Questões de Vestibular
Sobre política em atualidades
Foram encontradas 232 questões
Disponível em: https://www.acnur.org. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).

Disponível em: https://operamundi.uol.com.br. Acesso em 24 de jun. de 2022.
Com relação às atuais migrações internacionais forçadas, assinale a opção correta.
Liberdade de expressão: os cidadãos têm o direito de se expressar, sem o perigo de punições severas, quanto aos assuntos políticos de uma forma geral, o que inclui a liberdade de criticar os funcionários do governo, o governo em si, o regime, a ordem socioeconômica e a ideologia dominante.
Fontes de informação diversificadas: os cidadãos têm o direito de buscar fontes de informação, alternativas, diversificadas e independentes. Ademais, a existência de fontes de informação alternativa deve ser protegida por lei.
DAHL, R. A. Sobre a democracia, EDU: UnB, 2001 (adaptado).
TEXTO 2 Embora os regimes políticos possam ser derrubados e as ideologias criticadas e destituídas de sua legitimidade, por trás de um regime e de sua ideologia há sempre um modo de pensar e de sentir, uma série de hábitos culturais, uma nebulosa de instintos obscuros e de pulsões insondáveis.
ECO, U. O Fascismo Eterno. In: Cinco escritos Morais. Editora Record: Rio de Janeiro, 2002 (adaptado).
TEXTO 3 A figura a seguir exemplifica algumas condutas que, segundo Umberto Eco, podem ser consideradas contraditórias aos princípios democráticos.

Disponível em: https://www.facebook.com/EditoraRecord/photos. Acesso em: 18 ago. 2022 (adaptado).
Com base na concepção de regimes políticos, abordada pelos autores, avalie as afirmações a seguir.
I. A democracia é o sistema que se propõe a assegurar aos seus cidadãos uma liberdade pessoal mais ampla do que outros modelos.
II. A liberdade de expressão no sistema democrático garante que a manifestação de um agente político e de um cidadão possuam repercussões equivalentes.
III. As fake news são manifestações relacionadas à categoria de fontes de informação diversificadas e podem ser uti lizadas como estratégia para fragilizar o sistema democrático de governo.
IV. O direito à liberdade de expressão permite a emissão de opinião crítica e discursos contrários à democracia e aos direitos humanos.
É correto apenas o que se afirma em
O texto a seguir foi publicado no Diário do Nordeste, antes de deflagrada a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Uma ameaça de guerra entre Rússia e Ucrânia veio à tona. Moscou vem sendo acusado de preparar uma invasão militar ao vizinho pró-ocidente. O país mobilizou mais de 100.000 soldados na fronteira com a Ucrânia, o que gera temores de uma invasão iminente.
A rivalidade entre os países tem raízes históricas. Rússia e Ucrânia compartilham como origem o chamado Rus de Kiev, um principado que existiu entre os séculos IX e XIII. Essa entidade abrangia a Rússia contemporânea, a Ucrânia e Belarus. Moscou considera esta área como seu berço.
Donbass, onde está localizada uma bacia mineira e industrial, é economicamente vital para a Ucrânia. A região fica ao leste do país e é o epicentro do conflito entre as forças de Kiev e os separatistas pró-russos apoiados por Moscou desde 2014.
Uma batalha cultural entre Kiev e Moscou também está no centro do conflito. Há argumentos de que a região, juntamente com grande parte do leste da Ucrânia, é povoada por uma população de língua russa que precisa ser protegida do nacionalismo ucraniano.
Segundo informações da agência de notícias AFP, a russofilia da região deve-se, no entanto, à russificação forçada e ao repovoamento da região após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de centenas de milhares de trabalhadores russos.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/mundo/russia-e-ucrania-entenda-a-rivalidade-e-o-risco-de-guerra-entre-paises-1.3184974
O expansionismo russo sobre a Ucrânia coloca a União Europeia-UE em uma situação paradoxal e de conflito de interesses, uma vez que

Estátua de Cristóvão Colombo é derrubada em protestos em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos. Policiais armados isolam a estátua.
A partir do registro fotográfico da derrubada da estátua de Cristóvão Colombo em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos, em junho de 2020, e de seus conhecimentos sobre as relações entre presente e passado, assinale a alternativa correta.

(www.agenciabrasil.ebc.com.br)
Esse protesto teve como uma de suas principais motivações a defesa
Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.
EUA derrubam drone iraniano no Estreito de Ormuz
Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.
[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.
[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica.
As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.
A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere
as seguintes proposições:
I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.
II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.
III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.
É correto o que se afirma em
(http://goo.gl/PHjMNm. Acesso: 29/11/2013. Adaptado.)
Uma consequência direta do fortalecimento do nacionalismo na Europa é o risco das fragmentações territoriais, as quais levam à
“A declaração de independência de Kosovo terá consequências sérias para toda a região. Os sérvios da Bósnia-Herzegóvina enxergarão o acontecimento como precedente que confirma seu próprio direito de separar-se de um Estado que nunca funcionou realmente. A independência também vai provocar inquietude em Estados vizinhos, especialmente Macedônia e Montenegro, e terá efeito caótico sobre o mapa dos Bálcãs.”
(www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u372930.shtml. Acesso: 09/04/2010.)
Essa é uma situação relativa a
A polêmica lei que levou a novos protestos de rua em Hong Kong
Manifestantes em Hong Kong bloquearam novamente as principais estradas e prédios do governo, e a polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha em resposta. [...] Há um monte de informações de contexto importantes -algumas das quais remontam a décadas -que ajudam a explicar o que está acontecendo.
Fonte: BBC, 2019. < https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/12/a-polemica-lei-que-levou-a-novos-protestos-de-rua-em-hong-kong.ghtml>. Acesso em 22 ago. 2019.
Hong Kong é uma ilha no sul da China que voltou a integrar o país em 1997, após décadas de controle britânico, com sistema de leis autônomas, firmadas pelo acordo de “um país, dois sistemas”. Em 2019 cidadãos de Hong Kong protagonizaram uma sequência de protestos inusitados que ganharam repercussão mundial.
Marque a alternativa que apresenta uma das principais motivações das manifestações.
Observe a charge de Carlos Latuff (2016) reproduzida a seguir:
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/opiniao/. Acesso: 14. mai 2019.
A análise da charge esclarece que as potências:
No primeiro semestre de 2018, houve uma greve dos caminhoneiros que afetou todo o país. “A greve durou 11 dias, entre 21 e 31 de maio. Os caminhoneiros bloquearam estradas e impediram a circulação até de itens essenciais, como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. Serviços básicos, como transportes públicos, foram prejudicados. A principal reivindicação da categoria era a redução do preço do diesel, que foi atendida pelo governo federal.
Observe abaixo a imagem com alguns gráficos sobre o período:
GERBELLI, Luiz. Greve dos caminhoneiros provoca estragos na economia e deve dificultar retomada. 2018. Disponível em<http://g1.globo.com/economia/noticia/greve-dos-caminhoneiros-provoca-estragos-na-economia-e-deve-dificultar-retomada.ghtml> , Acesso em: 05/08/2018.
Considere as afirmações:
I – A greve dos caminhoneiros não foi negativa para todos os setores, visto que existem gráficos com melhora de números entre os meses antes, durante e depois da greve.
II – A queda do varejo foi insignificante de acordo com a margem de erro do IBOPE para estatísticas da economia.
– A produção industrial foi um setor que teve quedas expressivas com os reflexos da greve dos caminhoneiros para a economia e sociedade.
A alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s) é:
I → A Operação Lava-Jato, deflagrada em março de 2014, descobriu um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a PETROBRAS, políticos e grandes empreiteiras.
II → O Programa Mais Médicos, lançado em 2013, facilitou a chegada de médicos estrangeiros para trabalhar em postos de saúde de cidades brasileiras, durante três anos.
III → O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a partir de 2011, concedeu bolsas de estudo aos jovens, permitindo que eles cursassem a Universidade.
Está(ão) correta(s)
(Índia resiste à campanha americana contra a Huawei Newley Purnell, Rajesh Roy e Dustin Volz [NOVA DÉLI]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/ india-resiste-a-campanha-americana-contra-a-huawei.shtml?loggedpaywall acesso em 13 mar. 2019, às 17h13min.)
TEXTO II: A Huawei contra-ataca. Depois de sofrer acusações de espionagem e ter seus produtos banidos pela administração de Donald Trump, a companhia chinesa abriu um processo contra o governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo chairman em exercício da companhia, Guo Ping, durante conferência realizada no início desta quinta-feira [07 de março de 2019].
(Huawei processa Trump por banir seus produtos dos EUA. Disponível em: https://tecnoblog.net/281405/huawei-processa-eua-governo-trump/ acesso em 13 mar. 2019, às 17h14min.)
Esses textos ilustram uma guerra tecnológica, travada no âmbito da indústria de smartphones, entre as maiores potências econômicas do mundo. Sobre esse tema, julgue as afirmativas:
I. Autoridades dos EUA temem que a Huawei, segunda maior fabricante de smartphones do mundo, seja usada como uma ferramenta para espionagem a serviço de Pequim. II. A Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, praticamente desapareceu do mercado chinês, devido à ascensão da Apple, que agora lidera a produção local desses aparelhos. III. A instalação de sistema de defesa antimísseis estadunidense na Coreia do Sul agravou as tensões entre esse país e a China, resultando em uma reação adversa dos consumidores chineses a marcas sul-coreanas, como a Samsung.
Está (ão) correta (s):
Na análise da qual um trecho é acima reproduzido, o jornalista Nelson de Sá critica aspectos do funcionamento das redes sociais, em especial o Facebook e o YouTube. Sua crítica se dá no contexto do atentado de Christchurch, na Nova Zelândia, quando um militante de extrema-direita assassinou 51 pessoas, principalmente frequentadores de uma mesquita. O assassino divulgou o atentado numa transmissão ao vivo pelo Facebook, assistida por milhares de pessoas. De acordo com o texto, é correto afirmar que Nelson de Sá defende a ideia de que nas redes sociais haja: