Questões de Vestibular
Sobre transformações químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas em química
Foram encontradas 724 questões
A síntese de Kiliani-Fischer é um método clássico na química orgânica utilizado para a extensão da cadeia de aldoses (carboidratos), desenvolvida por Heinrich Kiliani e Hermann Emil Fischer no final do século XIX.
O processo permite a formação de açúcares com um átomo de carbono a mais, sendo fundamental para a síntese de carboidratos complexos e o estudo de suas estruturas. A síntese de Kiliani-Fischer é amplamente utilizada na pesquisa e no desenvolvimento de novos açúcares e derivados. Um exemplo dessa reação é a transformação da L-Arabinose em L-Manose e L-Glicose. A reação a seguir mostra esse processo nas etapas A e B e, por fim, a produção da L-Manose.
As três etapas correspondem, respectivamente, às reações
Em agosto de 2023, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) apresentou parecer favorável à inclusão do medicamento de alto custo Trikafta® no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Esse medicamento, indicado para o tratamento da fibrose cística, traz benefícios como a melhora da função pulmonar e do estado nutricional dos pacientes, aumentando significativamente a qualidade e a expectativa de vida. Observe as seguintes estruturas.
Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2023/20230906Relatorio844elexacaftor_tezacaftor_ivacaftor. pdf. Acesso em: 30 jun. 2024 (adaptado).
Os efeitos benéficos do Trikafta® devem-se à combinação de três pequenas moléculas orgânicas presentes em sua composição - Elexacaftor (I), Tezacaftor (II) e Ivacaftor (III). Com base nas estruturas fornecidas, é correto afirmar que
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA
1. Um átomo, cujo número atômico é 52, está classificado na tabela periódica como um halogênio.
2. O elemento químico cuja configuração eletrônica em seu estado fundamental, na ordem crescente de energia, termina em 4d105p6 pertence ao grupo 17 e ao 5º período.
Considerando as afirmações acima, é correto dizer que
Dado: massa molar do HCl = 36,5 g/mol.

Considerando apenas a composição mencionada, a reciclagem dessas novas lâmpadas traria vantagens porque:

CH4(g) + 3 Cl2(g) → CHCl3(l) + 3 HCl(g)
A quantidade de cloro, em gramas, necessária para produzir 1,5 mol de clorofórmio é
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão por uma análise química. Eles pegaram o esmalte dos dentes para descobrir mais sobre a origem dos escravos. O esmalte é a camada externa do dente, formada quase exclusivamente por minerais, e essa composição permanece inalterada durante a vida desse dente. Por isso, ela diz muito sobre a infância de uma pessoa. Os pesquisadores escolheram o elemento químico estrôncio para fazer essa leitura. “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”, explicou um dos pesquisadores. O cálcio é um mineral importante na composição dos ossos e dos dentes, logo o estrôncio também é abundante no corpo humano.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/analise-quimica-indica-que-escravos-vieram-de-varios-pontos-da-africa.html. Adaptado.
Considere a seguinte afirmativa: “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”. Essa afinidade se justifica porque
A cana produzida aqui era cultivada em monocultura, em grande escala, e tinha o escravismo como base das relações sociais de produção. Os escravos, primeiramente indígenas, e, posteriormente africanos, cultivavam, cortavam e levavam a cana ao engenho, onde ela era moída e o caldo era fervido, até formar uma garapa, para ser cristalizada e dar origem aos torrões de açúcar (sacarose), exportados para a Europa.
https://www.ecycle.com.br/cana-de-acucar/. Acessado em 15 de fevereiro de 2022. Adaptado.
A classificação da formação, a partir da condensação dos glicídios, dos torrões de açúcar, produzidos aqui, desde o Brasil Colônia, e a sua respectiva justificativa estão contempladas na seguinte opção:

I. Os elementos da série de metais de transição estão situados no bloco d, entre os grupos 2 e 13 da tabela periódica. II. Nessa série, elétrons adicionais são colocados nos orbitais 3d, de acordo com a regra de Hund. III. O germânio, rigorosamente, por conta de sua distribuição eletrônica, é também considerado um metal de transição. IV. A distribuição eletrônica do metal em transição níquel é [Ar] 3d8 4s2.
Estão corretas



Tendo como referência essas informações, julgue o item seguinte.
A espécie formada pela ionização do átomo de cálcio possui
raio menor que o do átomo neutro de Ca.
Esse elemento químico é denominado:
S(s) + O2(g) → SO2(g)
Nesse caso, a diferença de massa de SO2 emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado é de
Note e adote: Massas molares (g/mol): O = 16; S = 32. 1 ppm de enxofre equivale a 1 mg de enxofre por kg de diesel.