À medida que avança e se transforma em importante ferramen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107491 História
 À medida que avança e se transforma em importante ferramenta para novas descobertas e práticas científicas, a IA também suscita questionamentos, inclusive quanto aos seus limites éticos. A rigor, questões dessa natureza acompanham a trajetória histórica das sociedades ao longo dos séculos, visto que a incorporação de novas tecnologias em épocas e regiões diversas sempre gerou temores, dúvidas e estranhamentos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.

A despeito dos questionamentos éticos suscitados pelo uso da IA em várias áreas do conhecimento, os limites de sua utilização na área da saúde não vêm sendo discutidos dada a imensa contribuição dessa tecnologia para a descoberta de cura de doenças antes incuráveis.  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Embora a IA tenha, de fato, contribuído significativamente para avanços na área da saúde, como a descoberta de novos tratamentos e a melhoria do diagnóstico médico, os limites de sua utilização na saúde estão sendo amplamente discutidos. Esses debates envolvem questões éticas, como a privacidade de dados dos pacientes, a responsabilidade pelos erros cometidos por sistemas de IA, e o impacto da automação no trabalho dos profissionais da saúde. Há também preocupações sobre o uso de IA para decisões críticas, como diagnóstico e tratamento, sem supervisão humana adequada.

Portanto, a utilização da IA na saúde não é um campo livre de discussões sobre suas implicações éticas e regulamentações, e essas questões têm sido ativamente debatidas em diferentes níveis, tanto por especialistas da área de saúde quanto por reguladores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo