Questões de Vestibular Sobre conhecimentos gerais
Foram encontradas 1.333 questões
(Adaptado de Apartheid - Auge e declínio do regime do Apartheid sul-africano. Disponível em https://educacao.uol.com.br. Acesso em 25/09/2024.)
Sobre o Apartheid da África do Sul, é correto afirmar que
(KOPENAWA, Davi. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Coautoria de Bruce Albert. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2015. P. 75.)
De acordo com o texto, é correto afirmar sobre os yanomamis que
A doutrina socioeconômica conhecida como neoliberalismo
C constitui uma corrente de pensamento que se baseia na defesa de uma intervenção mínima do Estado na economia.
Os refugiados ambientais ainda não são uma classe reconhecida juridicamente pela maioria dos países do mundo.
Durante o século XX, grande parte da população que migrou para áreas urbanas fixou-se em cidades que exercem forte influência sobre extensas porções do território internacional; essas cidades, denominadas metrópoles mundiais, ocupam o segundo lugar na hierarquia urbana, logo abaixo das cidades globais.
Chiquinha Gonzaga pode ser considerada uma pioneira no reconhecimento dos direitos de igualdade das mulheres no Brasil, tendo podido contribuir para o fato de as mulheres brasileiras terem passado, em 1932, a ter direito ao voto.
Cordões carnavalescos são agremiações recreativas de bairros, predecessores das escolas de samba, os quais, no final do século XIX, desfilavam inicialmente pelas ruas do Rio de Janeiro e, posteriormente, pelas de São Paulo e de outras cidades brasileiras, e o nome “cordão” deve-se ao fato de seus integrantes dançarem enfileirados, mas sem a existência real de um cordão que os una.
Com propósitos diferentes, ambas as imagens promovem a desinformação. Comparando historicamente os dois exemplos de
desinformação, é correto afirmar que
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, p. 24, 2013 (adaptado). 2021.
O excerto apresentado se refere aos protestos ocorridos na Tunísia em janeiro de 2011, após a autoimolação do jovem tunisiano Mohamed Bouazizi. Em poucos dias, ocorreram manifestações espontâneas por todo o país, fazendo com que o ditador Zine Al-Abidine Ben Ali e sua família deixassem a Tunísia para se refugiar na Arábia Saudita. Com relação às ondas de protestos na Tunísia, assinale a alternativa correta.
( ) Migração interna é aquela que ocorre no interior do Estado nacional.
( ) Migração internacional é aquela que ocorre para fora do país.
( ) Emigrante é aquele que deixa o seu lugar de origem.
( ) Imigrante é aquele que deixa o seu lugar de origem.
( ) Migração pendular é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudarem ou trabalharem em outro município.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.
DELLORE, C. B. (editor responsável). Araribá Mais Geografia 9º ano. São Paulo: Moderna, 2018 (fragmento).

Disponível em: https://bhrecicla.com.br/blog/. Acesso em: 14 jan. 2022.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que nomeia corretamente o processo demonstrado no texto.

SALGADO, A. A. R.; SANTOS, L. J. C.; PAISANI, J. C. (Org.). The Physical Geography of Brazil: Environment, Vegetation and Landscape.. 1ªed.Dordrecht: Springer, 2019 (adaptado).
A correlação entre as Figuras (I), (II) e (III) permite concluir que o regime de chuvas apresentado em
CRESCIMENTO POPULACIONAL E ESTIMATIVAS 2020-2100

