Questões de Vestibular
Comentadas sobre guerras, conflitos e terrorismo em conhecimentos gerais
Foram encontradas 27 questões
Svetlana Aleksiévtitch. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p.16.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item que se segue.
A Guerra Civil de Ruanda levou ao genocídio de mais de 800 mil pessoas da etnia tustsi.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/83304/920941464d8c20b416d8.png)
(www.vice.com)
Os registros fotográficos foram feitos pela missionária inglesa Alice Seeley Harris no Congo, propriedade particular do rei Leopoldo II da Bélgica. As fotografias, de grande circulação nas sociedades europeias no início do século passado, revelaram
Enquanto palestinos e israelenses entram na segunda semana de um intenso conflito, uma série de mortíferos atiça ambos os lados, em uma região em que perder a vida na guerra é algo comum.”
Fonte: https://www.google.com/amp/s/internacional.estadao.com.br/noti- cias/geral,conflito-entre-israel-e-hamas-o-que-se-deve-saber-sobre-o-te- ma,70003719274.amp. Acesso: 21/05/2021
Os violentos confrontos ocorridos no mês de maio de 2021 entre Hamas e Israel geraram mais de duzentas mortes de civis, incluindo crianças. Contudo, os conflitos entre palestinos e israelenses já se desenrolam há décadas.
A causa central dos conflitos entre palestinos e israelenses é
A península em questão é caraterizada atualmente pela:
Analise as imagens a seguir.
As duas fotografias representam dois momentos de reação de civis ao poder militar, sendo que
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/79493/683d4a03623b83272788.png)
Ele se remete a qual movimento ocorrido em 1987, no Oriente Médio?
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Euronews <https://pt.euronews.com/2019/09/12/catalunha-
dividida-pela-independencia > Acesso em: 9 abr. 2020
I. O desejo de independência da Catalunha é incentivado por outros países europeus, a exemplo da Alemanha e de Portugal. II. A independência da Catalunha tornaria o novo Estado-nação membro automático da União Europeia. III. Em 2017, um referendo proclamou a Catalunha independente da Espanha. Esse movimento separatista foi considerado ilegal e não reconhecido pelo governo espanhol. IV. A Catalunha nunca foi reconhecida como uma nação independente, apesar de apresentar um governo autônomo por meio do Generalitat (Generalidade da Catalunha).
Estão CORRETAS apenas:
O século XX foi marcado por dois grandes conflitos armados de proporções mundiais.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/77373/9d48a1b1e859c438d152.png)
O Golfo de Áden, representado no cartograma acima, é uma das regiões onde mais ocorre esse tipo de ação criminosa, porque é o espaço:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/75456/19978fc4ab53c395fec9.png)
De acordo com arte de Junião sobre a Primavera Árabe assinale a alternativa correta sobre o evento.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/76292/b9caf39e8759403f1332.png)
"No dia dois de setembro de 2015, na praia Aíi Hoca; em Bodrum/ na Turquia, a fotojomalista Niiüfer Dem ir fotografou o pequeno corpo afogado do menino Ayian Kurd!. Com dois anos de idade, Ayian morreu junto com seu irmão, Galip, com cinco anos, sua mae, Rehan, com 27 anos e outras duas pessoas que, num barco inflável, tentavam alcançar a ilha grega de Kos. [...] A fortuna das [...] imagens de Demir lastre ia-se nao no seu conteúdo, mas na forma como esse conteúdo foi apresentado. Para compreendermos o funcionamento das imagens em nossa sociedade é preciso, pois, tratar primeiramente daquilo que só as imagens possuem e que nao podería ser substituído por palavras, porque são suas características específicas - as qualidades estéticas.''
Fonte: LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Ayian Kurdi, Estudos Ibero-Americanos, n. 44 (1), 2018.
As imagens de Aylan Kurdi, por suas "qualidades estéticas", tornaram-se símbolo de um
fenômeno social contemporâneo e influenciaram a opinião pública global sobre esse
fenômeno. Indique-o:
Leia as informações para responder a questão:
(Todas as bombas inteligentes são, realmente, inteligentes? (T)ERROR(ism). Charge de TOMAS. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/19745. Acesso em: 04 mar. 2015, às 17h00.)
Nesta quinta-feira [07 de agosto de 2014], o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que havia autorizado ataques aéreos direciona- dos contra posições do chamado Estado Islâmico, o grupo radical sunita que ocupa regiões do Iraque e da Síria. O conceito desses chamados "ataques cirúrgicos" é bem atraente para estrategistas militares. Utilizando es- se método, governos conseguem atingir objetivos sem pisar no território inimigo, obtendo um mínimo de baixas em seus efetivos, além de, segundo eles, causar poucos "danos colaterais", eufemismo que inclui a morte de civis.
(Ataques aéreos cirúrgicos são mesmo precisos?Disponível em: http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/16325/-Ataques-aereos-cirurgicos--sao-mesmo-precisos-/. Acesso em: 04 mar. 2015, às 18h00.)
A luta contra o terror, desencadeada pelos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001, apresentou várias facetas nestes quase 14 anos. Invasão ao Iraque, bombardeios à Líbia, à Síria, tensões com a Coreia do Norte e, mais recentemente, o combate ao Estado Islâmico, fazem parte da lista de intervenções estadunidenses.
Após a leitura das informações, julgue as afirmativas abaixo:
I. Apesar de, supostamente, agir em nome da liberdade dos povos dos países atacados, os Estados Unidos têm provocado uma série de “efeitos colaterais”, que inclui a morte de um grande número de civis.
II. Apesar dos “efeitos colaterais”, como a morte de alguns civis, as ações dos EUA têm sido eficientes em alcançar seus objetivos, uma vez que em todas as suas intervenções o terrorismo foi erradicado do país invadido.
III. A ligação do chamado Estado Islâmico com a rede terrorista muçulmana, que inclui todos os países citados no texto, foi a motivação dos EUA para os bombardeios atuais.
Está (ão) correta (s):
Observe a imagem.
Fonte: Disponível em: <www.bluebus.com.br/maio-de-1968-o-mesem-que-foi-proibido-proibir-texto-do-jayme-serva>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Nesse mesmo contexto, despontaram outros movimentos políticos pelo mundo, EXCETO:
Observe as fotos, respectivamente de 1961 e de 1989.
(http://g1.globo.com)
As imagens podem ser utilizadas para
A mobilização da sociedade brasileira, em diversos episódios
de sua história, foi determinante para a política nacional, a
exemplo
Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar.
George Orwell Adaptado de pt.wikipedia.org.
O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica
ao seguinte sistema:
Mais de 50 empresas de 20 países, entre elas uma brasileira, foram identificadas na cadeia de suprimentos dos dispositivos explosivos improvisados usados pelo Estado Islâmico em centenas de atentados terroristas. Além de mercadorias controladas, itens tão simples quanto ligas de alumínio, celulares ou fertilizantes, que podem parecer inofensivos à primeira vista, estariam na lista dos mais de 700 componentes encontrados em um levantamento realizado ao longo de 20 meses pelo Instituto de Pesquisa de Conflito Armado.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/71871/af6a070b53bb8d5d12d6.png)
VIVIAN OSWALD Adaptado de O Globo, 26/02/2016.
A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas: