Questões de Vestibular de Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais
Foram encontradas 20 questões
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020, apontam dados compilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo. De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou. Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022.
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem. Um desses aspectos estruturais é:
Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que
Leia a charge a seguir.
A charge remete a questões relacionadas à sociedade
contemporânea. Com base na charge e nos conhecimentos sobre trabalho e sociedade, assinale a alternativa correta.
Essa tabela traz dados sobre a pobreza no Brasil na última década. Nesse período, o
Ministério do Desenvolvimento Social realizou diversos projetos de inclusão e assistência,
tais como o Fome Zero e o Bolsa Família. Considerando-se os índices de pobreza
apresentados, pode-se afirmar que as políticas sociais desenvolvidos pelo governo
Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:
Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as
anamorfoses I e II são, respectivamente:
A seguir, você encontra dados que retratam a estrutura cicloviária em diferentes cidades do Brasil, incluindo São Paulo. Os dados foram obtidos junto a prefeituras e à União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e organizados pelo site Mobilize Brasil, em abril de 2015:
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-ciclovias/ Adaptado. Publicado em 26-05-2015. Acesso em 11-09-2015.
Considerando a mobilidade nas cidades brasileiras retratadas no gráfico e suas características geográficas, é possível afirmar que as cidades
Entre as escolas de samba do carnaval carioca de 2018, as campeãs se destacaram, também, por apresentar conteúdos de crítica social O samba-enredo Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?, da vice-campeã, Paraíso do Tuiuti, fazia referência ao fato de o Brasil ter sido o último país das Américas a abolir a escravidão e, 130 anos depois, o País estava na iminência de aprovar uma legislação que reduz benefícios e facilita a contratação de empregados terceirizados e temporários. Ao relacionar o lento processo de abolição da escravatura com a reforma da lei trabalhista, é correto afirmar que a Escola criticou a maneira como o País, historicamente, lida com:
A charge da cartunista Laerte remete à nova situação das relações trabalhistas criada
recentemente no Brasil, e alude:
(https://comitepopulario.wordpress.com/tag/manifestacao. Acesso: 22/08/2016.)
(https://adaoiturrusgarai.wordpress.com. Acesso: 22/08/2016.)
Esse posicionamento crítico pode ser justificado pelas alternativas abaixo, exceto:
Analise a imagem abaixo para responder à questão:
(Under the Carpet (Debaixo do Tapete). Charge de Dom Nelson. Publicada em 08 de agosto de 2016. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/32240. Acesso em: 18 ago. 2016, às 08h00.
I. A maior vantagem, para o Rio de Janeiro, de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, foi que, para sua realização, o governo realizou uma limpeza e uma grande modernização, que será legado para a cidade. II. Apesar dos problemas ainda persistentes no Rio de Janeiro, e no restante do país, a presença de turistas de todo o mundo obrigou o governo a promover uma limpeza na cidade, solucionando vários destes problemas. III.Problemas como a zika, a corrupção, a pobreza, a criminalidade e a poluição foram “varridos para debaixo do tapete”, para que o Rio de Janeiro se tornasse apresentável para sediar os Jogos Olímpicos.
Está (ão) correto (s):
Observe atentamente o mapa a seguir:
Considere a distribuição geográfica da insegurança alimentar e suas causas para analisar as seguintes afirmações:
I Uma parcela significativa dos países afetados pela insegurança alimentar vive ou vivenciou recentemente situações de grande instabilidade política e de violência, fato que sugere uma correlação entre os dois fenômenos.
II Na maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar, a situação é crônica e irreversível, pois a produtividade da agricultura é limitada por fatores naturais, tais como solos pouco férteis e regimes climáticos sujeitos à estiagem prolongada.
III A maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar apresenta mais da metade da população ativa empregada em atividades agrícolas.
Está correto o que se afirma em
Analise o gráfico.
(Pedro Rossi e Guilherme Mello. Le monde diplomatique Brasil, junho de 2018.)
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que, no cenário
brasileiro,
Observe os dados a seguir:
(Fonte: Disponível em:<http://www.metodista.br/rronline/noticias/economia/2017/artenemnem.jpg/@@images/e216c19e-68d0-4c69-b3edd8b1a5f31782.jpeg> . Acesso em: 26 ago. 2017.)
A análise do gráfico permite inferir que
(Fonte: Deficit Habitacional no Brasil, 2015. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018.)
Com base em seus conhecimentos e nos dados do gráfico, assinale a alternativa correta.
Observe a tabela sobre distribuição de transporte de cargas do Brasil.
Fonte: <http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/BOLETIM%20ESTAT%C3%8DSTICO/BOLETIM%20ESTAT%C3%8DSTICO%202017/Boletim%20Estat%C3%ADstico%20-%2001%20-%202017.pdf>Acesso em: 04 de set. 2017.
Sobre a distribuição do transporte de cargas nos diferentes modais no Brasil, é correto afirmar que
Adaptado de mapaeuropa.com.br. Adaptado de pinterest.com.
Na imagem 2, observa-se uma representação do continente europeu, feita de acordo com uma escala espaço-temporal. Sabe-se que, quanto mais próximas as linhas tracejadas, menor é o tempo de viagem de trem para percorrer uma mesma distância, o que sugere a presença de vias para trens de grande velocidade.
Comparando-se as imagens, conclui-se que o país com a maior rede de trens de grande
velocidade é a:
A hinterlândia destacada no mapa corresponde
Nos últimos anos, ser resiliente tem sido essencial para enfrentar o mercado de trabalho na sociedade brasileira, como podemos notar pelos dados apresentados nos gráficos.
Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que, no período
PUREZA: UMA MULHER CONTRA O TRABALHO ESCRAVO
A maranhense Pureza Lopes Loiola é uma importante protagonista do combate ao trabalho escravo no Brasil. Em 1993, ela saiu de Bacabal (MA), onde morava, em busca de seu filho Abel, que fora aliciado para trabalhar em uma fazenda na região. Percorreu diversos municípios do Maranhão e do Pará, buscando o paradeiro do filho. Durante a procura, que durou até 1996, quando Abel retornou ao lar, ela deparou com graves situações de exploração de trabalhadores em garimpos, carvoarias e fazendas. Pureza registrou e denunciou essas violações às autoridades do poder público. As suas andanças e denúncias precederam à ação do Estado brasileiro, que reconheceu a existência do trabalho escravo no país somente em 1995.
Adaptado de escravonempensar.org.br.
A história de Pureza Lopes Loiola alerta sobre a permanência do trabalho análogo ao escravo na sociedade brasileira na atualidade.
Um dos principais fatores que possibilitam essa permanência é a: