Questões de Vestibular CEDERJ 2014 para Vestibular
Foram encontradas 40 questões
Leia o fragmento seguinte para responder à questão:
“Para falar com franqueza, o número de anos assim positivo e a data de São Pedro são convencionais: adoto-os porque estão no livro de assentamentos de batizados da freguesia.” (linhas 8-11)
O emprego de dois-pontos no fragmento acima
indica:
“Conforme o próprio ministro da saúde ressaltou em nota, a entrada do vírus no país ainda é pouco provável. A transmissão fora dos países africanos afetados se dá apenas por contato de seres humanos com fluidos de pessoas infectadas. Nos países de origem do vírus, a transmissão pode ser feita por animais silvestres ou animais domesticados para consumo.”
O fragmento acima, publicado em 14 de agosto de 2014
no site de notícias de Biomanguinhos (FIOCRUZ), faz
referência à doença denominada:
Um músico, sentado ao lado do tocador de vinil, observa o disco girando à velocidade angular constante. Assinale a alternativa que representa, esquematicamente, como o módulo da velocidade (v) de um ponto da superfície do disco, conforme observada pelo músico, varia em função da sua distância (r) ao centro do disco.
A luz é refratada quando passa do ar para o vidro. Quando entra no vidro, o raio de luz incidente aproxima-se da direção normal à superfície porque
Dois blocos idênticos, A e B, são justapostos sobre uma mesa horizontal, M. Os dois blocos estão conectados por um fio inextensível o qual passa por uma roldana que está fixada em uma parede vertical e que pode girar livremente em torno do seu eixo. O bloco B é puxado por uma força horizontal, F, e desliza sobre a mesa, enquanto o bloco A desliza sobre o B. Os coeficientes de atrito cinético entre as superfícies dos dois blocos e entre a superfície da mesa e o bloco B são idênticos. Assinale a alternativa que representa as forças de atrito, FA e FM , exercidas pelo bloco A e pela mesa M sobre o bloco B.
METADE DA RIQUEZA MUNDIAL ESTÁ NAS MÃOS DE 1%
O Credit Suisse Research, grupo de pesquisa do banco suíço, divulgou ontem seu relatório global sobre a renda – o Global Wealth Report 2014 –, no qual confirma o que a ONG Oxfan, em outro estudo, havia apontado no início do ano: a parcela 1% mais rica do mundo detém praticamente metade da riqueza global. Segundo o relatório, o 1% mais rico da população mundial possui mais de 48% da riqueza total. Ecoando a acusação de ONGs, o relatório afirma que a recuperação econômica da crise de 2008 beneficiou os mais ricos. O estudo também mostra que a riqueza global atingiu um novo recorde: US$ 263 trilhões – em 2000, eram US$ 117 trilhões.
Fonte: O Globo, 15 out. 2014. Adaptado.
As informações do relatório confirmam que a atual
geografia econômica mundial apresenta a seguinte
característica:
Observe a imagem.
Disponível em: http://www.luciomarcastilho.com.br/wp-content/ uploads/2011/12/PARQUE-ESTADUAL-BOSQUE-DASARAUCARIAS-PR.jpg. Acesso em: 17 out. 2014.
Na imagem, destaca-se a presença de uma
espécie arbórea predominante no clima brasileiro do tipo
EM MUTAÇÃO
No início dos anos 1980, Eugene Stoermer cunhou um termo para definir o impacto da ação humana sobre a Terra, numa referência à maneira como os geólogos nomeiam as várias eras, períodos, épocas e idades pelas quais nosso planeta passou seus cerca de 4,6 bilhões de anos de existência. Desde 2000, esse termo ganhou espaço no ambiente acadêmico e no imaginário popular, sendo cada vez mais usado, ainda que informalmente, por pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas.
Fonte: O Globo, 17 out. 2014. Adaptado.
O termo referido acima especifica a seguinte fase da
história da Terra:
Analise a imagem.
Disponível em: http://marcosbau.files.wordpress.com/2010/11/ hierarquia-urbana.jpg. Acesso em: 17 out. 2014.
A cidade do Sudeste cuja centralidade atinge a
maior área da região amazônica é a seguinte capital:
Analise a imagem.
Disponível em: http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/ milho_8_ed/Figuras/mercfig2.jpg. Acesso em: 17 out. 2014.
No mapa, a produtividade média mais elevada desse
gênero agrícola concentra-se na seguinte porção do
território nacional: