Questões de Vestibular
Sobre história geral em história
Foram encontradas 2.876 questões
Tabela 1. Indústria de transformação, Estado de São Paulo, 1928-1932.

Com base na tabela e em seus conhecimentos sobre o impacto da crise de 1929, no Brasil, é correto afirmar que:
Segundo o trecho e conhecimentos gerais sobre a expansão territorial das potências europeias no final do século XIX, marque a alternativa correta sobre as relações entre Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o fascismo italiano, assinale a alternativa correta.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o contexto da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que:
(Adaptado de BBC News Brasil. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/articles/ c4ng6ypvr4yo. Acesso em 26/09/2024.) Assinale a alternativa que indica a região em que a guerra está acontecendo e o principal motivo dos conflitos armados.
(Tradução e adaptação de trecho de reportagem de Alanna Mitchell, Canadian Geographic, número especial “Povos Indígenas do Canadá”, 08 jan. 2018)
Segundo o texto, os internatos para crianças indígenas, a partir do século XIX, foram uma política de Estado
(Adaptado de Calendários, relógios e alguns dos inventores do tempo. Blog Espaço do Conhecimento – UFMG. Disponível em https://www.ufmg.br/espa codoconhecimento/ calendarios-relogios-e-alguns-dos-inventores-do- tempo/. Acesso em 02/12/2024.)
Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta.
[...] ninguém coloniza inocentemente, ninguém coloniza impunemente; uma nação colonizadora, uma civilização que justifica a colonização – portanto a força – já é uma civilização doente, uma civilização moralmente atingida [...]. Colonização: uma cabeça de ponte, em uma civilização, da barbárie que, a qualquer momento, pode levar à pura e simples negação da civilização.
Césaire, A. Discurso sobre o Colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. p. 21. Adaptado.
Esse texto, publicado originalmente por Aimé Césaire em 1950, denuncia as violências do colonialismo europeu e seus efeitos morais tanto para o mundo colonizado quanto para a Europa. A respeito do colonialismo europeu na África e seu legado para o continente no século XX, assinale a alternativa correta.
O governo de Sua Majestade encara favoravelmente o estabelecimento, na Palestina, de um Lar Nacional para o Povo Judeu e empregará todos os seus esforços no sentido de facilitar a realização desse objetivo, entendendo-se claramente que nada será feito que possa atentar contra os direitos civis e religiosos das coletividades não judaicas existentes na Palestina, nem contra os direitos e o estatuto político de que gozam os judeus em qualquer outro país.
Disponível em: https://imagesonline.bl.uk/asset/2781. Adaptado. O
texto apresentado foi retirado de um documento público conhecido como Declaração de Balfour, que consiste em uma carta escrita pelo secretário britânico dos Assuntos Estrangeiros, Arthur Balfour, para o líder da comunidade judaica no Reino Unido, Lionel Rothschild, em 1917. Considerada um indicativo importante para a formação de um Estado judeu no Oriente Médio, o contexto histórico e político da Declaração pode ser identificado como:
A nossa compreensão do período que vai de Filipe, o Belo a Henrique IV ficaria muito facilitada se fossem suprimidos dos livros de História dois termos solidários e solidariamente inexatos: “Idade Média” e “Renascimento”. Com isso se abandonaria todo um conjunto de preconceitos. Ficar-se-ia, especialmente, livre da ideia de ter havido um corte brusco que veio separar uma época de luz de um período de trevas.
Delumeau, J. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editora Estampa, 1994. p. 19. v. 1. Adaptado.
No trecho, o historiador Jean Delumeau aponta que uma separação bem demarcada entre o período medieval e o período renascentista é fruto de análises historiográficas posteriores, e não necessariamente dos processos históricos ocorridos entre os séculos XIV e XVI. Com base no texto e nos conhecimentos sobre História Moderna, assinale a alternativa que apresenta corretamente um elemento de continuidade entre os períodos.
O Império integrava suas populações?
O Império, embora fundado nas cidades, abriu suas fronteiras internas e permitiu uma circulação mais intensa de pessoas, de credos, de objetos, de influências culturais […] O Império, contudo, nunca foi um todo homogêneo. Era possível ser romano de várias maneiras em toda a sua extensão territorial. Isso valia para a religião, para aspectos da cultura material — como habitações, vestuários, modos de enterramento —, ou para a língua do dia a dia.
Guarinello, N. L. História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 158. Adaptado.
O trecho aborda a pluralidade do contexto social e político do Império Romano. Com base no texto e nos conhecimentos de História Antiga, assinale a alternativa que apresenta duas características responsáveis por essa pluralidade identitária.
Para enganar o mundo, e fazer com que ele acredite que o homem branco na África do Sul está ajudando os africanos a trilharem a estrada da civilização, o homem branco se arrogou o título e o papel de tutor do povo africano.
MANDELA, Nelson, 1944. In: LOPES, Marta Maria. O Apartheid. São Paulo: Atual, 1990. p. 31
O trecho do discurso de Nelson Mandela, em meados do século XX, contrapõe a ideia da supremacia do “homem branco” em relação ao povo africano. Na África do Sul, ocorreu um violento regime de segregação racial denominado Apartheid. Sobre esse regime, é correto afirmar que
( ) Os pioneiros no desenvolvimento da civilização mesopotâmica foram os chamados caldeus, que se estabeleceram na parte baixa do vale do Tigre-Eufrates.
( ) A ascensão dos antigos babilônios inaugurou a segunda fase importante da civilização do Tigre-Eufrates.
( ) Esse povo fundou um pequenino império no planalto de Assur, cerca de 800 quilômetros a montante do rio Tigre e veio a chamar-se novos babilônios, e sua posterior ascensão ao poder marcou o início do terceiro estágio no desenvolvimento da civilização mesopotâmica.
( ) Os Assírios estabeleceram um estado autocrático e, durante o reino de Hamurabi, seu mais famoso rei, estenderam seu domínio no norte até a Babilônia.
( ) O império assírio alcançou o auge nos séculos VIII e VII, chegando a incluir quase todo o mundo civilizado da época.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No início da Idade Moderna, movimentos como o Renascimento e a Reforma Protestante tiveram reduzido impacto social, em razão da inexistência da imprensa, fato que impediu que ideias, valores e objetos artísticos pudessem ser divulgados.
O desenvolvimento de instrumentos técnicos essenciais para a navegação marítima favoreceu o contato da Europa com outros continentes durante o período das Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI.
No pós-Segunda Guerra Mundial, a disputa geopolítica entre Estados Unidos da América e União Soviética promoveu considerável avanço científico e tecnológico, tendo sido a corrida espacial um de seus símbolos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
No feudalismo medieval, as tecnologias foram desenvolvidas para atender às necessidades de uma economia basicamente ruralizada, voltada para a agricultura de subsistência.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
A despeito dos questionamentos éticos suscitados pelo uso da IA em várias áreas do conhecimento, os limites de sua utilização na área da saúde não vêm sendo discutidos dada a imensa contribuição dessa tecnologia para a descoberta de cura de doenças antes incuráveis.
(Adaptado de MALACCO, F. Unidade nacional e unidade continental: uma discussão acerca dos projetos políticos de Amílcar Cabral e Kwame Nkrumah. Revista Ars Historica, 17, p. 78-100, jul/dez 2018.)
Com base no excerto, marque a alternativa correta sobre o ideário nacional proposto por Amílcar Cabral e pelo movimento por ele liderado.