Questões de Vestibular UEL 2010 para Vestibular, Artes
Foram encontradas 20 questões
Indubitavelmente, a eclosão da bossa-nova revolucionou o ambiente musical no Brasil: nunca antes um acontecimento ocorrido no âmbito de nossa música popular trouxera tal acirramento de controvérsias e polêmicas, motivando mesas redondas, artigos, reportagens e entrevistas, mobilizando enfim os meios de divulgação mais variados.
(BRITO, B. R. Bossa Nova. In: CAMPOS, A. de. Balanço da Bossa. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 17.)
Em relação ao posicionamento estético assumido pelos músicos da bossa-nova, considere as afirmativas a seguir.
I. Respeito às realizações dos compositores e dos cantores do passado.
II. Reconhecimento de que o gênero surgiu por força de mutações ocorridas no seio da música popular brasileira tradicional.
III. Reconhecimento da hegemonia de um determinado parâmetro musical sobre os demais.
IV. Abandono da música popular nacional com o intuito de alcançar valores universais.
Assinale a alternativa correta.
A relação entre a música e a juventude é uma construção histórica. A partir da década de 1970 essa relação adquiriu maior visibilidade tanto pela expansão quanto pela diversificação de estilos. São os punks nas suas diversas variações, como o trash, o hardcore, o anarco-punk. São os darks, o heavy metal, o reggae. É nessa esteira que podemos situar o hip hop e o funk.
(DAYRELL, J. O rap e o funk na socialização da juventude. São Paulo: Educação e Pesquisa. v. 28, n. 1, 2002.)
( ) Mixando os mais variados estilos da black music, o rap cria um som próprio, pesado e arrastado, reduzido ao mínimo, no qual são utilizados apenas bateria, scratch e voz.
( ) Tanto os gêneros musicais rap e funk quanto os seus processos de produção continuam fiéis à sua origem, tendo como base as batidas, a utilização de instrumentos de sopro e a prática de apropriação musical.
( ) O movimento hip hop tem sua filosofia própria, colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, bem como buscando interpretar a realidade.
( ) O funk e o rap são herdeiros diretos do soul – trilha sonora dos movimentos civis americanos da década de 1960.
( ) O hip hop é composto pelos seguintes elementos: MC (abreviatura de Master of Ceremony) é o cantor do Rap; DJ (abreviatura de Disc Jockey) é o instrumentista do hip hop; e Break (que significa “quebra”) é a dança do hip hop.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência correta.
Com base nos conhecimentos sobre música brasileira, considere as afirmativas a seguir.
I. “Bumba-meu-boi” é uma festa cujo instrumento musical característico é tocado por mulheres que executam ritmos e cantam melodias transmitidas pela tradição oral.
II. A contribuição dos negros para a música brasileira consistiu na rítmica heterogênea, na gama característica, nas cadências melódicas e na variedade instrumental.
III. O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas danças são reflexos marcantes da cultura indígena na música brasileira.
IV. O elemento básico que forneceu orientação e estruturação à música do Brasil foi o português, com seu sistema harmônico tonal e a incorporação de diversos instrumentos europeus.
Assinale a alternativa correta.
DEBATE - Há alguma semelhança de conteúdo entre a música sertaneja e a música caipira? Romildo - A grande característica contida nas letras das músicas caipiras é que elas refletem a falta da terra, falta de uma coisa fundamental que é o símbolo da mãe. Assim como ela, a música sertaneja também mostra a falta de alguma coisa. É sempre a mãe, a mulher que foi embora, que se casou com outro, é a diferença social, um que é pobre outro rico, enfim, o desencontro amoroso. Dessa maneira a mulher, também mãe e criadora, substituiu a “mãe terra” cantada na música caipira. É claro que isso tem um caráter mais banal. É a banalização da própria falta de educação formal no Brasil, no sentido de se ter maiores aprofundamentos filosóficos. A música caipira fala de valores muito antigos, já a sertaneja reflete valores mais ordinários, coisas mais passageiras desse mundo sem raízes. Há essa diferença, mas não podemos ter preconceitos em relação a nenhum dos dois gêneros, já que ambos refletem uma realidade da qual o povo é a grande vítima. A população que consome a música sertaneja não é culpada.
