Questões de Vestibular de Música
Foram encontradas 115 questões
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Considerando que o compasso de O Canto do Pagé é 4/4, portanto quaternário, ou seja, que cada compasso tem precisamente quatro tempos ou pulsações, calcule o número total de tempos, ou pulsações, do trecho apresentado. Após efetuar o cálculo solicitado, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
No trecho da música em questão, Villa-Lobos utiliza, pelo
menos, duas claves musicais diferentes para escrever todas
as vozes.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
O número de notas musicais a serem cantadas ao mesmo
tempo dos compassos de 5 a 8 indica que são necessárias
quatro pessoas, ou grupos de pessoas, para a execução do
conteúdo completo do trecho.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Entre os compassos de 1 a 4, verifica-se o emprego de
linguagem onomatopeica, recurso muito utilizado na música
para enfatizar a rítmica e os acentos métricos.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Consideradas todas as vozes em toda a extensão do trecho
apresentado, verifica-se que, nesse trecho, Villa-Lobos
utilizou somente quatro figuras rítmicas diferentes.