Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108397 Química
Em 1839, Sir William Grove inventou a primeira célula a combustível. Ele sabia que, ao passar uma corrente elétrica através da água, ela poderia ser dividida em hidrogênio e oxigênio (um processo chamado eletrólise). Ele levantou a hipótese de que, invertendo-se o procedimento, seria possível produzir eletricidade e água. Ele criou uma célula a combustível primitiva e a chamou de bateria voltaica a gás. Depois de experimentar sua nova invenção, Grove comprovou sua hipótese. Cinquenta anos depois, os cientistas Ludwig Mond e Charles Langer cunharam o termo “célula a combustível” enquanto tentavam construir um modelo prático para produzir eletricidade.





Células a combustível são excelentes para a utilização do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis, considerados “vilões” do aquecimento global. Elas funcionam da seguinte forma: o anodo, o polo negativo da célula, conduz os elétrons liberados das moléculas de hidrogênio para um circuito elétrico. O catodo, o polo positivo da célula, possui canais nele gravados que distribuem o oxigênio para a superfície do catalisador. O catodo também conduz os elétrons do circuito elétrico para o catalisador, onde eles se unem aos íons hidrogênio e ao oxigênio para formar água. 

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item.


O hidrogênio é o elemento mais comum no universo; no entanto, sob a forma de substância simples (H2), ele é muito raro na Terra. Para ser usado em células a combustível, o hidrogênio puro deve ser obtido a partir de compostos de hidrogênio, incluindo-se os hidrocarbonetos fósseis. Por isso, críticos dessa tecnologia argumentam que o hidrogênio não pode ser caracterizado como um combustível “verde”, pois essa fonte energética consome hidrocarbonetos fósseis, assim como os combustíveis convencionais. Com base nesse contexto, redija um texto dissertativo, com argumento próprio, concordando ou discordando do utilizado pelos críticos da tecnologia das células a combustível.

Alternativas