(Adaptado de: Disponível em: <http://www2.uol.com.br/debate/13-37/caad/cadernod01a.htm>. Acesso em: 23 out. 2010.)
De acordo com o entrevistado, assinale a alternativa correta.
Sobre Villa-Lobos, considere as afirmativas a seguir.
I. Acreditava que o canto coletivo nas escolas seria o ponto inicial para a formação de uma consciência musical brasileira.
II. Sua participação na Semana de 1922 foi aclamada pelo público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
III. Participou das excursões artísticas em caravana com diversos músicos pelo interior do país.
IV. Suas composições identificavam-se com as mais diversas manifestações da música nacionalista norte-americana.
Assinale a alternativa correta.
Observe a imagem a seguir.
Com base na pintura de Matisse e nos conhecimentos sobre as vanguardas europeias, considere as afirmativas a seguir.
I. Matisse utiliza o equilíbrio entre a cor e o traço; a aparente simplicidade reitera certo lirismo da pintura.
II. Os trabalhos de Matisse fazem parte de um contexto caracterizado por experimentações para transcender a natureza.
III. A pintura faz parte de um momento da pesquisa artística de Matisse em que buscava uma rígida estruturação formal em suas composições.
IV. Nessa imagem, Matisse expressou sentimentos dramáticos, tais como a solidão, a morte e o abandono, notados nos elementos compositivos.
Assinale a alternativa correta.
No momento, estou absorvido pela floração das árvores frutíferas, róseos pessegueiros, pereiras amarelo e branco. Minha pincelada não tem qualquer sistema. Eu ataco a tela com toques irregulares do pincel, que deixo como saem. Empastes, pontos da tela que ficam descobertos, aqui e ali pedaços absolutamente inacabados, repetições, brutalidades; em suma, estou inclinado a pensar que o resultado é demasiado intranquilizante e irritante para que isso não faça a felicidade dessas pessoas que têm ideias preconcebidas fixas sobre a técnica. [...] Trabalhando diretamente no local, procuro fixar no desenho o que é essencial – mais tarde, encho os espaços delimitados pelos contornos – expressos ou não, mas de qualquer modo, sentidos – com tons que também são simplificados, no sentido de que tudo o que vai ser solo terá o mesmo tom parecido com o violeta, que todo céu terá um tom de azul, que a vegetação verde será verde-azulada, ou verde-amarelada, exagerando deliberadamente os amarelos e azuis neste caso.
(CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 28.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre pintura moderna, identifique a autoria da carta.
Observe os desenhos a seguir.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre a Arte Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A preocupação com a representação ideal do personagem condiz com os pressupostos clássicos da arte.
II. Nota-se a repetição de um mesmo tema em busca do aperfeiçoamento técnico do desenho de figura humana.
III. Apesar do mesmo motivo, cada desenho revela uma aparente liberdade no traço e na elaboração.
IV. Embora com diferentes elementos, cada desenho deixa evidente a descrição do mesmo homem.
Assinale a alternativa correta.
I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes precedentes para a Arte Conceitual.
II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transitórios e reprodutíveis.
III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribuição grandes museus e galerias.
IV. Os artistas passaram a exigir maior interação e participação do público, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras.
Assinale a alternativa correta.
Observe as imagens a seguir.
A partir do trabalho de Pollock, artista norte-americano da década de 1950, é possível pensarmos a pintura a partir de outras relações, que não somente as formais, contidas no plano pictórico, como:
I. O plano inclinado que gera interações formais inexplicáveis.
II. O corpo que percebe os caminhos percorridos pela tinta.
III. O corpo com relação à superfície pintada, fruto de uma ação.
IV. O movimento e o tempo, registrados nas camadas que se sucedem.
Assinale a alternativa correta.
Relacione as obras a seus autores, conforme a sequência em que são apresentadas.
Assinale a alternativa correta.
Valentim se apropria da iconografia religiosa africana para construir um vocabulário visual próprio: poesia desvendada na geometria do sagrado. A composição agrupa signos religiosos com elementos desenhados em organização simétrica. [...] Faz do seu grafismo um dialeto pessoal, porém olha para as tendências internacionais da arte como o suprematismo de Malevitch, o abstracionismo geométrico de Kandinsky, ao mesmo tempo em que fortalece a sua arte com raízes nacionais. Apesar do forte apelo popular presente em sua obra, Valentim não é um artista ingênuo. Com consciência técnica, pesquisa os efeitos cromáticos, a composição geométrica, estuda materiais e, dessa forma, articula os elementos mágicos da cultura afro- -brasileira em suas criações.
(Rubem Valentim: geometria sagrada / Instituto Arte na Escola; autoria de Solange Utuari ; coordenação de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006.)(DVDteca Arte na Escola - Material educativo para professor-propositor; 37.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Arte Contemporânea brasileira, é correto afirmar que correspondem aos trabalhos de Rubem Valentim somente as imagens:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente tal princípio.
Leia o texto e observe a imagem a seguir.
Em 31 de maio deste ano, morreu a artista franco-americana Louise Bougeois. Em seu vasto trabalho, pontuado por metáforas da condição da mulher, destaca-se a presença ameaçadora de aranhas gigantescas, uma delas parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.
Com base no texto e na imagem, é correto afirmar:
I. A presença da mulher, trabalhadora servil e silenciosa, tem sua força afirmada no perigo representado pelas aranhas.
II. A relação entre o objeto e o espaço indica a crítica que a artista faz à postura da mulher em cargos importantes na sociedade.
III. A condição feminina na contemporaneidade é discutida por vários artistas, sendo uma das importantes questões da Arte Contemporânea.
IV. A artista propõe uma retomada da escultura figurativa na contemporaneidade, o que reitera a ação das feministas da década de 1960.
Assinale a alternativa correta.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Os trabalhos podem ser classificados como Arte Póvera, movimento italiano que aborda a questão da efemeridade.
II. O artista faz parte de um grupo que defende a retomada dos temas mitológicos para a arte.
III. A ressignificação de obras de arte consagradas pelo tempo é frequente na Arte Contemporânea.
IV. A incorporação de materiais e suportes não convencionais é um dos pressupostos da Arte Contemporânea.
Assinale a alternativa correta.
Observe as imagens a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta conceitos da Arte Pop que se relacionam com as imagens.
Observe as imagens a seguir.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Movimento Neoconcreto e sobre a Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Num mundo impregnado pela experiência virtual, tais trabalhos promovem a interatividade física, herdeiros dos ensinamentos de Lygia Clark e Hélio Oiticica.
II. A interação do sujeito com o objeto artístico é um dos princípios da Arte Contemporânea que se efetivou com os trabalhos de Tomie Ohtake.
III. A presença do sujeito a interagir com a obra altera sua percepção e relação com o mundo, conforme a tônica do Movimento Neoconcreto.
IV. A aridez dos materiais usados contribui para acentuar o aspecto industrial, umas das tônicas do Movimento Neoconcreto brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a imagem , é correto afirmar:
Observe as imagens a seguir.
Em relação ao que há em comum entre as duas obras, considere as afirmativas a seguir.
I. A disposição das figuras em diversos planos representa a crítica ao crescimento desordenado da população.
II. Crítica ao crescimento descontrolado da população em determinadas regiões, já detectado na década de 1930.
III. O caráter bidimensional ressaltado pela fatura da obra, que dispensa efeitos de claro-escuro e da perspectiva tradicional.
IV. Registro do movimento e do crescimento das cidades e presença de diferentes tipos humanos que habitam o mesmo espaço.
Assinale a alternativa correta.