Fonte: World Population Prospects 2019: Highlights, (ONU, 2019, p.7), tradução própria.
A respeito das transformações demográficas em escala global, assinale a alternativa correta.
A tempestade de poeira já havia atingido as regiões de Ribeirão Preto e Franca, em SP, no norte do estado, e o sul de Minas Gerais, no último domingo [...]. [...] A densa nuvem de poeira encobriu as áreas urbanas e atingiu a zona rural. Em Penápolis, o vento forte causou destelhamento de casas, quedas de árvores e rompimento da fiação elétrica. Segundo a prefeitura, a região central ficou sem energia, deixando o trânsito em situação de caos. Em Presidente Prudente, a tempestade de poeira derrubou fios energizados e árvores, quebrou vidraças e arrancou placas de publicidade. [...] Em Mato Grosso do Sul, tempestades de poeira foram registradas em Três Lagoas e Nova Alvorada do Sul, próximas da divisa com São Paulo, e também na capital, Campo Grande. Em Três Lagoas, os ventos chegaram a 68 quilômetros por hora, segundo a Defesa Civil estadual. [...] Após a passagem da nuvem com pó e detritos, caiu um temporal. [...] Na capital, o poeirão encobriu vários bairros e obrigou os moradores a se trancarem em casa.
Jornal O Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tempestade-de-poeira-encobre-cidades-em-sp-e-ms,868ff4c81bc70ac546f38c0d 54d0fcf3x2457y86.html. Acesso em: 23 out. 2021.
Sobre o fenômeno “tempestade de poeira”, assinale a alternativa correta.
As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, independente de sexo, cor, religião ou classe social. A política pública deve ser construída a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando assegurar um direito a determinado serviço, ação ou programa. No Brasil, o direito à saúde é viabilizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que deverá ser universal, integral e gratuito. Os modelos de atenção e gestão à saúde representam a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas em resposta às necessidades da população.

Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 20 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Linha epidemiológica das variantes identificadas por semana e data de coleta (BRASIL)
Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 22 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações do gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A garantia do acesso universal a serviço de saúde durante uma pandemia requer o planejamento considere a possibilidade de diversas ondas de infecção.
II. A variante Gamma teve prevalência na maior parte do primeiro semestre e até o início do segundo semestre de 2021, tendo sido, nesse momento, sucedida pela variante Delta, seguida, ao final do ano, pela variante Ômicron, que se tornou prevalente desde então.
III. A variante Alpha predominou no primeiro semestre de 2021, com leve tendência de coexistência com as demais variantes no início do segundo semestre do mesmo ano, quando foi sucedida pela predominância de outras duas variantes: Gamma e Delta, coexistindo até o final do período sob a prevalência da variante Ômicron em 2022.
IV. As variantes Gamma, Delta e Ômicron são prevalentes e estiveram simultaneamente presentes nas estatísticas durante o período analisado, com destaque para as variantes Delta e Gamma que foram observadas no decorrer do ano de 2021, permanecendo até meados do ano 2022.
É correto apenas o que se afirma em
No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exposicao-apresenta-os-trajes-de-mulheres-estupradas-roupas-discretas/ Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como
Durante anos (meados do século XIX até a década de 1960), o conceito de movimentos sociais esteve ligado diretamente ao movimento operário, resultante das contradições da sociedade industrial e do capitalismo da época. A partir das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas posteriores, depreende-se que a ação coletiva ligada às instituições sociais clássicas (partidos e sindicatos) tem perdido seu significado, fazendo emergir novos grupos sociais com características muito específicas (trabalhadores desqualificados, desempregados, ambientalistas, feministas, grupos étnico-raciais, LGBTQIAP+, entre outros). Além disso, as mudanças de natureza sociocultural são fundamentais para a compreensão dos novos movimentos sociais. As sociedades modernas não só permitem elevados níveis de educação, como os seus processos de socialização dependem largamente de meios de comunicação e de informação sofisticados. Os valores associados ao crescimento econômico e às necessidades de produção e consumo de bens materiais são progressivamente substituídos por valores centrados na procura de laços de pertença, de participação e de identidade social.
J.M. Carvalho Ferreira, et al. Sociologia. Lisboa: Escolar Editora, 2013. p. 591-624. (texto adaptado).
São características dos Novos Movimentos Sociais, retratados no texto:
I. A busca pelo reconhecimento identitário pautado em lutas pela diversidade. II. A legitimação da liberdade das classes sociais por meio de leis sindicais. III. A luta pela unificação operária e cultural. IV. A utilização das redes sociais para divulgar suas informações.
Estão corretas, apenas, as assertivas
MAURICE, Merleau-Ponty. Fenomenologia da percepção.
Um exemplo da sociedade atual que reflete esse movimento fenomenológico existencial é

https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/o-que-foi-a-semana-de-arte-moderna
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que