Questões de Vestibular
Sobre migração, refugiados e demografia na atualidade em atualidades
Foram encontradas 72 questões
Disponível em: https://www.acnur.org. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Disponível em: https://operamundi.uol.com.br. Acesso em 24 de jun. de 2022.
Com relação às atuais migrações internacionais forçadas, assinale a opção correta.
I. A política de fronteiras entre EUA e México tornou-se um tema de campanha nas eleições estadunidenses de 2016, com o candidato republicano defendendo a construção de um muro separando os dois países.
II. A imigração é um tema sensível na atualidade na Europa, tendo-se observado, na última década, um incremento do deslocamento de populações do Oriente Médio (especialmente Síria) e Norte da África em direção à Turquia, Grécia, Itália e Espanha, que são os principais países de entrada na Comunidade Europeia.
III. A China tornou-se, no século XXI, o principal parque industrial do planeta, mas também um grande consumidor de matérias-primas, produtos semiacabados e gêneros alimentícios etc. É o principal parceiro econômico dos Estados Unidos, embora uma certa retomada do nacionalismo econômico estimule a sobretaxação de seus produtos e o estabelecimento de barreiras alfandegárias para produtos chineses nos EUA.
IV. A América Latina assumiu um papel preponderante na economia global na última década em associação com seus parceiros estratégicos (BRICs, Aliança Sul-Sul, Mercosul), que almejam um lugar condizente em organismos internacionais como a Organização Mundial do Comércio e o Conselho de Segurança da ONU.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
(https://exame.abril.com.br, 04.05.2018. Adaptado.)
Dentre os movimentos migratórios mundiais, têm chamado atenção os deslocamentos com destino a Roraima, no Brasil. Esses fluxos migratórios têm como origem
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43764607, acessado em 12/05/2018.
O drama dos refugiados por vezes choca o planeta, como nas imagens de crianças mortas nas praias, após tentativas frustradas de entrar na Europa. Mas, para aqueles refugiados que conseguem chegar aos países europeus, além das barreiras linguística, cultural e econômica, soma-se uma dificuldade: as ações políticas, quando não ações violentas, de grupos que rejeitam e hostilizam a chegada dessa população em busca de sobrevivência.
Assinale abaixo a orientação ideológica desses grupos:
Disponível em:<https://222.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-o-medo- dos-reugiados> . Acesso em: 02 jul. 2019.
Sobre o tema refugiados no mundo, é correto afirmar que
De acordo com o porta-voz da Organização Internacional de Migrações, as cerca de 40 mil pessoas por mês que deixam a Venezuela em direção à Colômbia se assemelham ao número de imigrantes que chegavam à Itália em 2015, no auge da crise de refugiados.
Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br>. Acesso em: 8 ago. 2018.
A partir da leitura do texto, pode-se inferir que
Dados sobre Refúgio
Estamos testemunhando os maiores níveis de deslocamento já registrados na história do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Mais de 70,8 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas estão 25,9 milhões de refugiados, metade dos quais são menores de 18 anos. A cada minuto, 25 pessoas são deslocadas a força em decorrência de conflitos ou perseguições [...].
A questão das populações migrantes tem grande repercussão mundial. Essa problemática é consequência de diversos motivos (econômicos, conflitos étnicos e religiosos, violação de direitos humanos) e gera o deslocamento de milhares de pessoas que compõem grupos com características próprias. Sobre os refugiados é CORRETO afirmar:
O trecho da reportagem destaca a aversão e a hostilidade que parcela da sociedade alemã demonstra pelo que é diferente, características que conceituam a palavra:
Analise o gráfico a seguir.
Fonte: Departamento de Polícia Federal (até 20/03/2016). Adaptado de BRASIL. Ministério da Justiça. Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). Sistema de refúgio brasileiro – desafios e perspectivas. Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/fileadmin/scripts/doc.php?file=t3/fileadmin/Documentos/portugues/Estatisticas/Sistema_de_Refugio_brasileiro_-_Refugio_em_numeros_-_05_05_2016>. Acesso em: 18 mai. 2016.
O aumento das solicitações de refúgio em território brasileiro pode ser explicado
Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.
Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes:
I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul.
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa.
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.
Está correto o que se afirma em
Leia o texto e observe a imagem.
Numa guerra não se matam milhares de pessoas.
Matase alguém que adora espaguete, outro que é
gay, outro que tem uma namorada. Uma
acumulação de pequenas memórias... .
Nós que aqui estamos, por vós esperamos.
Direção de Marcelo Masagão. Brasil, 1999
A partir do texto e da imagem, podese afirmar corretamente que
Refugiados do Mundo*
*Nestes dados não estão computados os palestinos. UNHCR‐ GLOBAL TRENDS, 2017. Adaptado.
Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:
De acordo com o jornal argelino Liberté, uma embarcação com espanhóis foi interceptada, em abril, ao tentar atracar irregularmente na Argélia. Segundo a reportagem, quatro jovens imigrantes tinham perdido seus empregos na Espanha e se dirigiram a Orã, cidade no litoral mediterrâneo da Argélia, em busca de novas fontes de trabalho. Com o pedido de visto negado, o grupo foi interceptado pela guarda costeira argelina, durante uma tentativa de entrada irregular no país africano.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23124/guarda+costeira+da+argelia+interceptou+barco+com+imigrantes +espanhois+diz+jornal.shtml
Sobre o assunto da reportagem, é CORRETO afirmar:
Leia o mapa ilustrativo a seguir:
A leitura do mapa ilustrativo permite afirmar que se trata
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/. Acesso: 01.abr. 2019.
Os dois cartogramas acima mostram dois fluxos no continente americano e Caribe que indicam a grande crise
humanitária que essas regiões sofrem há décadas. Esses fluxos atuais indicados nos cartogramas são de:
Leia o texto a seguir e responda.
Figura 3: Representação no número de refugiados em um grupo de 113 pessoas
Tendências Globais sobre refugiados e outras populações de interesse do ACNUR
Segundo relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em 2017, em todo o mundo, o deslocamento forçado causado por guerras, violência e perseguições atingiu em 2016 o número mais alto já registrado.
A nova edição do relatório ―Tendências Globais‖, o maior levantamento da organização em matéria de deslocamento, revela que ao final de 2016 havia cerca de 65,6 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos – mais de 300 mil em relação ao ano anterior.
Esse total representa um vasto número de pessoas que precisam de proteção no mundo inteiro.
Fonte: Disponível em:<http://www.acnur.org/portugues/recursos/estatisticas/> . Acesso em: 07 set. 2017. Adaptado.
1. Migrantes 2. Refugiados 3. Imigrantes 4. Deslocados internos
I. Pessoas que devido a uma perseguição política, um conflito bélico ou outra situação que ponha a sua vida em risco, se vê obrigada a solicitar refúgio no estrangeiro. II. Pessoas que escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar sua vida em busca de trabalho, educação ou por reunião familiar. III. Pessoas que deixaram as suas casas, fugindo de perseguição, fome, violência ou razões de conflito armado, mas não cruzaram nenhuma fronteira internacional. IV. Pessoas que têm a permissão para fixar-se no país de acolhimento, incluindo as pessoas que são admitidas para fins de reagrupamento familiar.
Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA.
De acordo com o jornal argelino Liberté, uma embarcação com espanhóis foi interceptada, em abril, ao tentar atracar irregularmente na Argélia. Segundo a reportagem, quatro jovens imigrantes tinham perdido seus empregos na Espanha e se dirigiram a Orã, cidade no litoral mediterrâneo da Argélia, em busca de novas fontes de trabalho. Com o pedido de visto negado, o grupo foi interceptado pela guarda costeira argelina, durante uma tentativa de entrada irregular no país africano.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23124/guarda+costeira+da+argelia+interceptou+barco+com+imigrantes +espanhois+diz+jornal.shtml
A Sobre o assunto da reportagem, é CORRETO afirmar:
Leia o excerto a seguir:
Milhares de refugiados rohingya que fugiram da repressão na Birmânia enfrentam agora o perigo eminente das monções no sul de Bangladesh, um dos países mais propensos a inundações.
(700 mil refugiados rohingya enfrentam perigo das monções no Bangladesh. Publicado em 03 mai. 2018.
Disponível: https://observador.pt/2018/05/03/700-mil-refugiados-rohingya-enfrentam-perigo-das-moncoes-no-bangladesh/. Acesso em: 20 ago. 2018, às 22h00.
Com base na notícia acima, bem como nos seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa correta: