Questões de Vestibular Sobre psicopatologia em psicologia

Foram encontradas 13 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186584 Psicologia
A(O) Psicóloga(o), a partir de seus conhecimentos, pode atuar e colaborar para a inclusão de estudantes autistas. Assim, no contexto escolar, poderão preparar recursos que tornem mais práticos o ensino e a aprendizagem desses estudantes. O objetivo é contemplar as dificuldades comumente presentes em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com o seu grau e suas peculiaridades, dando assistência a professores e responsáveis. Deverão também, ao formular as atividades escolares, ter o cuidado e a atenção de pensar nos alunos com TEA, priorizando, em especial, questões direcionadas ao desenvolvimento da linguagem e do comportamento social, favorecendo a produção de respostas promissoras no ambiente escolar. Em função do preconceito, que é estrutural, faz-se necessário, ademais, que profissionais da área da Psicologia ajudem na luta anticapacitista.
ALMEIDA, D. C. A importância do psicólogo na inclusão escolar do autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 15, n. 4, p. 1-7, 2022 (adaptado).

Em relação ao capacitismo contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), avalie as afirmações a seguir.
I. O capacitismo configura-se como uma atitude discriminatória ou que denota preconceito contra pessoas com deficiência (PCDs) e uma de suas características é o uso de expressões e termos que visam inferiorizar PCDs.
II. O conceito de pessoa com deficiência apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) reforça a necessidade de psicólogas(os), no campo do trabalho institucional, avaliarem e diagnosticarem a pessoa com autismo, de modo a traçar um plano individualizado a ser desenvolvido pela escola.
III. A Psicologia pode contribuir com a luta anticapacitista frente ao autismo, promovendo a aderência à educação inclusiva, que passa pelo entendimento das barreiras que prejudicam a aprendizagem na observância da relação com as representações sociais sobre o transtorno.
IV. O TEA deve ser abordado a partir de uma perspectiva biomédica, reforçando a associação da deficiência à doença e ao anormal, cabendo a(ao) psicóloga(o) intervir em busca de uma performance que se aproxime de um sujeito universal.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186565 Psicologia
A causa dostranstornos de ansiedade infantojuvenil é, muitas vezes, desconhecida e inclui fatores diversos. Até a década de 1980, havia a crença de que os medos durante a infância eram passageiros e benignos. Atualmente se reconhece que os medos podem constituir transtornos bastante frequentes, causando sofrimento e disfunção à criança ou ao adolescente. A identificação precoce dos transtornos de ansiedade pode evitar repercussões negativas na vida da criança e dos adolescentes, tais como a evasão escolar, a utilização demasiada de serviços de saúde por queixas somáticas associadas à ansiedade e, possivelmente, a ocorrência de problemas psiquiátricos na vida adulta.
CASTILLO, A. R. G. L. et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria. n. 22, p. 20-23, 2000 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto e o contexto dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes, avalie as afirmações a seguir.
I. Os sintomas de ansiedade na adolescência são difíceis de se identificar, uma vez que podem ser confundidos com comportamentos comumente reconhecidos como típicos dessa fase da vida.
II. O desenvolvimento emocional, as relações familiares e o ambiente incidem sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos considerados patológicos, em crianças e adolescentes.
III. O transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes tende a ser transitório, sendo superado no curso do desenvolvimento, uma vez que medos e preocupações são comuns nessa etapa da vida.
IV. A avaliação e o planejamento da intervenção psicológica são fundamentais para obter uma história detalhada sobre início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes, tipo de apego, estilo parental e significado da experiência para a criança ou o adolescente.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186563 Psicologia

Um estudo do qual participaram homens e mulheres com sintomas de ansiedade social, incluindo voluntários de um grupo controle, teve o objetivo de analisar respostas para a atribuição de emoções. Para a realização do estudo foram apresentadas imagens de faces neutras, diante das quais os participantes atribuíam emoções de alegria, medo, raiva e tristeza. Os resultados parciais obtidos estão apresentados nos gráficos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações do texto e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.


I. O grupo dos homens com ansiedade social apresenta maior atenção para detectar sinais de raiva frente às faces neutras, em comparação com o grupo controle.


II. O grupo de mulheres com ansiedade social considera as faces neutras com expressão de tristeza e medo com maior frequência que os homens com ansiedade social.


III. O conjunto dos dados permite inferir que os padrões são similares na atribuição das emoções pelos grupos com ansiedade social, o que indica que o sexo biológico do participante não é uma variável determinante.


IV. Os grupos de homens e mulheres com ansiedade social tendem a interpretar faces neutras com expressão de raiva com maior frequência, ao passo que, nos grupos controle, a atribuição da emoção de tristeza é a mais expressiva.


É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186562 Psicologia
As ações sociais voltadas para a promoção de saúde são sintetizadas na Carta de Ottawa, de 1986, que define quatro diretrizes para atuação: integração da saúde como práticas de políticas públicas saudáveis, atuação da população na gestão do sistema de saúde, reorientação dos sistemas de saúde e ênfase na mudança dos estilos de vida. É nesse último eixo que a Psicologia estará situada, como campo de saber que propõe quais poderiam ser esses estilos para uma vida saudável.
MEDEIROS, P.; BERNARDES, A.; GUARESCHI, N. O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 21, n. 3, p. 263-69, set-dez. 2005 (adaptado).

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A Psicologia oferece subsídios para o entendimento e nivelamento dos sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, o que fundamenta o conceito de saúde como ausência de doença.
II. A Psicologia contribui com a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas.
III. A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde e acarretou uma série de consequências metodológicas voltadas para as políticas públicas de saúde que têm como foco a população.
IV. As diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, que incluem a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo, em detrimento do coletivo.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527520 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


O comportamento precorrente geralmente envolvido na resolução de problemas é frequentemente denominado de raciocínio e imaginação.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527516 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


A codificação semântica caracteriza mais especificamente a memória de curto prazo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527515 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Ao discutir a representação e a manipulação do conhecimento na memória, Sternberg distingue o conhecimento declarativo do conhecimento não declarativo, mostrando que o conhecimento declarativo consiste em saber quais procedimentos estão envolvidos na emissão de uma dada resposta, enquanto o conhecimento não declarativo se caracteriza pela enunciação de fatos, como datas, nomes e aparências.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527514 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


É possível destacar três níveis básicos de processamento da memória verbal: o primeiro é chamado grafêmico e consiste em um conjunto formado pelas características superficiais da aparência; o segundo é o fonêmico ou fonológico, que supõe que os elementos sejam embasados em fonemas, como é o caso dos padrões básicos do som de uma língua, e o terceiro é o semântico de processamento, que ocorre pela determinação do significado de uma palavra.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527513 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Uma função principal envolvida na atenção é a identificação de objetos e eventos importantes no ambiente e isso pode acontecer de maneira seletiva, pois as pessoas usam a atenção seletiva para acompanhar uma mensagem e ignorar outras e, desse modo, os processos de atenção também estão envolvidos durante a atenção dividida quando as pessoas tentam realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527512 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Estudos experimentais que consideravam a complexidade envolvida no fenômeno da atenção utilizaram, como medidas objetivas de investigação, o tempo de reação, salientando-se que o interesse no tempo de reação teve início com a equação pessoal, uma diferença sistemática entre os tempos de reação verificados entre os astrônomos do século XVIII, e foi a partir desse fenômeno que Donders formulou seu método subtrativo de estudo da atenção.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527511 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Uma interpretação analítico-comportamental da percepção só é possível porque se considera que o indivíduo é capaz de utilizar-se de cópias mentais, que são construídas a partir de percepções passadas.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527510 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


O que leva um indivíduo a perceber ou a deixar de perceber um determinado estímulo não são apenas as características deste, mas também as necessidades, os motivos, as expectativas e os interesses são igualmente importantes na determinação de estímulos que atraem a sua atenção.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Psicologia |
Q527509 Psicologia

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


No que diz respeito ao fenômeno phi, deve haver uma correspondência entre a experiência psicológica ou consciente e a atividade cerebral subjacente – ponto de vista que é denominado princípio de figura‑fundo, uma ideia amplamente aceita na Biologia e na Química.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: D
5: C
6: E
7: E
8: C
9: C
10: C
11: E
12: C
13: E