Questões de Vestibular
Sobre brasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831 em história
Foram encontradas 123 questões
Sobre esses temas, é correto o que se afirma em
(Boris Fausto. História do Brasil, 2012. Adaptado.)
O sistema de governo do Segundo Reinado brasileiro era entendido e propagado, no seu período de vigência, como parlamentarista. Esse sistema funcionou, de 1847 a 1889, com
No que dizia respeito ao Estado a ser construído, genericamente o modelo disponível era aquele que prevalecia no mundo ocidental. Tratava-se de organizar um aparato político-administrativo com jurisdição sobre um território definido, que exercia as competências de ditar as normas que deveriam regrar todos os aspectos da vida na sociedade, cobrar compulsoriamente tributos para financiá-lo e às suas políticas, exercer o poder punitivo para aqueles que não respeitassem as normas por ele ditadas.
(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil império, 2019.)
O texto refere-se à organização política do Brasil após a independência, em 1822. O novo Estado brasileiro foi baseado em padrões
Essa época da história brasileira foi marcada por
( ) Ordeiro e tranquilo, face à homogeneidade de sua formação social conquistada no processo de independência. ( ) Alfabetizado e assistencialista, em decorrência das ações promovidas pela Igreja Católica e pela comunidade de imigrantes. ( ) Ruralizado e escravocrata, em que prevaleciam os métodos de produção herdados do Período Colonial. ( ) Desigual e elitista, por força das leis e das instituições que, de forma exclusiva, atendiam aos interesses dos grupos dominantes. ( ) Democrático e inovador, ao defender, através do sistema parlamentarista, a liberdade de imprensa e de religião.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Há várias visões da Independência do Brasil: uma de D. Pedro I como herói; outra de que foi um arranjo familiar entre D. João VI e D. Pedro I, que se acertaram e o Brasil aceitou; e uma terceira, de que foi um complô das elites para fazer a Independência e manter a escravidão.
CARVALHO, J. M. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).
As três visões mencionadas são elitistas, isto é, desconsideram a contribuição dos(as)