Questões de Vestibular
Sobre teoria atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica em química
Foram encontradas 306 questões
Co2+ (aq) + 6 NH3 (aq) ⇌ [Co(NH3)6] 2+ (aq)
Considerando que a constante de Avogadro seja igual a 6,02 × 1023 mol−1, julgue o item.
O número de átomos de cobalto em 235,6 g de cobalto metálico é superior a 2,6 × 1024.
Considerando apenas as ligações entre os átomos de carbonocom carbono e carbono com hidrogênio, os números deligações sigmas (σ), dos tipos: sp3- s ; sp2- sp2; sp2- s, e dotipo pi (π) p - p, encontrados na estrutura do monômero dopolímero PET são
I. os elétrons são distribuídos em subníveis na ordem dos valores crescentes de “n + ℓ“ (nº quântico principal mais nº quântico secundário). II. dois elétrons de um mesmo átomo não podem ter os mesmos quatro números quânticos. III. a ocupação menos estável dos elétrons nos orbitais de um átomo é aquela em que é máximo o número de elétrons desemparelhados. IV. no estado fundamental, os elétrons ocupam os orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a máxima possível.
É correto apenas o que se afirma em
Tendo como referência essas informações, julgue o item seguinte.
Quando o cálcio-41 captura um elétron, é formado o nuclídeo .
Tendo como referência essas informações, julgue o item seguinte.
Os íons K+
e Cl−
são isótopos entre si.
Esse elemento químico é denominado:
O radioisótopo 18F é empregado em exames de tomografia por emissão de pósitrons.
O número de nêutrons presentes nesse radioisótopo é igual a:
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o número atômico e o número de nêutrons nesse íon.
As(s) + H2(g) + Ga2O3(s) GaAs(l) + H2O(g)
A partir da análise dessa equação química, após balanceamento com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, pode-se afirmar:
O desenvolvimento da espectrometria de massas levou à confirmação da existência dos
Considere as afirmações abaixo, sobre esse elemento químico.
I - Está localizado no Grupo 10 e no quarto período da tabela periódica. II - Apresenta, em um de seus isótopos, 41 prótons e 52 nêutrons no núcleo atômico. III- Pode ser classificado como um lantanídeo.
Quais estão corretas?
Considere os elementos X, Y e Z da tabela periódica, levando em conta as seguintes afirmações.
1 - X tem 3 elétrons na última camada. 2 - Y tem tendência a formar quatro ligações covalentes. 3 - Z necessita receber dois elétrons para adquirir a configuração de um gás nobre. 4 - Z tem raio atômico semelhante a Y.
Os elementos X, Y e Z são, respectivamente,
Para o elétron mais energético do átomo de escândio no estado fundamental, os números quânticos principal e secundário são respectivamente
Na tabela periódica, os elementos químicos estão agrupados em ordem crescente de seu número atômico. A diferença de número de prótons, de nêutrons e de elétrons caracteriza um átomo e define suas propriedades.
Baseando-se nessas diferenças de número de prótons, de nêutrons e de elétrons dos átomos dos elementos químicos e em sua disposição na Tabela Periódica, pode-se afirmar que o