Analise o excerto e o mapa. Região de solos rasos e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2018 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335878 Geografia
Analise o excerto e o mapa. Região de solos rasos e pedregosos, com presença recorrente de Vertissolos, caracterizada por extenso processo de pediplanação gerador de superfícies de relevo plano pontuada por inselbergs residuais isolados ou agrupados.
Imagem associada para resolução da questão
(Fillipe T. P. Torres. Introdução à Geomorfologia, 2012. Adaptado.)

O domínio morfoclimático descrito no excerto corresponde, no mapa, ao número
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Domínio morfoclimático é uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si.

Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.

O domínio morfoclimático da caatinga está localizado na Região Nordeste do Brasil, e apresenta um relevo formado por depressões.

O clima semiárido contribui para que haja um baixo índice de chuvas no local. A caatinga atravessa períodos de estiagem superiores a um ano e padece de diversas secas.

No que diz respeito à hidrografia, a maior parte dos rios são temporários (secam uma vez por ano).

Isso ocorre devido às altas temperaturas da região e também devido ao tipo de solo, que por não apresentar uma boa permeabilidade, contribui para a evaporação da água.

A má permeabilidade do solo tem impacto direto na quantidade de nutrientes; quanto mais água é possível reter, mais nutrido e fértil um solo é. Os solos argilosos (que contêm argila em 30% de sua composição), por exemplo, têm mais nutrientes do que os solos arenosos (que contêm areia em 70% de sua composição).

Regra geral, a caatinga possui solo raso, isto é, um solo cuja camada rochosa fica bem perto da superfície.

O fato de a caatinga possuir um solo raso dificulta que as raízes das plantas possam explorar o solo em profundidade.

A vegetação da caatinga subdivide-se em três tipos:

Um fato bastante característico da vegetação da caatinga, é que ela conseguiu se adaptar às condições locais. A carnaúba, por exemplo, produz uma espécie de cera que reveste suas folhas, e ajuda a evitar a perda de água por evaporação. O juazeiro, por sua vez, desenvolveu raízes extremamente profundas, que permitem a absorção da água do solo. Há plantas que têm a capacidade de reter água; algumas espécies de cacto, por exemplo, conseguem reter mais de 3 litros.

https://www.todamateria.com.br/dominios-morfoclimaticos/

 Inselberg, é o resto de relevo saliente em meio a uma paisagem de planície semi-árida, oriunda de uma longa história erosiva relacionada a processos secos.

Vertissolos é uma ordem caracterizada por solos usualmente de textura argilosa a muita argilosa,

Pediplanação é o processo que leva, em regiões de clima árido a semiárido, ao desenvolvimento de áreas aplainadas

RESOLUÇÃO:

Dentro do conceito de Domínios Morfoclimáticos, regiões geográficas homogêneas proposto pelo professor Ab’Sáber, a descrição se refere ao domínio da Caatinga, constituído por depressões intermontanas e interplanálticas semiáridas com vegetação de caatinga. Estende-se principalmente pelo Sertão do Nordeste e chega até o norte do Estado de Minas Gerais.

GABARITO:

(E) 4.

Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-o-dominio-morfoclimatico-descrito-no-excerto-corresponde-no-mapa-ao-numero.html

Região de solos rasos e pedregosos, com presença recorrente de Vertissolos, caracterizada por extenso processo de pediplanação gerador de superfícies de relevo plano pontuada por inselbergs residuais isolados ou agrupados.

A descrição corresponde à Caatinga. Essa região possui solos rasos e pedregosos, com Vertissolos em áreas específicas. O relevo é caracterizado por superfícies aplainadas devido à pediplanação, com inselbergs – formações rochosas isoladas que se destacam na paisagem. Esses aspectos são típicos do semiárido nordestino brasileiro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo