Questões de Vestibular de Nutrição - Dietoterapia

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gastronomia |
Q2172481 Nutrição
A lactose tem grande importância na indústria de alimentos, pois através da sua fermentação por microrganismos específicos, obtém-se o ácido lático, sendo esse processo utilizado para a produção de diversos derivados como iogurte, leite fermentado, bebida láctea, queijo, entre outros.
A intolerância à lactose é uma síndrome a qual a pessoa apresenta sintomas gastrointestinais após o consumo de alimentos que contenham lactose. Dentre a população adulta no mundo, há uma estimativa de que 65% das pessoas estão em um grupo que possui os sinais e sintomas de má digestão da lactose.
BARBOSA, N. E. A. et al. Intolerância a lactose: revisão sistemática. Disponível em: https://www.prmjournal.org. Acesso em: 23 ago. 2022 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o que se refere à intolerância à lactose, avalie as afirmações a seguir.
I. A fim de evitar problemas na digestão ou na absorção de lactose, os leites de outros mamíferos, como o de cabra e o de búfala, podem ser utilizados como substitutos do leite de vaca, pois contêm proteínas diferentes da contida no leite deste animal.
II. Para se obter remissão dos sintomas associados à intolerância à lactose, é recomendável evitar, na dieta, tanto o leite quanto outros produtos lácteos.
III. A lactose, por não ser um carboidrato, quando fervida, pode ser utilizada em molhos clássicos, como o bechamel.
IV. Em alguns molhos, o leite de vaca pode ser substituído por extrato de soja, extrato de arroz, extrato de castanhas ou leite de coco.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073502 Nutrição
A culinária tradicional brasileira não é, necessariamente, o resultado da miscigenação entre as culturas europeia, indígena e negra. Não se pode dizer que o processo tenha sido de combinação igualitária: trata-se de uma história de dominação em que colonizadores se adaptaram à alimentação local, indígena, utilizando-a para seus propósitos expansionistas. O processo histórico de constituição da culinária do Brasil se deu com muita violência e apagamento, como o de técnicas indígenas de cozimento e preparo que eram usadas e seguem sendo utilizadas, mas que não aparecem nos livros de culinária e enciclopédias como sendo dos povos originários. 
(Adaptado de: DESTRI, L. Da mandioca ao milho, do indígena ao caipira. Revista Pesquisa FAPESP, dezembro de 2018. p. 88-89).
Sobre a formação histórica das práticas alimentares no Brasil, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Gastronomia |
Q527653 Nutrição
Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde — MS — ratificam que, entre os anos 2000 e 2011, houve, aproximadamente, 8900 surtos e 167000 casos de Doença Transmitida por Alimentos (DTA). Os alimentos mais envolvidos em surtos foram alimentos mistos (1502), ovos e produtos a base de ovos (909) e alimento ignorado (3421). Os agentes etiológicos identificados com maior incidência foram Salmonella SSP (1660), S. aureus (799), E. coli (411). Os locais de maior ocorrência foram residência (3746), restaurante, padarias (1296), local ignorado (1226). (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).


Com base na análise do texto, é correto afirmar:


A doença de Chagas, via alimentar, é causada pela ingestão do vírus Trypanosoma cruzi.


Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E