Questões de Vestibular URCA 2017 para PROVA I: Física, Matemática, Química e História
Foram encontradas 60 questões
Um objeto de 1 quilograma cai livremente (a partir do repouso) de uma certa altura sob ação da gravidade e na presença de uma força de resistência do ar de 2newtons. Considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado. Então a velocidade do objeto e o deslocamento percorrido por ele após 2 segundos de queda são, aproximadamente:
Um corpo de massa 1kg e velocidade (num certo referencial inercial) de 3m/s colide não-elasticamente com outro de 2kg inicialmente em repouso. Após a colisão ambos permanecem juntos. Podemos notar que:
Considere o valor aproximado da aceleração da gravidade como sendo 10metros por segundo ao quadrado. O trabalho realizado pela força peso sobre um corpo de massa 1quilograma quando este é suspenso de uma altura de meio metro para uma altura de um metro e meio, em relação ao solo, é:
A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:
Sobre os conceitos de temperatura e calor podemos dizer que:
Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a:
Um cilindro contém um gás em baixa densidade, que podemos considerar como gás ideal. Através de um pequeno orifício no cilindro ocorre escoamento de gás para o meio externo. Suponha que um reservatório térmico em contato com o cilindro mantém constante a temperatura do gás. Sendo (P,V) e (P',V') os pares pressão-volume do gás no início e no fim deste processo onde a massa final do gás no cilindro passou a ser metade da inicial podemos dizer que:
Uma pessoa em frente a um espelho plano se encontra a X metros de sua imagem produzida pelo espelho. A distância entre o espelho e a imagem é:
Um circuito-série de corrente contínua possui uma bateria com eletromotância e=14 volts, e resistência interna r=1,5 ohm, um motor com contra-eletromotância e'=6volts e resistência interna r'=0,5 ohm e, por fim, uma resistência externa (de uma lâmpada, por exemplo) com R=18 ohms.
A corrente elétrica neste circuito tem intensidade:
De acordo com as ideias de Broglie (1924), uma partícula subatômica como o elétron possui uma onda associada cujo comprimento de onda é dado por L=h/p, onde h=6,6 x 10-34 Js (joulesegundo) é a constante de Planck. Se usarmos a expressão de de Broglie para uma partícula de 1grama com velocidade de 1metro por segundo encontramos um comprimento de onda:
O conceito clássico de trajetória de uma partícula não é adequado para descrever sistemas subatômicos, onde devemos considerar a Mecânica Quântica. A própria ideia de localização de uma partícula é um tanto inapropriado. Ao invés da localização de uma partícula temos geralmente regiões onde há maior ou menor probabilidade de detectá-la ao fazermos uma medida. Sobre isto há um princípio segundo o qual não podemos, em um mesmo instante, determinar a localização e a velocidade da partícula com precisão arbitrária. Este princípio é o:
Márcio lucrou uma determinada quantia C na venda de um computador. Ele resolveu dividir essa quantia em duas partes e aplicá-las a juros simples a taxas e prazos distintos. A primeira parte foi aplicada a 10% a.m. durante seis meses enquanto a segunda foi aplicada a 24% a.a. durante um ano. Sabendo que a primeira parte rendeu R$ 66,00 a mais que a segunda e também que ela supera a segunda parte em R$ 50,00 , o valor de C é igual a:
Um cone e um cilindro circulares retos têm uma base comum e o vértice do cone se encontra no centro da outra base do cilindro. Se o raio da base mede 2cm e a área total do cone mede 4π(√17+1)cm2. Calcule o volume do cilindro.