Questões de Vestibular de Conhecimentos Gerais - Sociedade e Comportamento

Foram encontradas 34 questões

Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327083 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão




Com propósitos diferentes, ambas as imagens promovem a desinformação. Comparando historicamente os dois exemplos de desinformação, é correto afirmar que

Alternativas
Q1983798 Conhecimentos Gerais


Imagem associada para resolução da questão

WATTERSON, B. Existem tesouros em todo lugar: as aventuras de Calvin e Haroldo por Bill Watterson. São Paulo: Conrad, 2013.


A crítica social apresentada pelo protagonista da tirinha diz respeito à reprodução de

Alternativas
Q1797663 Conhecimentos Gerais
Discípulos de Hipócrates, defensores do ar puro, os médicos do século XIX acreditam nas virtudes do “ar livre”, nos danos do “ar mefítico”, viciado pelas grandes densidades populacionais. Atribuem à promiscuidade das multidões urbanas, aos amontoamentos dos cortiços (palavra dominante nos anos 1880) a propagação de doenças difundidas por contato, por “contágio”: epidemias, e logo a tuberculose.
(Michelle Perrot. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros, 2017.)
Na Europa, essa “promiscuidade” e os “amontoamentos” decorreram
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794455 Conhecimentos Gerais
Quem pratica a retórica fará que apareça a mesma coisa às mesmas pessoas, ora justa, quando quiser, ora injusta. O Palamedes de Eleia discorria com tanta arte que aos seus ouvintes as mesmas coisas pareciam semelhantes e dessemelhantes, unas e múltiplas, permanentes e transitórias.
(Platão. Fedro, 2016. Adaptado.)
Platão refere-se
Alternativas
Q1713634 Conhecimentos Gerais
Como a maior parte dos franceses, Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, tem doravante muito tempo para olhar por sua janela. Habitando em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, ele observa a atividade da rua abaixo: o movimento de pessoas é grande e não se respeitam as medidas de confinamento geral impostas pelo governo para combater a pandemia da Covid19. “Há menos gente que habitualmente, mas a rua permanece muito movimentada”, constata Esmili. “O confinamento é um conceito burguês, explica o sociólogo. Ele implica possuir uma casa burguesa na qual se retirar. Isso não corresponde de forma alguma à realidade daqui.” (Adaptado de https://www.courrierinternational.com/article/vu-dallemagne-les-banlieue s-francaises-grandes-oubliees-du-confinement. Acessado em 02/04/2020.)
Sobre a “casa burguesa” referida no texto, podemos concluir que
Alternativas
Q1709842 Conhecimentos Gerais
Como justificar que somos uma humanidade, se mais de 70% estão totalmente alienados do mínimo exercício de ser? A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos.
(Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. Apple Books, 2018, p. 10.)
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos de “alienação” e “identidade”, respectivamente.
Alternativas
Q1675441 Conhecimentos Gerais
Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras […] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio.
(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.)

De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é necessário superar a natureza humana para
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642907 Conhecimentos Gerais
Comparando duas tragédias que ocorreram recentemente com patrimônios nacionais de dois países – o Brasil com o incêndio do Museu Nacional, e a França, com o incêndio na Catedral de Notre Dame –, constatam-se atitudes distintas entre a população e as elites desses dois países, no que diz respeito ao volume de doações para a recuperação de seus respectivos patrimônios nacionais. Em 24 horas, Notre Dame recebeu aproximadamente 2,6 bilhões de reais. Individualmente, Lily Safra, nascida no Brasil, e hoje residente na Europa, doou 88 milhões de reais. Por outro lado, em sete meses, o Museu Nacional recebeu doações da ordem de 1,1 milhão de reais.
Imagem associada para resolução da questão

Com base no texto, no quadro e nos conhecimentos sobre história contemporânea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Em 24 horas, Notre Dame arrecadou entre 900% e 1.000% a mais do que o Museu Nacional em sete meses. ( ) O governo brasileiro destinou recursos imediatos e suficientes para a reconstrução do Museu Nacional, o que explica o baixo valor doado pela elite do país. ( ) Apesar de a renda média anual da faixa 0,1% mais alta brasileira ser maior que a sua equivalente francesa, o mesmo não ocorre com a faixa 50% mais baixa. ( ) Museus são instituições que podem expressar as bases organizacionais a partir das quais o poder é exercido. ( ) A renda média anual da faixa 0,01% mais alta francesa, por ser maior que a brasileira, predispôs à menor doação para o seu patrimônio nacional.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Alternativas
Q1401773 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 24 ago. 2013.


