Questões de Vestibular IF-TM 2011 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 7 questões
“Os cuidados com alimentos enlatados” Se a produção industrial dos alimentos enlatados não obedecer aos rigorosos critérios de qualidade, a lata de alguns desses produtos poderá se tornar um ambiente anaeróbio propício ao desenvolvimento de bactérias patogênicas, como a Clostridium botulinum causadora do botulismo. Por isso, são necessários alguns cuidados quando se compra esse tipo de alimento industrializado: devemos observar a data de fabricação, o prazo de vencimento do produto e o aspecto da lata, que não deve estar estufada. Se a tampa estiver estufada, é um sinal de que pode ter se desenvolvido no interior da lata, dentre outras bactérias, a causadora do botulismo, doença frequentemente fatal porque provoca paralisia respiratória. (Biologia, Ciência e Tecnologia. Sídio Machado, p. 132).
Dona Maria observou que uma lata de sardinha estava estufada e resolveu não consumir o seu conteúdo. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa incorreta para a atitude de dona Margarida.
Uma lei do estado de São Paulo exige que a partir de 1º de junho de 2011 produtos com transgênicos apresentem rotulagem diferenciada e sejam expostos e vendidos em lugares especiais. Esses procedimentos são, no mínimo, discutíveis. A maioria dos transgênicos foi desenvolvida para dispensar ou reduzir a aplicação de agrotóxicos. Se for para alertar para eventuais riscos seria preciso advertir o consumidor de que o alimento convencional pode ser ainda mais nocivo do que o transgênico. Edilson Paiva, presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, observa que todos os produtos transgênicos cultivados no Brasil são submetidos a testes de segurança e que não há nenhuma evidência científica dos supostos males por eles provocados. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de transgênicos. Na safra 2009/2010 foram produzidos a partir de sementes modificadas nada menos que 76% da soja, 57% do milho e 27% do algodão. O avanço da transgenia tem razões econômicas. No caso da soja os custos de produção são 5,4% mais baixos que a média nacional, com um lucro 9,9% maior. O aumento da produtividade desse grão transgênico nos últimos dez anos no Brasil foi de 45%.
Adaptado de Celso Ming. “Perigo no rótulo”. O Estado de S. Paulo, 20 de março de 2011.
Podemos concluir que:
Supondo que uma lipoproteína contendo colesterol (LDL) acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a lipoproteína deve percorrer o seguinte trajeto:
Produtos agrícolas como o pepino, tomate, cenoura, cebola e batata são considerados “legumes”. Na verdade, legume é o fruto produzido pelas leguminosas, como a vagem do feijão. Sobre o ponto de vista botânico, pepino, cenoura, tomate, cebola e batata podem ser classificados, respectivamente, como: