Questões de Vestibular Sobre relações da química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente em química

Foram encontradas 360 questões

Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107242 Química
O cartum é um gênero de texto que apresenta uma visão crítica sobre a realidade por meio da articulação entre diferentes elementos, tais como exagero, humor, ironia, expressões faciais, imagens e cores. Além disso, o humor do cartum pode se construir com base em incongruências entre elementos que o compõem. O cartum a seguir foi adaptado. Na sua versão original, a cor cinza e a cor verde foram usadas.

Imagem associada para resolução da questão


Partindo-se do pressuposto de que, do ponto de vista ambiental, a cor cinza denota uma condição desfavorável e a cor verde denota uma condição favorável, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108397 Química
Em 1839, Sir William Grove inventou a primeira célula a combustível. Ele sabia que, ao passar uma corrente elétrica através da água, ela poderia ser dividida em hidrogênio e oxigênio (um processo chamado eletrólise). Ele levantou a hipótese de que, invertendo-se o procedimento, seria possível produzir eletricidade e água. Ele criou uma célula a combustível primitiva e a chamou de bateria voltaica a gás. Depois de experimentar sua nova invenção, Grove comprovou sua hipótese. Cinquenta anos depois, os cientistas Ludwig Mond e Charles Langer cunharam o termo “célula a combustível” enquanto tentavam construir um modelo prático para produzir eletricidade.





Células a combustível são excelentes para a utilização do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis, considerados “vilões” do aquecimento global. Elas funcionam da seguinte forma: o anodo, o polo negativo da célula, conduz os elétrons liberados das moléculas de hidrogênio para um circuito elétrico. O catodo, o polo positivo da célula, possui canais nele gravados que distribuem o oxigênio para a superfície do catalisador. O catodo também conduz os elétrons do circuito elétrico para o catalisador, onde eles se unem aos íons hidrogênio e ao oxigênio para formar água. 

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item.


O hidrogênio é o elemento mais comum no universo; no entanto, sob a forma de substância simples (H2), ele é muito raro na Terra. Para ser usado em células a combustível, o hidrogênio puro deve ser obtido a partir de compostos de hidrogênio, incluindo-se os hidrocarbonetos fósseis. Por isso, críticos dessa tecnologia argumentam que o hidrogênio não pode ser caracterizado como um combustível “verde”, pois essa fonte energética consome hidrocarbonetos fósseis, assim como os combustíveis convencionais. Com base nesse contexto, redija um texto dissertativo, com argumento próprio, concordando ou discordando do utilizado pelos críticos da tecnologia das células a combustível.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327087 Química
O mau gerenciamento da produção das baterias automotivas chumbo-ácido e de sua reciclagem após uso pode ocasionar contaminação do meio ambiente e de pessoas. Para minimizar esses problemas, a indústria pode levar em conta a “hierarquia de resíduos”, uma ordem de preferência nas ações de combate à contaminação. A figura a seguir, incompleta, mostra duas ações possíveis dessa hierarquia. Para minimizar os problemas, as ações a serem adotadas, em ordem de preferência e considerando a direcionalidade indicada na figura, seriam

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327085 Química
Texto 1


A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a ingestão de açúcares livres esteja abaixo de 5% da ingestão total de energia diária para o nosso organismo. Como alternativa aos açúcares livres, tem-se intensificado o uso de adoçantes não nutritivos, como, por exemplo, sacarina, sucralose, stevia e aspartame. A própria OMS atualmente recomenda que adoçantes não sejam utilizados para controlar a massa corporal, pois não oferecem benefício na redução da gordura corporal. Uma bebida muito consumida no cotidiano, o refrigerante, apresenta esses dois aspectos para os quais a OMS chama atenção: os comuns têm cerca de 11 g de açúcar por 100 mL e os diets contêm adoçantes não nutritivos.
A resposta glicêmica é a curva da concentração de glicose, em função do tempo, no sangue. Ela é utilizada como uma forma de classificar os alimentos com base em seu potencial de elevar a glicose (açúcar) no sangue. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) testaram os efeitos de quatro adoçantes na resposta glicêmica de indivíduos saudáveis. Cada grupo foi exposto a uma condição, conforme a figura ao lado, acompanhando-se a resposta glicêmica. Com base nas informações da figura e do texto 1, pode-se concluir que a preocupação da OMS quanto ao uso de adoçantes não nutritivos
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2092745 Química
O Acordo de Paris tem por objetivo alcançar a descarbonização do planeta e estabelece como meta limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ºC. Nesse contexto, o hidrogênio verde mostra-se como uma alternativa promissora por tratar-se de um vetor energético obtido a partir de tecnologia limpa.
O processo de obtenção do hidrogênio verde consiste na decomposição de moléculas de água em oxigênio e hidrogênio por meio da eletrólise, usando energias renováveis, conforme mostra a figura a seguir. 
43.png (432×458)

Adaptado de https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/hidrogenio-verde.
Com base no processo eletrolítico apresentado na figura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2065089 Química
Segundo informou a Rede Brasil, um vazamento de gás tóxico matou uma mulher de 38 anos, deixou ao menos duas pessoas em estado grave e atingiu dezenas de moradores de Pontal, no interior paulista, na noite de 4 de outubro de 2022. As primeiras informações sinalizam que se trata do gás cloro. Sobre o cloro, marque a alternativa verdadeira.
Alternativas
Q2065087 Química
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

21_.png (408×355)
Como o monóxido de carbono (CO) causa vários danos à saúde, sua presença no ar atmosférico deve ser controlada. A principal fonte de emissão desse gás é a queima incompleta de combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel. O quadro a seguir mostra a relação do monóxido de carbono na atmosfera com os sintomas em seres humanos.
30.png (398×109) 
O teor desse gás na atmosfera em uma sala, um edifício, um veículo ou em qualquer espaço fechado deve ser mantido a não mais de 0,0039% como um nível de exposição média de oito horas. Baseando-se no quadro anterior, o que poderá acontecer com um indivíduo que ficar em exposição durante um período de oito horas se o nível de monóxido de carbono atingir 0,083%?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Vestibular - 1ª Fase |
Q1994312 Química
Alguns aviões empregam fibra de carbono em uma porcentagem significativa de suas estruturas, tornando-as muito menos densas. Partes da estrutura, no entanto, são compostas por metais. Devido à baixa densidade, o alumínio seria uma boa alternativa de metal a ser usado. Entretanto, quando em contato com fibra de carbono, o alumínio é corroído. Esse processo é denominado corrosão galvânica e acontece quando dois materiais que possuem potencial elétrico diferentes são colocados em contato com um eletrólito, como uma solução salina. Para abordar esse problema, pode-se avaliar os potenciais elétricos, densidade e preço aproximado de diversos materiais apresentados na figura a seguir. 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o exposto, o elemento mais adequado para ser utilizado no lugar do alumínio de forma a obter os menores custo e densidade possíveis, com a máxima resistência a corrosão possível, é:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Vestibular - 1ª Fase |
Q1994306 Química
Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos que persistem no ambiente por longos períodos, ou seja, são pouco degradados naturalmente, magnificam-se ao longo da teia trófica e provocam efeitos adversos à saúde e ao meio ambiente. Entre eles estão alguns compostos orgânicos clorados utilizados como pesticidas e isolantes de chamas. Uma das características dos POPs é que são pouco hidrossolúveis, com elevada tendência de interagir com lipídeos. Uma forma padronizada de se medir essa tendência é pelo cálculo do coeficiente de partição octanol-água (KOW). Esse coeficiente representa a razão entre a concentração de um composto na fase de n-octanol e sua concentração na fase aquosa (KOW = CO/CW) após a mistura e separação das fases. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1983717 Química

Em estações de tratamento de água, são realizados diferentes procedimentos, com o objetivo de tornar a água própria para o consumo humano. Mesmo que se apresente aparentemente límpida e incolor após a filtração, um dos últimos passos para a purificação da água é a adição de produtos à base de cloro.


Esses produtos são usados para tratar a água porque

Alternativas
Q1983715 Química

Em 1860, o microbiologista francês, Louis Pasteur (1822-1895), demonstrou que não eram os deuses, mas sim as células de um fungo, denominado popularmente levedura, que operavam a transformação de uvas em vinho.

PANEK, A. D. E se Dionísio soubesse química? A poesia da fermentação e da produção das bebidas alcoólicas. Ciência Hoje, n. 279, mar. 2011 (adaptado).


A produção de vinho é considerada um processo biotecnológico porque

Alternativas
Q1983713 Química

A produção industrial de ferro metálico a partir dos seus óxidos é um processo realizado em altos-fornos de siderúrgicas e demanda muita energia. A reciclagem é uma alternativa desejável, sendo também realizada nos altos-fornos, onde ocorre a adição de uma menor quantidade de minério em função da introdução do ferro a ser reciclado. A mistura é aquecida na presença do ar, produzindo o ferro gusa, que depois é transformado em ferro fundido ou aço, dependendo da quantidade de carbono incorporado.

FONSECA, L. H. A. Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental. Revista Semana Acadêmica, n. 1, 2013 (adaptado).


A reciclagem desse metal é desejável pela

Alternativas
Q1983711 Química

A cárie é consequência da destruição de tecidos dentários devido à desmineralização, que é causada, por exemplo, pelo ácido lático. Depois de produzido, esse ácido faz baixar o pH da saliva, favorecendo a dissolução do esmalte do dente e o transporte do cálcio e do fósforo para o ambiente bucal.


A produção química desse ácido ocorre por causa do(a)

Alternativas
Q1983697 Química

O mercúrio é utilizado pelos garimpeiros para separar o ouro do cascalho. Durante o processo de separação parte do mercúrio é lançada no ambiente, provocando a contaminação de diferentes grupos de seres vivos. O organismo contaminado por mercúrio não consegue eliminá-lo e essa substância se acumula nos tecidos e órgãos dos seres vivos.

Nos rios contaminados, a maior concentração de mercúrio será encontrada nos seres vivos que

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853931 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS 



Observe o quadro abaixo, que mostra estudos realizados com a composição do ar que respiramos (inalado e exalado).


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações contidas no quadro acima, analise as seguintes afirmações:


I. No processo biológico do metabolismo, o oxigênio reage com os alimentos ingeridos para produzir gás carbônico e água.

II. Parte da água no ar exalado é resultado da evaporação das superfícies úmidas dos pulmões.

III. Na respiração, a maior parte do oxigênio é substituída por gás carbônico.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2021 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1770250 Química
Um dos pigmentos responsáveis pela cor verde nos vegetais é a clorofila de fórmula molecular C55H72O5 N4 Mg . Observa-se na composição dessa clorofila o metal denominado:
Alternativas
Q1713607 Química
A figura a seguir mostra uma das formas de se contabilizar as tendências no uso de fertilizantes por hectare e por tonelada de grão em uma fazenda no Brasil em determinado período. A partir desse tipo de informação pode-se saber, por exemplo, como a prática agrícola de um sistema de cultivo está influenciando o uso de nutrientes e a produtividade do solo para o cultivo.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o caso representado pela figura, pode-se concluir que o sistema de cultivo adotado está influenciando
Alternativas
Q1713606 Química
Em 2020, o Brasil foi impactado com a notícia de que muitas pessoas haviam se contaminado ao ingerir cerveja. Como se apurou mais tarde, a bebida havia sido contaminada por dietilenoglicol. O fabricante argumentou que havia comprado monoetilenoglicol, e que o dietilenoglicol chegou ao produto por contaminação ou por engano. A respeito desse episódio, pode-se afirmar que, se o dietilenoglicol, que estava dissolvido em água, fosse utilizado no sistema de
Alternativas
Q1713605 Química
A calagem é uma prática de manejo do solo que consiste na utilização de calcário para proporcionar às plantas um ambiente de crescimento radicular adequado. Isso diminui a atividade de elementos potencialmente tóxicos em elevadas concentrações (Al e Mn) e favorece a disponibilidade de elementos essenciais (N, P e K) no solo. O gráfico a seguir apresenta o grau de disponibilidade de diversos elementos de acordo com o pH do solo. 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando essas informações e os conhecimentos de química, é correto afirmar que a calagem atua em solos
Alternativas
Q1709805 Química
Um estudo recente avaliou como determinados plásticos se degradam na água do mar quando expostos à luz ultravioleta. Os plásticos estudados foram: NPG (plásticos diversos do Giro do Pacífico Norte), EPS (poliestireno expandido), PP (polipropileno) e PE (polietileno). Considerando que somente 2% do plástico despejado no mar está à deriva, esse estudo tentou descobrir para onde vão os microplásticos no ambiente marinho. Um dos resultados do estudo é mostrado nos gráficos abaixo. Nesses gráficos, observam-se as produções de carbono orgânico dissolvido (DOC) por grama de carbono na amostra de plástico utilizado. O DOC foi identificado como o maior subproduto da fotodegradação de plásticos.
Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de L. Zhu e outros. Journal of Hazardous Materials 383, 2020, 121065.)
Os resultados mostram que
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: B
6: B
7: B
8: B
9: E
10: C
11: C
12: D
13: B
14: D
15: C
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B