento do problema porque causou o(a)
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1802298 Geografia

Leia atentamente o excerto a seguir:


“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.


Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.


Dentre os elementos naturais que compõem a paisagem, a descrição acima se refere a

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 2ª Etapa |
Q1403565 Geografia

O território brasileiro se caracteriza por uma grande diversidade de tipos de solos, correspondendo, diretamente, à intensidade de interação das diferentes formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos associados, os quais, por sua vez, condicionam diferentes processos formadores dos solos. A essa diversidade, deve-se a natureza de nosso país, suas potencialidades e limitações de uso e, em grande parte, às diferenças regionais no que se refere às diversas formas de ocupação, uso e desenvolvimento do território. (O TERRITÓRIO, 2019).


Sobre o uso do solo com atividade agrícola, marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.


( ) A Região Nordeste, embora bastante antropizada, apresenta uma intensidade de uso intermediária, face às limitações climáticas que oferece às atividades agropecuárias.

( ) A calagem elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas, estimulando o crescimento das raízes, favorecendo as culturas.


( ) Em regiões onde há baixa densidade demográfica, em geral, a produção agrícola é extensiva, ou seja, de baixa produtividade.


( ) as atividades agropecuárias são mais intensivas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: IF Farroupilha - RS Prova: INEP - 2019 - IF Farroupilha - RS - Vestibular |
Q1391118 Geografia
“A planura do chão, o tapete sem falha das gramas, a cor verde-paleácea (...) como que derrama o espírito de encontro ao horizonte desconhecido, no qual se apoia o firmamento. As nuvens de bom tempo (...) completam este painel de tintas pálidas, formando um panorama de conjunto tão extenso, tão suave nas transições (...) que sempre de novo ocorre a comparação com o oceano. A Campanha é um oceano, não de água, mas de grama.”
Fonte: Fundação Zoobotânica. RS biodiversidade. Revista Natureza em Revista. Edição Especial. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.p.38.

De forma poética, o texto revela
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNIMONTES Órgão: Unimontes - MG Prova: UNIMONTES - 2019 - Unimontes - MG - Vestibular - PAES - Primeira Etapa |
Q1370080 Geografia
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://bhrecicla.com.br/blog/impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o-do-solo-entenda-esse-problema/>. Acesso em: 13 ago. 2019.
Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: FAMEMA Prova: VUNESP - 2019 - FAMEMA - Vestibular 2020 - Prova II |
Q1339308 Geografia

De acordo com o geógrafo José Carlos Ugeda, além dos claros riscos de incêndios florestais, as queimadas podem — a longo prazo — destruir a “vida” do solo.

(Fabio Manzano. www.g1.globo.com, 23.08.2019. Adaptado.)

A destruição da “vida” do solo está relacionada, neste caso, com

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338652 Geografia
A técnica apresentada na imagem permite
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História 2° Fase |
Q1309780 Geografia

Atente para o seguinte excerto: “Dessa forma, é possível reconhecer que degradação ambiental tem causas e consequências sociais, ou seja, o problema não é apenas físico”.

Cunha, S. B. da e Guerra, A. J. T. degradação ambiental. In. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1996. p.334


Considerando as causas da degradação ambiental nas áreas rurais e urbanas, atente para as seguintes afirmações:


I.As ocupações irregulares provocam a desestabilização de áreas de encosta; contudo, essas ocupações não representam um problema ambiental.


II.A combinação entre grandes volumes de chuva, presença de sedimentos finos no solo e desmatamento estão entre as causas da degradação do meio ambiente.


III.Dentre as causas da erosão laminar estão a mecanização da agricultura, a monocultura e o mal uso da terra.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1280119 Geografia
No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular 3º Dia |
Q1014013 Geografia

Leia o texto abaixo.


Pesquisas evidenciam que a linha de praia do delta do Rio Nilo está retrocedendo da costa a uma taxa alarmante. A água marinha ameaça solos agricultáveis e afeta milhões de pessoas.


Assinale a alternativa correta sobre fatores que podem estar relacionados à retração da linha de praia do delta do Rio Nilo.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2018 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335878 Geografia
Analise o excerto e o mapa. Região de solos rasos e pedregosos, com presença recorrente de Vertissolos, caracterizada por extenso processo de pediplanação gerador de superfícies de relevo plano pontuada por inselbergs residuais isolados ou agrupados.
Imagem associada para resolução da questão
(Fillipe T. P. Torres. Introdução à Geomorfologia, 2012. Adaptado.)

O domínio morfoclimático descrito no excerto corresponde, no mapa, ao número
Alternativas
Ano: 2018 Banca: ASPEUR Órgão: FEEVALE Prova: ASPEUR - 2018 - FEEVALE - Vestibular de Verão - Prova Objetiva |
Q1333949 Geografia

Considere que uma das paisagens apresentadas nas imagens tem a seguinte descrição:


• Clima com elevada precipitação anual – de 1500 a 4000 mm –, distribuída em todos os meses do ano; temperatura média de 25°C a 28°C.

• Solos com grandes profundidades, pobres em húmus, mas com contínua e rápida reciclagem de nutrientes.

• Alta riqueza de vertebrados, como anfíbios, répteis e mamíferos.


A imagem que corresponde a essas características é a  

Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331577 Geografia
O ambiente de Tabuleiros, no território alagoano, compreende uma área que se caracteriza pelo predomínio de relevo plano a ondulado, em terrenos sedimentares. Nesse ambiente, observa-se o predomínio de um tipo de solo que vem sendo amplamente utilizado pelo sistema agrário para o cultivo da cana-de-açúcar. Assinale-o.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Prova de Medicina-2018.2- 1° DIA- PROVA TIPO 1 |
Q1331529 Geografia
A erosão dos solos agrícolas é um problema que se verifica em escala mundial, embora tenha maior gravidade nos países em desenvolvimento. É um problema que afeta seriamente o ambiente, sob diversos aspectos.

Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) Dentre os principais consequências desse processo, estão as perdas de nutrientes por lixiviação, a redução na capacidade de infiltração e de retenção de umidade do solo, a sedimentação e a deposição do material erodido nas zonas baixas do relevo. 2) A cobertura vegetal é importante para fornecer matéria orgânica e sombreamento ao solo, proporcionando, portanto, benefícios não apenas por evitar a erosão, como também por aumentar os organismos benéficos ao solo. 3) As vertentes em que a declividade é mais acentuada apresentam um predomínio da pedogênese sobre a morfogênese. Esse fato é marcante nas vertentes íngremes dos tabuleiros alagoanos. 4) A diminuição dos rendimentos nos cultivos é cada vez maior com a degradação do solo, devido à sobre-exploração, os altos índices de desmatamento, a eliminação da cobertura vegetal e o excesso de lavoura do solo. 5) Os solos submetidos a intenso voçorocamento são exatamente aqueles pouco desenvolvidos em que foi preservada a cobertura vegetal primitiva e densa.

Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: A
6: D
7: C
8: B
9: A
10: C
11: C
12: A
13: C
14: D
15: D
16: C
17: E
18: A
19: B
20: C