Questões de Vestibular Sobre raciocínio lógico
Foram encontradas 489 questões
O diagrama a seguir representa algumas quantidades produzidas de cada tipo de suco. Por exemplo, foram pedidos 10 sucos exclusivamente de abacaxi e 6 sucos usando somente laranja e morango.

Os sucos foram colocados em copos não rotulados. Se uma pessoa escolher um copo ao acaso, qual a probabilidade de que ela tome um suco que tenha exatamente dois sabores?
Quando eles pararam para fazer um lanche, notaram que já tinham sido jogadas 35 pedrinhas brancas e 25 pedrinhas pretas.
Qual a probabilidade de as próximas duas pedrinhas jogadas serem brancas?
Considere os conjuntos
A = {x ∈ ℝ | x2 – 2x – 24 < 0} e
B = {x ∈ ℝ | 2x – 7 ≤ 0}.
Quantos números inteiros pertencem à interseção A ∩ B?
O irmão, curioso, perguntou-lhe quantos gatos havia. Luísa, que adora charadas matemáticas, limitou-se a dizer que a quantidade de gatos somada à quantidade de pintinhos era 4 a mais do que a quantidade de cachorros, e que a quantidade de gatos somada à quantidade de cachorros era 6 a mais do que a quantidade de pintinhos.
O irmão de Luísa, que adora as aulas de matemática, rapidamente chegou à resposta correta. Havia quantos gatos para adoção?
Se Ana anda de patins, então Carol também anda de patins. Bruna anda de patins apenas quando Carol anda de bicicleta.
Sabendo que neste final de semana Carol andou de patins, então é necessariamente verdade que
• sua senha tem exatamente um dígito 1; • sua senha tem exatamente dois dígitos 3; • o dígito 1 não é sucedido imediatamente por um dígito 3.
Supondo que Ana escreva todas as possíveis senhas quecumprem essas condições, quantas são as possibilidadesde senha que ela escreverá?
O sistema de numeração conhecido como chinês científico (ou em barras) surgiu provavelmente há mais de dois milênios. O sistema é essencialmente posicional, de base 10, com o primeiro algarismo à direita representando a unidade. A primeira linha horizontal de símbolos da figura mostra como se representam os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 quando aparecem em posições ímpares (unidades, centenas etc.), e a segunda linha quando tais algarismos aparecem em posições pares (dezenas, milhares etc.). Nesse sistema, passou-se a usar um círculo para representar o algarismo zero a partir da Dinastia Sung (960-1126).
Howard Eves, Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H.
Domingues. Editora Unicamp, 2011 (5ª ed.).
Assinale a alternativa que representa o número 91625 nesse
sistema de numeração.
Considerando essa lógica, é correto dizer que a soma do oitavo com o nono número da lista é igual

Após socializarem os desenhos entre si, eles descobriram qual a quantidade máxima de caixas que poderia existir naquela pilha. Qual é esta quantidade?

Com base no texto e na figura, analise as afirmações a seguir: I. Para a produção de 1 kg de feijão são necessários cerca de 300 litros de água limpa. II. 30 bilhões de animais consomem 15 000 litros de água limpa. III. Se um bovino gera cerca de 150 kg de carne, para cada um desses animais a emissão de gases do efeito estufa gira em torno de mais de 37 mil km percorridos por um carro. IV. Para cada bilhão de pessoas, 1 milhão de km2 de florestas pode ser desmatada no mundo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
(2,5,4,-5,8,-15,16,-25, . . ., 512),
os termos de ordem impar formam uma progressão geométrica e os termos de ordem par formam uma progressão aritmética. Qual é o valor da soma de todos os termos dessa sequência?
•110 gostam de Matemática •110 gostam de Português • 50 não gostam dessas duas disciplinas • n/8 gostam das duas disciplinas • A soma dos algarismos dené igual a:
Do ponto de vista da Matemática, um Grupo é uma coleção de elementos (A, B, C, …) e uma regra de multiplicação que satisfazem as seguintes condições:
1. O produto de dois elementos quaisquer do Grupo resulta em um elemento do Grupo.
2. A multiplicação é associativa: (AB)C = A(BC).
3. Existe o elemento Identidade E de tal forma que AE = EA = A é válido para todos os elementos do Grupo.
4. Para todo elemento A, existe um elemento inverso A-1 de tal forma que AA-1 = A-1A = E.
Considere o Grupo P(3) formado pelas permutações de três números distintos.
Há 3! = 6 permutações diferentes possíveis de serem realizadas com três números distintos. Cada permutação é um elemento de P(3). Tais permutações estão indicadas abaixo. A linha superior indica o arranjo inicial e a linha de baixo indica o arranjo final para cada uma das 6 permutações.
Como podemos perceber, AB = D. Ou seja, ao realizar a
permutação A após a permutação B, teremos como
resultado a permutação D. Relações desse tipo definem
uma tabela de multiplicação para os 6 elementos do grupo
P (3).
A tabela de multiplicação para os elementos do grupo P(3) das permutações entre três números é mostrada a seguir, de forma incompleta.
As letras faltantes, substituídas pelos algarismos de 1 a 5
são, respectivamente,

Na etapa n, serão utilizados 245 palitos. Nessas condições, n é igual a