Questões de Vestibular
Sobre termodinâmica: energia interna, trabalho, energia livre de gibbs e entropia em química
Foram encontradas 46 questões
Na reação em questão, a variação da entropia (∆S) é superior a −0,110 kJ/mol.
A energia gerada pela fonte, acima tratada, é oriunda de uma reação de
Texto base para a questão.
Analise a seguinte situação.
Viajar para o Maranhão é conhecer o casario histórico de São Luís, a beleza de tirar o fôlego dos Lençóis Maranhenses, a cultura do bumba meu boi e comer muito bem e sem culpa. A primeira sugestão é deixar a dieta de lado e mergulhar na culinária maranhense, uma das mais ricas do Brasil.
A base dessa cozinha são os frutos do mar. Um dos principais representantes dessa culinária é a Peixada Maranhense. De origem indígena, tem como ingrediente principal a pescada, mas também pode ser feita com outros peixes. Geralmente preparado em panelas (preferencialmente hermeticamente fechadas) que propiciam a adequada variação de temperatura e de pressão. Porém, após a finalização deste prato, um cheiro forte e característico de peixe exala por toda cozinha, em razão da presença de uma amina, especificamente a trimetilamina
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA
Equação 1: 3C2H6(g) + 2HgO(s) + 5/2 O2(g) → 2(CH3)2Hg(g) + 2CO2(g) + 3H2O(g)
Equação 2: 3C2H5OH(g) + HgO(s) + 5O2(g) → (CH3)2Hg(g) + 4CO2(g) + 6H2O(g)
Com base no texto, nos conhecimentos sobre termodinâmica e cinética química, e supondo a queima total de HgO a 1 atm e a 300 K, assinale a alternativa correta.
A transformação isotérmica:
apresenta, na temperatura de 25o
C, variação de entalpia
de –19,5 kcal/mol e variação de entropia de
18 cal/K.mol. Podemos afirmar que a variação de
energia livre desse sistema é
A condutividade térmica é uma propriedade muito importante na seleção de materiais para diversas aplicações. Em muitas situações são necessários materiais isolantes, isto é, com baixa condutividade térmica, enquanto que em outras são necessários materiais com elevada condutividade térmica. Por exemplo, os materiais utilizados para aquecimento devem possuir elevada condutividade térmica. De igual modo, a condutividade térmica de alguns materiais para aplicações elétricas ou eletrônicas é essencial para dissipar o calor que se produz por efeito Joule. A capacidade calorífica específica ou calor específico(Cp) é a quantidade de calor necessária para elevar, de um grau Celsius, a temperatura de um grama da substância a pressão constante. Abaixo estão apresentados a condutividade térmica e o calor específico de alguns materiais.
Julgue os itens abaixo relativos à situação hipotética acima, no que se refere ao equilíbrio térmico alcançado quando a água volta a entrar em ebulição.
I - As três peças estão em equilíbrio térmico com a água mas apresentam temperaturas diferentes umas das outras.
II - As três peças recebem a mesma quantidade de calor da água, tendo em vista que apresentam a mesma diferença de temperatura em relação à água em ebulição.
III - A peça de cobre é a que recebe mais calor, pois possui a maior condutividade térmica.
IV - A peça de poliestireno é a que recebe mais calor, porque apresenta a maior capacidade calorífica das três. No equilíbrio térmico, esta peça fica com a mesma temperatura (100°C) das demais e também da água que a envolve.
Está(ão) correto(s):
CH4 (g) + 2O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O(g)
Considere ainda os dados da tabela:
A partir das informações acima, pode-se afirmar:
Um esquema simplificado de uma célula a combustível de H2 / O2 é:
Quando os eletrodos A e B estão em equilíbrio, Ε°red = 0,00 V, para A, e Ε°red = 1,23 V, para B, sendo Ε°red o potencial padrão de redução.
Sabendo-se que a reação global de tal célula possui ∆G° = -237 KJ/mol e ∆H° = -286 KJ/mol, a 25°C, é correto afirmar que, na célula a combustível, ocorre um processo
Hb(aq) + CO(aq) HbCO(aq) ΔG° = −80 kJ.mol -1 Hb(aq) + O2(aq) HbO2(aq) ΔG° = −70 kJ.mol -1
De acordo com as equações químicas acima, qual é a variação de energia livre para a reação de substituição do CO ligado à hemoglobina (HbCO) pelo O2?
Dados: Massa molar do metano = 16 g.mol-1 .Calor de combustão do metano , △H° = 210 kcal.mol-1 .
Calor específico da água = 1,0 cal.g-1 .°C-1 .
C6H12O6(s) + 6 O2(g) 6 CO2(g) + 6 H2O(l)
Sabendo os valores de entalpia (∆H = −2.805 kJ.mol−1) e entropia (∆S = 259 J.mol−1.K−1), à temperatura ambiente (25°C = 298 K), determine a energia livre de Gibbs (∆G) para esta reação e indique se a reação é espontânea ou não