Questões de Vestibular
Comentadas sobre guerras, conflitos e terrorismo em conhecimentos gerais
Foram encontradas 26 questões
Svetlana Aleksiévtitch. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p.16.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item que se segue.
A Guerra Civil de Ruanda levou ao genocídio de mais de 800 mil pessoas da etnia tustsi.
Enquanto palestinos e israelenses entram na segunda semana de um intenso conflito, uma série de mortíferos atiça ambos os lados, em uma região em que perder a vida na guerra é algo comum.”
Fonte: https://www.google.com/amp/s/internacional.estadao.com.br/noti- cias/geral,conflito-entre-israel-e-hamas-o-que-se-deve-saber-sobre-o-te- ma,70003719274.amp. Acesso: 21/05/2021
Os violentos confrontos ocorridos no mês de maio de 2021 entre Hamas e Israel geraram mais de duzentas mortes de civis, incluindo crianças. Contudo, os conflitos entre palestinos e israelenses já se desenrolam há décadas.
A causa central dos conflitos entre palestinos e israelenses é

Ele se remete a qual movimento ocorrido em 1987, no Oriente Médio?
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Euronews <https://pt.euronews.com/2019/09/12/catalunha-
dividida-pela-independencia > Acesso em: 9 abr. 2020
I. O desejo de independência da Catalunha é incentivado por outros países europeus, a exemplo da Alemanha e de Portugal. II. A independência da Catalunha tornaria o novo Estado-nação membro automático da União Europeia. III. Em 2017, um referendo proclamou a Catalunha independente da Espanha. Esse movimento separatista foi considerado ilegal e não reconhecido pelo governo espanhol. IV. A Catalunha nunca foi reconhecida como uma nação independente, apesar de apresentar um governo autônomo por meio do Generalitat (Generalidade da Catalunha).
Estão CORRETAS apenas:

(www.vice.com)
Os registros fotográficos foram feitos pela missionária inglesa Alice Seeley Harris no Congo, propriedade particular do rei Leopoldo II da Bélgica. As fotografias, de grande circulação nas sociedades europeias no início do século passado, revelaram
O século XX foi marcado por dois grandes conflitos armados de proporções mundiais.

O Golfo de Áden, representado no cartograma acima, é uma das regiões onde mais ocorre esse tipo de ação criminosa, porque é o espaço:
O terrorismo atual utiliza as técnicas do espetáculo produzindo vídeos e montagens por vezes muito bem elaborados. O controle dos meios de difusão de conteúdo é certamente outra novidade, possibilitada pelo advento da internet [...]. Por mais chocante que possa ser o conteúdo difundido pelo Estado Islâmico, sua forma é já reveladora de que a violência está subordinada a uma lógica espetacular.
(Gabriel F. Zacarias. No espelho do terror: jihad e espetáculo, 2018.)
O texto caracteriza o terrorismo atual como peculiar, pois este
Entre 2014 e 2017, derrotar o Estado Islâmico (ISIS) foi uma das prioridades da política externa dos Estados Unidos. Ao final de 2017, o ISIS foi considerado militarmente derrotado, perdendo o controle de praticamente todos os territórios que havia conquistado na Síria e no Iraque.
A charge aponta a existência de uma incoerência entre os seguintes aspectos da política externa estadunidense no Oriente Médio:
A península em questão é caraterizada atualmente pela:
"No dia dois de setembro de 2015, na praia Aíi Hoca; em Bodrum/ na Turquia, a fotojomalista Niiüfer Dem ir fotografou o pequeno corpo afogado do menino Ayian Kurd!. Com dois anos de idade, Ayian morreu junto com seu irmão, Galip, com cinco anos, sua mae, Rehan, com 27 anos e outras duas pessoas que, num barco inflável, tentavam alcançar a ilha grega de Kos. [...] A fortuna das [...] imagens de Demir lastre ia-se nao no seu conteúdo, mas na forma como esse conteúdo foi apresentado. Para compreendermos o funcionamento das imagens em nossa sociedade é preciso, pois, tratar primeiramente daquilo que só as imagens possuem e que nao podería ser substituído por palavras, porque são suas características específicas - as qualidades estéticas.''
Fonte: LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Ayian Kurdi, Estudos Ibero-Americanos, n. 44 (1), 2018.
As imagens de Aylan Kurdi, por suas "qualidades estéticas", tornaram-se símbolo de um
fenômeno social contemporâneo e influenciaram a opinião pública global sobre esse
fenômeno. Indique-o:
Observe as fotos, respectivamente de 1961 e de 1989.
(http://g1.globo.com)
As imagens podem ser utilizadas para
Atente para o que se afirma a seguir sobre as guerras e conflitos violentos que ocorrem na África atualmente:
I. No Sudão, Congo e Etiópia predominam os conflitos de natureza étnica ou religiosa.
II. No Burundi e Ruanda os conflitos originam-se da disputa pelo poder político de um grupo sobre o outro.
III. Há grupos que disputam pela autonomia de minorias ou pelo controle de territórios e fronteiras.
É correto o que se afirma em
Fundada em 1945, a Organização das Nações Unidas anunciava como um de seus propósitos “desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direito e de autodeterminação dos povos”. Tais princípios, porém, contrastavam com práticas políticas de alguns dos países signatários.
A respeito destas incoerências, assinale a alternativa correta.

Fonte: BARROS, Fernanda. Notícias Agora. Charge publicada em 29 de maio de 2013. Autoria não divulgada. Disponível em: <http://noticiaagora.net.br/blog/?cat=4&paged=10>. Acesso em: 12 de abr 2017.
Analise as imagens a seguir.
As duas fotografias representam dois momentos de reação de civis ao poder militar, sendo que
Observe a imagem.
Fonte: Disponível em: <www.bluebus.com.br/maio-de-1968-o-mesem-que-foi-proibido-proibir-texto-do-jayme-serva>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Nesse mesmo contexto, despontaram outros movimentos políticos pelo mundo, EXCETO: