"No dia dois de setembro de 2015, na praia Aíi Hoca; em Bod...
"No dia dois de setembro de 2015, na praia Aíi Hoca; em Bodrum/ na Turquia, a fotojomalista Niiüfer Dem ir fotografou o pequeno corpo afogado do menino Ayian Kurd!. Com dois anos de idade, Ayian morreu junto com seu irmão, Galip, com cinco anos, sua mae, Rehan, com 27 anos e outras duas pessoas que, num barco inflável, tentavam alcançar a ilha grega de Kos. [...] A fortuna das [...] imagens de Demir lastre ia-se nao no seu conteúdo, mas na forma como esse conteúdo foi apresentado. Para compreendermos o funcionamento das imagens em nossa sociedade é preciso, pois, tratar primeiramente daquilo que só as imagens possuem e que nao podería ser substituído por palavras, porque são suas características específicas - as qualidades estéticas.''
Fonte: LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Ayian Kurdi, Estudos Ibero-Americanos, n. 44 (1), 2018.
As imagens de Aylan Kurdi, por suas "qualidades estéticas", tornaram-se símbolo de um
fenômeno social contemporâneo e influenciaram a opinião pública global sobre esse
fenômeno. Indique-o:
Gabarito comentado
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A imagem do menino Aylan Kurdi, fotografada na praia de Bodrum, Turquia, em 2015, tornou-se um símbolo potente do drama dos refugiados, particularmente daqueles que fugiam da guerra civil na Síria e tentavam chegar à Europa. A situação de Aylan e de sua família reflete o desespero de milhões de pessoas que, devido a conflitos armados, perseguições e condições de vida insuportáveis, buscam refúgio em outros países, arriscando suas vidas em travessias perigosas. Essas imagens revelam as tragédias humanas envolvidas no fenômeno contemporâneo da migração forçada, que atingiu proporções sem precedentes nas últimas décadas.
Dados oficiais das Nações Unidas mostram que, em 2015, o número de pessoas deslocadas à força por conflitos, perseguições e violações de direitos humanos atingiu níveis recordes, com mais de 65 milhões de indivíduos nessa condição. A crise migratória na Europa, intensificada pela guerra na Síria, fez com que milhares de refugiados tentassem alcançar países europeus através do Mediterrâneo. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) estimou que, só em 2015, mais de um milhão de refugiados chegaram à Europa por meio dessas travessias perigosas, muitos dos quais perderam a vida no processo, como Aylan Kurdi.
Além dos aspectos humanitários, a crise dos refugiados tem implicações econômicas e políticas globais. A chegada de grandes fluxos de migrantes e refugiados a países europeus gerou debates sobre a capacidade dessas nações de absorver tantas pessoas, além de suscitar questões relacionadas à xenofobia e ao nacionalismo. Em termos econômicos, há desafios e oportunidades relacionadas à inserção dos migrantes no mercado de trabalho. Internacionalmente, a crise exigiu maior cooperação entre países para lidar com as causas subjacentes da migração, como a guerra, a instabilidade política e a pobreza extrema, além da busca por soluções que garantam a dignidade e os direitos dos refugiados.
A) INCORRETO. Embora o trabalho escravo infantil seja um problema global, ele não está relacionado diretamente com as imagens do menino Aylan Kurdi, que representam um fenômeno mais específico: a crise dos refugiados.
B) INCORRETO. A fome nos países do sul da Europa é uma questão importante, especialmente no contexto das crises econômicas da última década, mas não tem relação com o evento retratado na questão, que trata do deslocamento de refugiados do Oriente Médio.
C) INCORRETO. O tráfico de órgãos é um problema sério e real, mas não tem ligação com as imagens de Aylan Kurdi, que retratam a crise dos refugiados e o drama das travessias perigosas feitas por migrantes que tentam chegar à Europa.
D) INCORRETO. A violência familiar, embora um problema de relevância global, também não tem relação com o fenômeno representado pelas imagens de Aylan Kurdi. O foco da questão é o deslocamento de refugiados do Oriente Médio para a Europa.
E) CORRETO. As imagens de Aylan Kurdi simbolizam o deslocamento de milhões de pessoas do Oriente Médio, particularmente da Síria, em direção à Europa. A guerra civil síria e a instabilidade na região levaram famílias inteiras a buscar refúgio, muitas vezes arriscando suas vidas em travessias perigosas pelo Mediterrâneo.
As imagens de Aylan Kurdi tornaram-se um marco visual e emocional da crise dos refugiados, gerando comoção mundial e pressionando os governos a responder de maneira mais humanitária à situação. O deslocamento de milhões de pessoas, sobretudo do Oriente Médio e da África, em direção à Europa continua a ser um dos maiores desafios humanitários da atualidade, exigindo uma resposta coordenada e justa, que respeite os direitos humanos e promova a integração digna dos migrantes.
É importante lembrar que a crise dos refugiados está associada a causas mais profundas, como conflitos armados, pobreza extrema e a violação dos direitos humanos. Além disso, atenção deve ser dada a possíveis armadilhas em questões que confundem fenômenos distintos, como tráfico de pessoas ou trabalho infantil, com o fenômeno da migração forçada.
Resposta: E
Gabarito do Professor: E
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