Nos dois últimos versos do poema (Linhas 195-197), observa-...
Contextualização para o texto III
(Ronald de Carvalho foi um dos escritores brasileiros que tiveram participação ativa na famigerada Semana de Arte Moderna, na qual pronunciou a conferência intitulada “A pintura e escultura moderna no Brasil”. Era um poeta de tendência conservadora, “indeciso entre o Simbolismo e o Parnasianismo”, conforme diz Agripino Grieco e como denunciam suas duas primeiras obras — Luz Gloriosa e Poemas e sonetos. Em 1922, porém, publica Epigramas Irônicos e Sentimentais, onde se pode encontrar uma teoria do verso moderno. Segundo Júlio de Carvalho, Ronald de Carvalho mostra, nessa obra, haver adquirido “consciência de que o poeta rompe em cada poema com uma série de códigos: o da língua, o da arte poética, etc.”.)Ronald de Carvalho foi um dos escritores brasileiros que tiveram participação ativa na famigerada Semana de Arte Moderna, na qual pronunciou a conferência intitulada “A pintura e escultura moderna no Brasil”. Era um poeta de tendência conservadora, “indeciso entre o Simbolismo e o Parnasianismo”, conforme diz Agripino Grieco e como denunciam suas duas primeiras obras — Luz Gloriosa e Poemas e sonetos. Em 1922, porém, publica Epigramas Irônicos e Sentimentais, onde se pode encontrar uma teoria do verso moderno. Segundo Júlio de Carvalho, Ronald de Carvalho mostra, nessa obra, haver adquirido “consciência de que o poeta rompe em cada poema com uma série de códigos: o da língua, o da arte poética, etc.”.)
TEXTO III
I. sugerir o lento e custoso movimento dos elefantes. II. simbolizar a tristeza do enunciador, ao falar da literatura. III. enfatizar o peso dos elefantes, com seus corpos enormes.
Está correta a complementação contida em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não precisava saber o que era fonema oclusivo (sons que são pronunciados utilizando o aparelho fonador fechado - bloqueia a saída do ar). Exemplo: /p/;
/m/;
/b/.
A questão exige mais a interpretação.
"Sob o vivo clarão dos poentes purpurinos, Passam, movendo a tromba, os tardos [elefantes..."
Poentes = o que se põe; ocaso; oeste.
GAB A!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo