Questões de Vestibular de Português - Fonemas e Letras
Foram encontradas 30 questões
( ) O R nos vocábulos “lavra” e “larva” é um fonema, pois possui valor capaz de alterar o significado de uma palavra. ( ) Os radicais –chuv em chuvinhenta (linha 20) e – pluvi em pluvimedonha (linha 20) têm a mesma significação. ( ) O prefixo anti– em “Anti-petendam” (linha 31) possui valor de afirmação. ( ) O sufixo –eira em “chuvadeira” (linha 19) possui valor de insignificância.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
( ) As palavras linguística (l. 07), humana (l. 07) e cognitivo (l. 23) têm mais letras do que fonemas. ( ) As palavras classe (l. 10), corrompida (l. 27) e arquitetura (l. 30) têm mais letras do que fonemas. ( ) As palavras geneticista (l. 10), conhecimento (l. 24) e cromossomo (l. 29) têm mais fonemas do que letras. ( ) As palavras complexas (l. 19), neurotransmissores (l. 32) e sinapses (l. 61) têm mais fonemas do que letras.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Somos todos juntos uma miscigenação E não podemos fugir da nossa etnia Índios, brancos, negros e mestiços Nada de errado em seus princípios O seu e o meu são iguais Corre nas veias sem parar
(SCIENCE, Chico. Etnia. Disponível em <https://www.letras.mus.br/chico-science/83236/>)
MEIRELES, Cecília. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 8.
ALVES, Rubem. As cores do crepúsculo. A estética do envelhecer. São Paulo: Papirus, 2014, p. 18-25.
A questão baseia-se no texto 1 da Língua Portuguesa I.