Questões de Vestibular
Comentadas sobre soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. em química
Foram encontradas 92 questões
Texto base para a questão.
Analise a seguinte situação.
Viajar para o Maranhão é conhecer o casario histórico de São Luís, a beleza de tirar o fôlego dos Lençóis Maranhenses, a cultura do bumba meu boi e comer muito bem e sem culpa. A primeira sugestão é deixar a dieta de lado e mergulhar na culinária maranhense, uma das mais ricas do Brasil.
A base dessa cozinha são os frutos do mar. Um dos principais representantes dessa culinária é a Peixada Maranhense. De origem indígena, tem como ingrediente principal a pescada, mas também pode ser feita com outros peixes. Geralmente preparado em panelas (preferencialmente hermeticamente fechadas) que propiciam a adequada variação de temperatura e de pressão. Porém, após a finalização deste prato, um cheiro forte e característico de peixe exala por toda cozinha, em razão da presença de uma amina, especificamente a trimetilamina

O material disponível mais eficiente para retirada do odor e o tipo de reação que ocorre com a trimetilamina são, respectivamente,

A dimetiltriptamina, cuja estrutura molecular é mostrada anteriormente, é uma substância psicodélica encontrada in natura em vários gêneros de plantas. Ela é um dos princípios ativos de uma mistura que, usada em rituais sagrados, é bem conhecida por índios brasileiros e da América do Sul em geral. Considerando essas informações, julgue o próximo item.
Considere-se que uma quantidade de água tenha sido adicionada a um extrato concentrado de dimetiltriptamina de maneira que o volume desse extrato tenha aumentado cinco vezes. Nessa situação, supondo-se que, no extrato inicial, houvesse 2,5 g de dimetiltriptamina dissolvidos em 1 L de solução, a concentração de dimetiltriptamina no extrato diluído seria igual a 500 mg/L.
Um medicamento apresenta seu princípio ativo na concentração de 0,4 g/L. O volume de 10 mL desse medicamento foi injetado na corrente sanguínea de um paciente cujo volume de sangue é igual a 8 L.
Admitindo-se que todo o princípio ativo está dissolvido em 8 L de sangue, sua concentração, em g/L, é igual a:
O volume em mL (cm3 ) de uma solução de HNO3 de densidade 1.497 g/cm3 , contendo 93.25% por peso de HNO3 puro, necessários para atacar, completamente, uma esfera de cobre com 2.0 cm de diâmetro, é:
Dados: Volume da esfera: V = (4/3)πR3 , π = 3.14, densidade (Cu) = 8.9 g/cm3
Reação que ocorre: Cu + 4HNO3(conc.) → Cu(NO3)2 + 2H2O + 2NO2
O cátion Ba2+ pode apresentar toxicidade aos humanos, dependendo de sua concentração e forma química. Por exemplo, BaSO4 é pouco tóxico, sendo usado como contraste radiológico, por ser insolúvel em solução aquosa, enquanto BaCO3 e Ba(NO3)2 são muito tóxicos, pois liberam Ba2+ no organismo. Em um laboratório foram feitos dois testes de solubilidade para identificar o conteúdo de três frascos não rotulados que poderiam ser de Ba(NO3)2, BaCO3 ou BaSO4. Os resultados dos dois testes de solubilidade são apresentados a seguir.
Considerando os ensaios realizados, indique quais são os
compostos contidos nos frascos 1, 2 e 3, respectivamente.
A seguir é mostrada a tabela de informações nutricionais presente em um frasco de ZMC:
Porção de 980 mg - Dose (2 cápsulas) Quantidade por Dose % Valores Diários
ZINCO 7mg 100 MAGNÉSIO 260mg 100 VITAMINA C 45mg 100
Considerando que zinco metálico puro reagiu completamente com 200mL de solução 1,0 mol.L-1 de ácido clorídrico e que todo o íon zinco resultante, após tratamento adequado para eliminação de impurezas, foi usado para a produção de frascos de ZMC com 90 cápsulas cada um, com a composição citada na tabela, a quantidade máxima de frascos que se pode produzir é
Dados: Zn=65,4, H=1, Cl=35,5

Para produzir álcool 70° INPM a partir dos outros tipos disponíveis comercialmente, uma opção possível seria misturar

O oxímetro é usado na triagem para a Covid-19. Acoplado ao dedo, ele emite luz em dois comprimentos de onda (660 nm e 940 nm) e mede a quantidade de luz absorvida (A) em cada caso. A partir disso, determina a concentração percentual de oxi-hemoglobina (HbO2) e de desoxi-hemoglobina (Hb) no sangue. Valores entre 95 e 100% para HbO2 indicam normalidade. Simplificadamente, as quantidades de luz absorvidas em cada comprimento de onda (A) se relacionam matematicamente às concentrações [HbO2] e [Hb] conforme as seguintes equações:
Hb (aq) + O2 (aq) ➝ HbO2 (aq)
A (em 660 nm) = 320 [HbO2] + 3227 [Hb]
A (em 940 nm)= 1214 [HbO2] + 693 [Hb].
Considere que uma pessoa tenha chegado ao hospital com baixa saturação de O2 no sangue e, depois de submetida à oxigenoterapia, começa a ter a saturação normalizada. Em relação às medidas iniciais, quando a saturação de O2 começa a subir, a absorção de luz indicada pelo oxímetro

A partir dessas informações, caso se queira purificar uma amostra dessa insulina, seria recomendado dissolver essa amostra em quantidade suficiente de água
Imagine-se como um dos coautores de um trabalho científico sobre a capacidade de dessalinização de fibras de carbono poroso (PCF). Ao revisar os dados da pesquisa, você observa que os resultados apresentados no gráfico a seguir estão consistentes para MgCl2 e CaCl2, do ponto de vista do conhecimento químico.

No entanto, você também observa no gráfico que a apresentação dos dados está
Um dos indicadores de qualidade de mel é a presença do composto orgânico hidroximetilfurfural (HMF), formado a partir de certos açúcares, como a frutose (C6H12O6). A tabela resume os teores de HMF permitidos de acordo com a legislação brasileira e recomendações internacionais.
Uma das possíveis rotas para a formação do HMF a partir da frutose é mostrada, de forma simplificada, no esquema:
Nas setas, são mostradas as perdas de moléculas ou grupos
químicos em cada etapa. Por exemplo, entre as espécies 1 e 2,
ocorrem a saída de uma molécula de água e a formação de uma
ligação dupla entre carbonos.
Note e adote:
Massa molar (g/mol): HMF = 126
Desconsidere qualquer possibilidade de contaminação do mel por fonte externa de HMF.
Considerando que doses equivalentes a 2,0x10-3 mol desses radiofármacos são administradas no mesmo instante, assinale a alternativa que apresenta as massas desses radioisótopos contidas nos corpos dos pacientes, após 56 dias da administração.
Um agricultor da cidade do Crato, necessita repor alguns nutrientes para o controle do amolecimento interno da polpa da manga Tommy a qual cultiva no seu sítio. Para repor uma carência de Ca +2 em sua plantação de mangas ele precisa preparar 10L de Ca a 3%. Qual a massa de cloreto de cálcio que ele precisa para tal operação?
(dados: CaCl2 = 111g e considere a densidade =
1 g/cm3 ou kg/dm3
.
Com base nas informações, qual a massa necessária de KNO3.
Dado: massa molar Ca = 40 g/mol
Muitos laboratórios armazenam em seus estoques soluções concentradas de reagentes. Um técnico responsável dispõe, em seu laboratório, de uma solução de etanol (álcool absoluto) a 16,3 mol/L. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a 400 mL de solução de etanol a 16,3 mol/L (álcool absoluto) para produzir etanol hidratado a 70 % v/v é, aproximadamente:
(Dado: detanol = 0,8 g/mL)

Dados: C = 12,0; H = 1,0; O = 16,0 g/mol. A concentração, em mol/L, de AAS na solução é