A charge demonstra a atual realidade do jornalismo impresso mundial, marcada pela

Alternativas
Q1401655 Conhecimentos Gerais

CAO. Jornal de Santa Catarina, 24 ago. 2009 (adaptado).

Considerando a primeira imagem, qual dentre as seguintes apresenta a mesma problemática social das grandes cidades?
Alternativas
Ano: 2020 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2020 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392756 Conhecimentos Gerais
O conceito de antropofagia, no movimento modernista, significava:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular |
Q1353098 Conhecimentos Gerais

Analise as informações para responder a questão:

Imagem associada para resolução da questão

Peça da campanha publicitária “Homens que amamos”, do esmalte Risqué.

Imagem associada para resolução da questão

Peça da campanha publicitária “Verão”, da cerveja Itaipava.


    Não existem muitos casos de propagandas machistas no Brasil porque a publicidade brasileira é madura para perceber que a pior coisa que pode fazer é irritar o consumidor, seja ele mulher, homem ou criança. De qualquer forma, nós não temos uma declaração oficial a respeito desse assunto”. Essa foi a resposta da assessoria de imprensa do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), por telefone, à pergunta [...] referente a algumas peças publicitárias lançadas no Carnaval e no Dia Internacional da Mulher, rechaçadas nas redes sociais por serem consideradas machistas – algumas inclusive retiradas de circulação. [...] Das 18 denúncias de machismo em propaganda recebidas em 2014 [...], 17 foram arquivadas, e apenas uma, da cerveja Conti, que dizia em sua página do Facebook “tenho medo de ir no bar pedir uma rodada e o garçom trazer minha ex” terminou com um pedido de suspensão e advertência da agência que realizou a campanha.

(DIP, Andrea. Na publicidade, o machismo é a regra da casa. Matéria publicada em 22 de março de 2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/machismo-e-a-regra-da-casa-4866.html. Acesso em: 06 abr. 2015, às 18h00.)

    A prefeitura de Roma declarou guerra à publicidade machista e começou a eliminar todos os cartazes sexistas espalhados pela cidade que divulgam a imagem de "mulher objeto" e que apresentam o corpo feminino de maneira ofensiva. [...] [Ignazio] Marino [prefeito de Roma] afirmou [...] que ‘’o corpo da mulher não poderá ser associado a imagens que o equiparem a um objeto de maneira sexista" e que os espaços da prefeitura "só serão vendidos a quem respeite as regras". Além de retirar imagens ofensivas e não ceder espaços públicos a anúncios machistas, o prefeito anunciou a criação, "antes do verão", de um organismo que avaliará se a publicidade se inscreve dentro das normas de "não discriminação" quanto à orientação sexual e identidade de gênero. 

(ORAÁ, Maria Salas. Roma declara guerra à publicidade machista. Matéria publicada em 05 de abril de 2015. Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/roma-declara-guerra-a-publicidade-machista-05042015. Acesso em: 06 abr. 2015, às 18h30.)


Tomando por base as informações, julgue os itens:


I. As propagandas de cerveja, mesmo não sendo as únicas a apresentatarem visões sexistas e machistas da mulher, têm sido as mais recorrentes neste tipo de publicidade.

II. Enquanto, no Brasil, o Conar nega a existência de padrões machistas ou preconceituosos na publicidade, em Roma, após o reconhecimento da existência desta prática, a prefeitura da cidade proibiu sua exibição em espaços públicos.

III. A manutenção de elementos machistas na publicidade brasileira tem co- mo uma das causas o fato dos canais de divulgação serem todos privados, ao contrário de Roma, onde a publicidade ocupa espaços concedidos pelo governo.



Está (ão) correto (s):

Alternativas
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: FAMEMA Prova: VUNESP - 2016 - FAMEMA - Vestibular 2017 - Prova II |
Q1346757 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão


A charge ironiza

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2019 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1340715 Conhecimentos Gerais

O escritor Mário de Andrade fez uma viagem em comitiva à Amazônia e escreveu um diário sobre o périplo, que durou de 13 de maio a 15 de agosto de 1927. Leia alguns trechos desse diário.

Belém, 19 de maio
Depois do jantar, sem que fazer, fomos todos ao cinema ver a fita importante que os jornais e as pessoas anunciavam, William Fairbanks em Não percas tempo, filme horrível.
Manaus, 7 de junho.
De-noite, sem que fazer, fomos ao cinema. Levavam com grande barulho de anúncio William Fairbanks em Não percas tempo.
Iquitos, 25 de junho.
Me esqueci de contar: ontem, passeando, passamos pelo cinema local que com grande estardalhaço anunciava último dia do grande filme Não percas tempo com William Fairbanks. É que o filme ia e vinha no navio conosco...

(Mário de Andrade. O turista aprendiz, 2002. Adaptado.)


De Belém a Iquitos, no Peru, Mário de Andrade refere-se

Alternativas
Q1340211 Conhecimentos Gerais
A anomalia dos pés às avessas deve parecer uma espécie de privilégio sobrenatural entre povos andejos. É bem compreensível o fato de esse privilégio surgir associado com frequência a entidades mitológicas dotadas de força mágica. Na Amazônia, o curupira aparece como um caboclinho calvo, de enormes orelhas e um só olho. A preocupação constante entre os índios de dissimular ao inimigo todas as pistas de sua marcha transparece em tais lendas.
(Sérgio Buarque de Holanda. Caminhos e fronteiras, 1994. Adaptado.)
De acordo com o excerto, o mito do curupira é
Alternativas
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2017 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335951 Conhecimentos Gerais
Iniciado nos anos cinquenta do século passado, o rock and roll é um gênero musical que, ao longo do tempo,
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2013 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame - Espanhol |
Q1283599 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão

Faroeste Caboclo

− Não tinha medo o tal João de Santo Cristo.

Era o que todos diziam quando ele se perdeu.

Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda

(...)

Ele queria sair para ver o mar

E as coisas que ele via na televisão

Juntou dinheiro para poder viajar

De escolha própria, escolheu a solidão

(...)

E encontrou um boiadeiro com quem foi falar

(...)

Dizia ele: − Estou indo pra Brasília

Neste país lugar melhor não há.

(...)

E João aceitou sua proposta

E num ônibus entrou no

Planalto Central

Ele ficou bestificado com a cidade

(...)

E João não conseguiu o que queria quando veio pra

Brasília, com o diabo ter

Ele queria era falar pro presidente

Pra ajudar toda essa gente

Que só faz sofrer.

Renato Russo

“Que país é este?”, EMI, 1 1987.


O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca de melhores condições de vida. A existência de retirantes está associada fundamentalmente à seguinte característica da sociedade brasileira:
Alternativas
Q1283203 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão

A escolha de países que sediam a copa de futebol baseia-se em fatores variáveis. A partir de 2002, observa-se, na tabela, a diversificação geográfica dos países-sede.

Duas motivações para a escolha desses países, a partir de 2002, estão explicitadas em:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2014 - UERJ - Vestibular - Primeiro Exame - Espanhol |
Q1282877 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão


Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar.

George Orwell Adaptado de pt.wikipedia.org.



O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.

No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2016 - UERJ - Vestibular - Primeiro Exame - Francês |
Q1282756 Conhecimentos Gerais
O século XXI tem assistido à ampliação do debate acerca das uniões homoafetivas, o que possibilitou algumas mudanças, como a observada no quadro. Legalização de uniões homoafetivas Imagem associada para resolução da questão Adaptado de hypescience.com.
Essa mudança de costumes expressa principalmente o reconhecimento do seguinte princípio entre os direitos humanos:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: D
6: A
7: D
8: E
9: C
10: B
11: C
12: C
13: B
14: B
15: A
16: C
17: C
18: C
19: D
20: B