A noite de 12 de novembro de 1823 ficou conhecida como a No...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853908 História
A noite de 12 de novembro de 1823 ficou conhecida como a Noite da Agonia, marcada pela invasão, ordenada por D. Pedro I, do plenário da Assembleia Constituinte, provocando sua dissolução. No dia seguinte, o Imperador impôs medidas de vigilância sobre reuniões políticas e até prisão para quem se envolvesse em polêmicas públicas. Pouco mais de 4 meses depois, no dia 25 de março do ano seguinte, era outorgada a Constituição Política do Império do Brasil. Como consequência dessas atitudes de D. Pedro I,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O autoritarismo de D. Pedro I, manifestado com a imposição da Constituição de 1824, provocou reações em Pernambuco, onde eclodiu uma revolta denominada Confederação do Equador (1824).

Os rebeldes buscavam a implantação de uma República federalista, ou seja, com maior autonomia para as províncias. Também defendiam o fim do tráfico de escravos, o que estimulou a participação de homens livres e pobres. As províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte. 

B = Isso foi antes do Brasil Império

C = Farroupilha

D = Essa aqui foi a de 1817 tbm em pernambuco mas causada pelos aumentos dos impostos.

GAB A.

A - ocorreu um movimento revolucionário, republicano e separatista em algumas províncias do Nordeste brasileiro, denominado Confederação do Equador. 

Com a Constituição Federal de 1824, que fora outorgada por por D. Pedro, as provincias no Nordeste ficaram insatisfeitas com tal centralização e organizaram a Confederação do Equador (Republicana, Popular)

Alt A

A

ocorreu um movimento revolucionário, republicano e separatista em algumas províncias do Nordeste brasileiro, denominado Confederação do Equador. 

B

explodiu, em Salvador, a Conjuração baiana, ou revolta dos Alfaiates, que pretendia a separação da província da Bahia do restante do Brasil. PERIODO COLONIAL, a questão traz o período do primeiro reinado 1898

C

em julho de 1824, os estancieiros gaúchos rebelaram-se contra o império, proclamando a autonomia política da província e a criação da República Juliana. período regência até segundo reinado 1925 a 1845

D

eclodiu a Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, motivada pelos ideais iluministas, com apoio internacional dos Estados Unidos. PERIODO COLONIAL, a questão traz o período do primeiro reinado 1817

Letra A.

A questão aborda o processo de independência do Brasil, ou seja, o fim do período chamado de Brasil colônia e início do Brasil império (1821 a 1825).

Antecedente: A Revolução do Porto (Revolução Liberal do Porto) foi um movimento de caráter liberal que eclodiu em meados de 1820, na cidade do Porto e repercurtiu tanto em Portugal quanto no Brasil. Sua causa foi o retorno da Corte Portuguesa (1821), que se transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular, e no fim do absolutismo em Portugal, com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa (1822).

Os conflítos que marcam esses períodos, no Brasil, são a já mencionada Noite da agonia - fechamento do Congresso pelo Exército a mando do imperador (1823) e a Confederação do Equador - revolta separatista, Nordeste (1823-1824).

!!!!!!!!!!!!!Mas esse período de transição política também foi marcado pelos seguintes conflitos:

- Revolta de Escravos Constitucionalistas - revolta abolicionista, Minas Gerais (1821-1822) também chamada de Revolta de Escravos das LavrasRevolta dos Escravos do Fanado ou Levante de Ouro Preto, iniciou-se em Fanados (atualmente Minas Novas, MG). Causas: a Revolução Liberal do Porto e elaboração de uma nova constituição portuguêsa.

Independência da Bahia - revolta independentista, Bahia (1821-1823), motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, consolidando a Independência do Brasil.

- Guerra da independência do Brasil, brasileiros contra militares legalistas portugueses, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Uruguai (1822-1823): iniciou-se com a expulsão dos exércitos português que se encontravam em pernambuco e se transformou, após a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, em conflitos mais sangrentos nas regiões onde havia maior concentração de tropas portuguesas: nas províncias Cisplatina (atual Uruguai), da Bahia, do Piauí, do Maranhão e do Grão-Pará.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo