Questões de Vestibular UNB 2011 para Vestibular, Prova 2
Foram encontradas 150 questões
O nitrato de amônio pode ser produzido por uma reação de neutralização entre ácido nítrico e NH3.
Considerando-se o rendimento de 100% para a reação de combustão do nitrato de amônio, é correto afirmar que a quantidade de explosivo utilizada na referida demolição da arquibancada do estádio Mané Garrincha produziu mais de 9,0 × 105 kJ de energia.
O aproveitamento dos resíduos sólidos resultantes de uma implosão como a citada no texto I é uma medida mitigadora do impacto ambiental causado por essa ação.
Por meio de filtração simples ou centrifugação de uma solução aquosa não saturada de nitrato de amônio, é possível a obtenção de nitrato de amônio sólido.
Considerando-se o modelo apresentado no texto II e supondo-se que as estruturas, após a implosão, iniciam sua queda a partir do repouso, é correto inferir que o tempo que o teto do último andar do edifício levará para atingir o solo corresponderá ao dobro do tempo em que o piso do primeiro andar atingirá o solo.
Considere que, utilizando-se o modelo apresentado no texto II, tenha transcorrido, entre o início da queda do piso do terceiro andar e o início da queda do teto desse andar, um tempo , em que g é a aceleração da gravidade. Nesse caso, o gráfico a seguir representa corretamente a distância entre o piso e o teto do terceiro andar durante a sua queda.
Após se balancear a equação xNH3 + yO2 ? zN2 + wH2O — que representa a combustão da amônia — usando-se os menores valores inteiros positivos para seus coeficientes estequiométricos, verifica-se que o resultado da soma x + y + z + w é um múltiplo inteiro de 5.
Se, no modelo de prédio mencionado no texto II, m = M/4, então a força de sustentação de cada coluna fixada ao solo é sete vezes maior que a força de uma das colunas que sustentam o teto do último andar.
Considere que, utilizando-se o modelo de prédio apresentado no texto II, o processo de implosão tenha falhado e apenas as colunas do último andar tenham sido completamente destruídas. Considere, ainda, que a laje superior, ao cair, chocou-se, de modo totalmente inelástico, com a laje abaixo dela e a arrastou consigo na queda, e que tal fato se repetiu com as lajes mais abaixo, de modo que as lajes se foram empilhando até caírem todas juntas no solo. Nesse caso, assumindo-se g como a aceleração da gravidade, a perda de energia mecânica das quatro lajes foi de
O percentual em massa de nitrogênio presente em todo o explosivo usado para demolir a arquibancada do estádio Mané Garrincha foi de
Após 3 segundos, registrou-se uma força de resistência de 3,7 × M newtons.
A altura do edifício é superior a 75 metros.
Durante os 4 segundos iniciais, a laje caiu em queda livre.
Considere que, após uma explosão, um bloco de 100 kg se desprenda de uma parede, em um intervalo de 0,5 s. Se 30 kJ de energia forem transformados em energia cinética do bloco, então, devido à explosão, o valor da força média sobre o bloco será superior a 5.000 newtons.
Considere que um projétil seja lançado obliquamente com relação a uma superfície horizontal e, no ponto mais alto da trajetória, ele tenha explodido, separando-se em duas partes de massas iguais. Considere, ainda, que, após o lançamento, só a força peso atua no projétil e uma das partes fica parada imediatamente após a explosão. Nessa situação, desprezando-se a resistência do ar, é correto concluir que a outra parte do projétil irá cair a uma distância do ponto de lançamento 50% maior que a distância a que cairia o projétil inicial se não tivesse explodido.
Considere que, em dado instante, um projétil de massa m e com velocidade v tenha explodido em três partes. Se duas dessas partes, uma com massa m/2 e a outra com massa m/6, tiverem sido ejetadas na direção perpendicular a v, então as duas afirmações seguintes estão corretas.
• A terceira parte do projétil continuará na direção original de v, mas com o módulo de velocidade triplicado.
• Uma das partes do projétil ejetadas perpendicularmente terá velocidade três vezes maior que a da outra.
A figura abaixo ilustra dois blocos, em repouso, posicionados sobre uma superfície plana, com um explosivo entre eles. Após a explosão, os blocos se separam e deslizam sobre a superfície plana. Considere que apenas 50% da energia de 48 kJ liberada pela explosão seja transformada em energia cinética dos blocos e que o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e a superfície seja 0,4. Nessa situação, a distância entre os blocos parados, após terem deslizado, será igual a
Se z1 corresponde ao ponto C e se z2 corresponde ao ponto B, então
Considerando-se 10 pontos distintos sobre a circunferência em questão, com vértices nesses pontos, a quantidade de triângulos que é possível formar é superior à de heptágonos convexos.
Os vértices A, B e C correspondem às raízes complexas do polinômio ƒ(z) = z3 – 8.